Nenhuma informação no momento

3 coisas que toda organização deve fazer para se proteger contra cibercriminosos

23, Set. 2022

Por Shena Seneca Tharnish- Fonte: Risk Management Monitor (RIMS)

A segurança cibernética deve ser uma das principais prioridades das organizações hoje, especialmente porque os funcionários continuam trabalhando remotamente sem proteções de nível empresarial. Na era do COVID-19, as empresas estão mais vulneráveis ​​do que nunca. Sejam golpes de phishing ou malware, os hackers estão constantemente encontrando novas maneiras de atacar empresas. De fato, somente em março de 2020, os golpes aumentaram 400% e continuaram a aumentar desde então.

É vital que os empregadores protejam suas organizações e funcionários contra ataques cibernéticos, especialmente agora. À medida que novos golpes se desenvolvem, as empresas devem criar novas maneiras de evitar hackers. Muitas etapas podem ser tomadas para implementar — e impor — medidas de segurança como parte dos procedimentos diários dos funcionários. Ao se concentrar em apenas três estratégias, as organizações podem ajudar a se proteger melhor contra golpes de phishing e outros ataques cibernéticos.

1. Crie um plano abrangente

À medida que as organizações faziam a transição para o trabalho remoto, os empregadores precisavam fazer mudanças fundamentais para se adaptar. O mesmo vale para ameaças de segurança. As medidas de segurança cibernética precisam se tornar parte das rotinas e tarefas diárias. Isso significa criar um plano para proteger todos os ativos e aumentar a segurança nos processos de negócios.

A estratégia de segurança de cada organização também precisa estar alinhada com seus riscos comerciais específicos. A realização de avaliações de risco permitirá que os empregadores determinem onde precisam investir em segurança cibernética. É importante identificar os principais ativos digitais em redes e dispositivos pessoais para que os empregadores possam determinar a melhor forma de protegê-los.

Uma vez que os riscos de uma organização são avaliados, ela pode criar um plano para atender a essas necessidades. Por exemplo, uma estratégia de segurança cibernética pode incluir acesso remoto seguro ou redes privadas virtuais (VPNs), especialmente para trabalhadores virtuais, para proteger os dispositivos contra ameaças representadas por conexões públicas de Internet. Outras estratégias incluem a implementação de autenticação multifator, atribuição de permissões de acesso aos funcionários e manutenção de backups regulares.

2. Priorize os investimentos em segurança cibernética

Proteger uma organização requer as ferramentas adequadas. Uma estrutura de segurança confiável é um aspecto vital do gerenciamento de riscos. Para muitos locais de trabalho remotos ou híbridos, áreas como nuvem e/ou segurança de software como serviço (SaaS) são importantes. Para gerenciar e proteger esses ambientes, as organizações devem mudar para redes definidas por software (SDN) com acesso seguro e/ou recursos de borda de serviço seguros. 

Os firewalls também são um aspecto importante da segurança, pois colocam uma barreira entre as redes internas confiáveis ​​e o mundo externo. Manter a segurança de ponta a ponta tornou-se ainda mais difícil na era do trabalho remoto.

Investir em ferramentas de monitoramento de ameaças e proteção de endpoints também pode ajudar. Embora não haja uma bala de prata para combater as inúmeras ameaças, os métodos de segurança cibernética em camadas ajudam a criar “defesa em profundidade”, posicionando melhor a organização para enfrentar quaisquer riscos cibernéticos específicos que possam ser explorados em seguida.

3. Aproveite o tempo para treinar funcionários

Estratégia e segurança são fúteis sem treinamento adequado. As organizações devem se comprometer a treinar continuamente os funcionários para que eles não estejam apenas cientes de quais ataques cibernéticos devem ser observados, mas o que fazer se perceberem algo. Isso significa garantir que os funcionários se sintam à vontade para relatar fraudes. Ao iniciar o treinamento durante a integração e conduzi-lo regularmente à medida que os golpes evoluem ou surgem, os funcionários podem mudar de passivos para ativos.

