Notícias

05/11/2018
Autor: ALARYS & ABGR
CERTIFICAÇÃO AIRM (ALARYS INTERNATIONAL RISK MANAGEMENT) - FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA NOVA TURMA!
NOVA TURMA EM DEZEMBRO DE 2018 (10/12 até 14/12/2018 - IMERSÃO SEMANAL - EXAMES NO SÁBADO)




A Associação Brasileira de Gerência de Riscos (ABGR) vem proporcionar aos profissionais de Administração de Riscos e Seguros, a Certificação Internacional em Gerência de Riscos (AIRM), através da Fundación Ibero-americana de Administradores de Riesgos y Seguros (ALARYS).

No sentido de facilitar a participação de um número maior de profissionais, no menor tempo possível, a ABGR optou por reunir os dois módulos obrigatórios, formatado para quatro dias integrais de curso e meio para realização dos exames.

Os interessados deverão encaminhar currículum profissional e acadêmico ao endereço abgr@abgr.com.br , para avaliação da Direção do curso.

É importante ressaltar que a "AIRM", que é a certificação profissional que se outorgará, é reconhecida nos Estados Unidos pela RIMS, e permite preencher o pré-requisito do "Risk Management Foundation", necessário para obter o "RIMS FELLOW DESIGNATION", conforme estabelecido pela Risk and Insurance Management Society Inc. (RIMS).

Cabe ainda destacar que a certificação "AIRM" é igualmente reconhecida – mundialmente – pela "IFRIMA" International Federation of Risk and Insurance Management Associations.

O investimento está em revisão e será informado oportunamente via e-mail.

O que é a Certificação AIRM?

A Fundación Iberoamericana de Administracion de Riescos y Seguros (ALARYS) outorga um aval profissional no campo da administração de riscos (conhecido internacionalmente como “Risk Management”). Tal aval profissional é entregue em forma de certificação. Essa certificação tem o nome de “ALAYS International Risk Manager” e possui a sigla AIRM. Dessa forma, aqueles que obtêm essa certificação utilizam a sua denominação “Alarys International Risk Manager” e/ou a sua sigla (AIRM) como demonstração de que a possuem.

O certificado AIRM permite preencher o pré-requisito do ”Risk Management Foundation” necessário para obter o “RIMS Fellow Designation”, conforme estabeleceu o Risk and Insurance Management Society Inc. (RIMS).

Público Alvo

Essa certificação é dirigida principalmente àqueles profissionais da área de riscos, independente do campo de riscos em que atuem (riscos seguráveis, riscos operativos, riscos financeiros, riscos estratégicos etc.) e que desejam obter um reconhecimento profissional em aspectos específicos do gerenciamento de riscos, contidos nos diferentes tópicos que compõem os cursos obrigatórios e eletivos que comportam o programa acadêmico da certificação. Também é dirigido àqueles profissionais que desejam obter o “RIMS Fellow designation” outorgado por RIMS.

Quais são os requisitos para obter a Certificação?

Para que uma pessoa obtenha a Certificação, ela deverá cumprir com uma série de requisitos mínimos e adicionalmente receber a aprovação da junta diretiva da ALARYS, prévia recomendação por parte do Comitê de Certificação nomeado para tal fim. Os requisitos mínimos serão os três a seguir:

.Requisitos de perfil acadêmico;

.Requisitos de perfil profissional;

.Requisitos de cumprimento específico.

Perfil Acadêmico.

Os candidatos aspirantes a receber a Certificação, deverão possuir título superior em curso que tenha duração mínima de 5 semestres e realizado em instituição de ensino devidamente reconhecida ou ainda, poderão candidatar-se também aqueles que possuam títulos de tecnólogos.

Perfil Profissional.

Os candidatos aspirantes a receber a Certificação, deverão ter experiência profissional mínima de 5 anos em cargos ou atividades vinculados com qualquer uma das atividades relacionadas com os elementos do sistema de administração de riscos (a política, o processo, o programa, a função organizacional), independente do tipo de risco que seja (seguráveis, operativos, financeiros, estratégicos etc.).

Cumprimento Específico.

Os candidatos aspirantes a receber a Certificação, deverão atender as seguintes atividades:

1. Assistir a dois cursos obrigatórios (nível básico e nível avançado) com três dias de duração (24 horas acadêmicas). O programa de cada um desses cursos está informado a seguir.

2. Realizar e ser aprovado em dois exames (nível básico e nível avançado). O exame cobrirá a matéria abordada nos cursos básico e avançado, indicados no item 1, anterior. Para se obter a aprovação em cada um desses exames, é necessário um aproveitamento mínimo de 70% de acertos nos exames.

3. Para revalidação da certificação, assistir a cursos e/ou palestras eletivas de dois dias de duração considerando 16 horas acadêmicas. Para a revalidação não serão realizados exames.

IMPORTANTE RESSALTAR:

Serão 40 horas/aula (ou hora/acadêmica) que podem variar de 40 a 50 minutos, entre o Básico e Avançado.

As aulas serão ministradas no período das 08:00 às 18:00 horas, entre os dias 10 até 14 de dezembro.

Às 12 horas, haverá intervalo de uma hora e meia para almoço, mas este horário poderá ser modificado e acordado entre os participantes.

Os exames (Básico e Avançado) serão aplicados no dia 14 (sexta-feira) na parte da tarde (três horas) e há necessidade do candidato atingir ao menos 70% de acertos para aprovação (questões de múltipla escolha).

O curso será ministrado em São Paulo. Oportunamente informaremos o local.


Conteúdo Programático

Certificação AIRM (Alarys International Risk Management)

Curso: “A Prática da Administração de Riscos”

Nível Básico (Conteúdos)

1. O Risco dentro do Contexto de uma Organização

2. O Risco Acidental (Hazard Risk)

3. O Risco Operacional (Operational Risk)

4. O Risco Financeiro (Financial Risk)

5. Estratégias de Controle e Redução de Riscos

6. A Administração de Riscos

7. A Política de administração de Riscos

8. O Processo de Administração de Riscos

9. A Função Organizacional de Administração de Riscos

10. Diferentes Padrões de Administração de Riscos

Nível Avançado (Conteúdos)

1. O Risco e a Estrutura de Capital

2. A Administração de Riscos dentro do Modelo da Gestão Corporativa de uma Organização

3. A Administração de Riscos e o Sistema de Controle Interno

4. A Administração de Riscos e a Auditoria Interna

5. A Administração de Riscos, a Governança Corporativa e o Compliance (GRC)

6. A Administração Integral de Riscos (ERM)-Parte I

7. A Administração Integral de Riscos (ERM)-Parte II

8. Os Indicadores de Risco (Key Risk Indicators “KRI’s)

9. A Administração Integral de Riscos (ERM) e o Planejamento Estratégico

10. A Administração Integral de Riscos (ERM) e a Gestão da Continuidade Operacional (BCM)