Historia

About Us

ABGR uma sociedade sem fins lucrativos que tem por objetivo reunir empresas e profissionais interessados em promover o desenvolvimento, aprimoramento e a divulgação da Gerencia de Riscos no Brasil.


A ABGR nasceu em 1983, em decorrência de encontros para troca de ideias, entre gestores de seguros e de corretoras cativas de grandes grupos industriais nacionais e internacionais instalados no Brasil. Esses encontros ocorreram em São Paulo e no Rio De Janeiro.

O monopólio estatal do resseguro, vigente na Época, impedia que as operações de seguros no Brasil, alcançassem padrões internacionais em termos de preços, abrangência e condiçôes de coberturas.

O desafio constante desses gestores era melhorar continuamente o desempenho dos planos de cobertura, para que se aproximassem o mais possível, dos padrões internacionais.

Em 20 de outubro de 1983 a ABGR foi apresentada ao público em um grande evento realizado no Hotel Hilton em São Paulo

Os Fundadores

Quem eram esses gestores e quais as empresas que representavam?

Ajax S. A. Oliveira - Rigesa; Alberto B. Pereira - White Martins; Almondino Lueckman - Bayer; Aluízio Pacheco - Souza Cruz; Carlos Oswaldo B. M, Guimarães - Albrão / Alunorte; Francisco J. S. M. - Cisper; Gelson J. Monteiro - Esso; Geraldo T. Garcia - IBM; Ivo Marcos Falcone - Grupo Santista; Klaus Moller - BASF; Kenzo Yamauti - Alpargatas; Laudir Reste - Excibra; Luiz Otávio S. Gile - Cargill; Luiz Paulo Monteiro de Oliveira - Alcoa; Pedro Aurelio F. Platilha - Shell; Peter Glogowski - Grupo Suzano Pfeffer

As Conquistas

Década de 1980

- Cursos e Treinamentos:

a) Em parceria com o RIMS - Risk and Insurance Management Society, a ABGR realizou o primeiro curso sobre Gerencia de Riscos no Brasil ministrado por George Head, um dos grandes especialistas da Época.

b) Também em parceria com Georgia Univesity, brindou os associados com uma serie de cursos e reciclagens sobre técnicas de gerenciamento de riscos, ministrados pelos professores Larry Gaunt e William Feldhaus

- Movimentos para Mudanças:

a) Introdução da correção monetária para efeito de atualização dos valores relacionados com contratos de seguros (importâncias seguradas, prêmios, indenizações,), numa Época em que a inflação era de 20% ao mês.

b) Introdução dos Seguros de compreensivos de Riscos Operacionais e Riscos Nomeados que englobavam diversos locais e diferentes riscos em uma mesma apólice.

c) Incorporação de grupos de estudos de seguros ligados a diversos setores econômicos, entre eles, o Grupo de Seguros 80 - FIESP, o grupo de seguros de empresas estatais de âmbito federal.

Seminários Importantes:

a) Seminário Internacional de Anáise de Riscos de Indústrias Quanticas e Petroquimicas, Salvador BA. ABGR / Universidade Federal da Bahia.

b) Seminário internacional de Gerencia de Riscos Ambientais -base para a criação dos Seguros de Riscos Ambientais. ABGR / CETESB / ABIQUIM - em São Paulo.

c) Seminário Gerencia de Riscos em Empresas Estatais. ABGR / BNDES

Década de 1990

a) Redução da taxa de IOF para as operações de resseguro.

b) Filiação a IFRIMA - International Federation of Risk and Insurance Management.

c) Institui?o do Seminário Internacional de Gerencia de Riscos e Seguros, que se encontra na sua XI versão.

Novo Milênio - Anos 2000

Nesse periodo, a ABGR tem se dedicado à geração de trabalhos e estudos técnicos, concentrando seus esforços no ensino, reciclagem e divulgação da Gerencia de Riscos:

a) Realização das diversas versões dos Seminários Internacionais de Gerencia de Riscos;

b) Recebimento da primeira concessão para certificação internacional AIRM, autorizada pelo RIMS Risk and Insurance Management Society, mediante parceria com Allarys.