templatemo header

Notícias

Dias 26, 27 e 28 de Outubro 2015
AMCHAM BUSINESS CENTER - SP

"O maior Evento sobre Gerência de Riscos e Seguros da América latina"

templatemo work

Tudo o que aconteceu e acontece no XI Seminário Internacional de gerência de riscos e seguros.

Palavra da Presidente:

"A nossa intenção para estes três dias de Seminário é trazer até vocês temas diversos que são influenciados por todo este contexto"

Caros amigos da ABGR,

Chegamos a mais um Seminário Internacional de Gerência de Riscos e Seguros e para vocês, preparamos uma programação que busca cobrir os principais desafios que nossa profissão enfrenta no atual cenário que vivemos, no Brasil e no mundo.

Como já destacado em anos anteriores, os riscos hoje estão cada vez mais complexos e interligados, trazendo situações desconhecidas e interferindo em todas as atividades de uma empresa, desde a aquisição de sua matéria prima até a entrega final ao seu cliente, e o recebimento do valor faturado. O mundo sofre com crise econômica, com conflitos civis, terrorismo, mudanças climáticas, avanço tecnológico. Esse último para o bem, mas também para o mal – infelizmente! No Brasil, “tropicalizamos”, todas essas ameaças e de forma mais intensa no último ano. Jamais vivenciamos um momento econômico como o de hoje que paralisa o país. O alto grau de endividamento traz dificuldades para uma empresa cobrir sua carteira de clientes, e estes infelizmente, fazem crescer a estatística de recuperação judicial. São Paulo e vários estados brasileiros sofrem com a crise hídrica que toma proporções também sem precedentes diante do adensamento e aumento populacional dos dias de hoje. Esses são apenas dois exemplos de que como as ameaças se apresentam em nosso país.

Diante de todos esses dados, vemos o quão importante é o nosso papel dentro das empresas. Aquele gerente de riscos que identifica, analisa, trata o risco que pode comprometer a sua operação, criando cenários, prevenindo, montando plano de resposta, já não limita mais a sua atuação sob a ótica dos riscos “puros” e percebe que pode contribuir ainda mais para a sua empresa, levando a sua experiência para o que chamamos de gestão integrada de riscos. Fundamental é o nosso papel para integrar as áreas, mapear as exposições, criar os mais variados cenários e planejar as respostas, pois o mundo de hoje muitas vezes apresenta situações inusitadas e precisamos de alguma forma, anteciparmo-nos ao desconhecido.

A nossa intenção para estes três dias de Seminário é trazer até vocês temas diversos que são influenciados por todo este contexto: D&O, Seguro de Crédito, Seguro Garantia, Interdependência, Gerenciamento de Riscos, enfim tudo considerando o cenário atual e apresentado por colegas reconhecidos pelo mercado e altamente competentes!

E para a abertura, teremos o prazer de contar com o professor Maílson da Nobrega que, como o fez em 2013, nos dará a sua análise e visão deste momento de incertezas política e econômica que o nosso Brasil enfrenta.

Contamos com a participação de vocês, comentando, questionando para que cada apresentação seja ainda melhor do que ela foi programada.

Aproveitem ! Bom Seminário e mais uma vez, obrigada por participarem conosco!