O treinamento de segurança cibernética abrange desde testes de phishing até gerenciamento de senhas e dispositivos. Os empregadores devem ensinar os trabalhadores a atualizar seus sistemas, ser cautelosos com dispositivos externos, como pen drives, e praticar a segurança de dispositivos físicos.

A reação é tão importante quanto a prevenção. As organizações devem ter um plano para os funcionários caso sejam vítimas de um golpe ou percebam algo incomum, para que os profissionais de TI ou de segurança da informação possam resolver o problema o mais rápido possível e mitigar os danos.

Ignorar a segurança cibernética é um risco enorme, pois os ataques cibernéticos podem ter sérias consequências para as empresas e seus clientes, fornecedores e parceiros. É fundamental desenvolver uma forte estratégia de segurança cibernética e investir em recursos e treinamento. A segurança continua a aumentar em importância à medida que o trabalho remoto permanece e as ameaças aumentam. Ao entender os problemas, desafios e ameaças potenciais de um ataque cibernético, as organizações podem determinar quais etapas e precauções podem ser tomadas para diminuir a probabilidade de um ataque cibernético no futuro.


EXPO ABGR 2022 - XIV SEMINÁRIO DE GESTÃO DE RISCOS E SEGUROS

O maior evento de gerenciamento de riscos da América Latina, a EXPO ABGR & XIV Seminário de Gestão de Riscos e Seguros, vem repaginado em 2022. Será realizado no mesmo dia e espaço do maior evento de Inovação Financeira da América Latina, o Financial Innovation - Expo & Conference. Juntos, vamos duplicar as lideranças do segmento financeiro e seguros que participarão do evento para cerca de mais de 4000 participantes em dois dias: 16 e 17 de novembro, no Pró-Magno Centro de Eventos.

Inscrições: https://www.expoabgr.com.br/




IV Encontro Nacional de Seguro de Responsabilidade Civil     AIDA Brasil – Parceria com a  ABGR

Nos próximos dias 20 e 27 de outubro, das 9h às 12h, será realizada a quarta edição do tradicional Encontro Nacional de Seguro de Responsabilidade Civil. O evento, que será híbrido, acontecerá na Escola de Negócios e Seguros, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo pelo canal da AIDA Brasil no Youtube. Essa edição conta com a coordenação de Inaldo Bezerra Silva Júnior; Sergio Ruy Barroso de Mello; Daniela Benes Hirschfeld; Pery Saraiva Neto e Marcia Ribeiro.

Saiba mais:

https://aida.org.br/iv-encontro-nacional-de-seguro-de-responsabilidade-civil

         

    


XX ENCONTRO DO COMITÊ DO SETOR ELÉTRICO DA ABGR 

Assista a gravação do Evento clicando em: https://eventos.congresse.me/cse-abgr




Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 




4º Estudo Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil

Em comemoração ao Dia da Diversidade e Inclusão do Setor de Seguros, vem aí o maior estudo relacionado às mulheres no mercado de Seguros brasileiro.

Serão apresentados os principais dados do último estudo, e haverá em seguida um painel de discussão com lideranças do mercado de seguros sobre ações concretas para a equidade de gênero.

Abertura e Apresentação dos Resultados do Estudo: Maria Helena Monteiro e Francisco Galiza

 Data: 27/09/2022  Horário: 17 as 19h   Local: Auditório da ENS em SP e transmissão pelo Canal da ENS no YouTube

Link do Evento: http://ens.vc/online4estudo


VOZ SEGURA - PODCAST - VIOLÊNCIA COM PERSPECTIVA DE GÊNERO

Nesse episódio, Marcia Ribeiro entrevista Mário Assumpção, Juiz de Direito titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de São Bernardo do Campo.

Ouça o novo episódio do podcast: anchor fm/sousegura


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/08/edicao-279/

Revista Cobertura:  https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-246/

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed42_2022.pdf

Revista Segurador Brasil:  https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-174/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/08/15/acoes-sustentaveis-estao-na-pauta-do-mercado/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n921.html

Conjuntura CNseg :https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n77.html

Revista Insurtalks:  https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-3/full-view.html

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/133338/Bia476/index.html