Nenhuma informação no momento

Startups de energia apontam o consumidor como o protagonista do setor

30, Jan. 2023

Hoje as startups têm possibilitado que os consumidores se tornem agentes de mudança

Por MICHELE RIOS, DA  AGÊNCIA  CANAL ENERGIA, DE SÃO PAULO (SP)

Assim como aconteceu em outros setores, o segmento de energia passa por uma evolução e tende a se consolidar cada vez mais. Esta evolução é notável na mudança na forma de produzir, distribuir e consumir energia. E junto com essa inovação surgem as startups que estão cada vez mais focadas no consumidor como seu principal protagonista, oferecendo soluções de energia que lhes permitem gerar, armazenar e compartilhar energia limpa, assim como acessar informações sobre seu consumo e gerar economia. Com isso, as startups têm possibilitado que esses clientes se tornem agentes de mudança, podendo contribuir para a transição para uma economia de energia limpa.
Durante a primeira edição do Inovation Day Energy 2023, o CEO e Fundador da Lead Energy, Raphael Ruffato, afirmou que o setor elétrico está carente de inovações. “Precisamos mudar e ajudar cerca de 80 milhões de consumidores a serem tratados como um cliente. Temos que quebrar padrões, ter produtos escaláveis e mudar a abordagem”, disse.
Ivo Pitanguy, sócio fundador da climate tech Nextron Energia, revela como a GD pode ajudar o consumidor final. “Estamos aqui para combater a crise climática e ajuda na transição energética. Hoje é necessário ter uma contribuição direta para o meio ambiente”, explicou. Segundo o executivo, hoje em dia é necessário ter econômica, transparência e segurança, pois o consumidor é mais ativo, ele gosta de ser engajado e ser protagonista da sua vida e dos produtos que adquire ou contrata. “Hoje temos o Omnisumer, que é o consumidor de energia do futuro. Ele é mais engajado, exigente e interessado em padrões de energia e sustentabilidade e o Brasil é referência nisso”, apontou.
“Hoje falta acesso aos dados dos consumidores de energia de forma ágil e sistematizada, temos um elevado custo operacional, escassez de serviços personalizados e de alto valor agregado. Além disso, há obstáculos ao desempenho de ferramentas e serviços inovadores para o setor”, disse. Ele ainda apontou que o open energy, que é uma solução próxima ao open banking, será uma tendência mundial e o Brasil será o protagonista, pois é segundo maior mercado em termos de capacidade instalada de GD, apenas atrás da China. “Com isso, a abertura do mercado será uma prioridade para a nova gestão da Aneel”.
Já o CEO da Voltera Energia, Alan Henn, destacou o futuro do mercado livre de energia. A tecnologia, regulação e integração entre agentes será fundamental para o sucesso da abertura do mercado. De acordo com dados da Abraceel, cerca de 18.134 GWh consumo de energia em dezembro de 2022, o que representa 36% de toda energia do Brasil. E 55% atende o ACL (solar, eólica, biomassa, PCH) e no Brasil temos 30.452 unidades consumidoras, ou seja, 11.000 CNPJ’s. Henn ainda destacou os desafios latentes e conhecidos do que está por vir. “É preciso ter cooperação entre todos os agentes do mercado para que não haja gargalos em 2024”, afirmou.
Outro dado destacado durante o Inovation Day Energy, foi com relação a análise de dados para contribuição do setor de energia. Além dos sistemas de riscos existem outros riscos como análise e visualização. Executivos da Shooju destacaram que é preciso ter uma equipe e sistema para movimentar os dados. É preciso entender as dores do setor, trazer inovação e ter uma manutenção.
Martin Luther Candido e Silva, da Biti9, relatou a importância de robôs para ajudar nas tarefas burocráticas e repetitivas do backoffice. Segundo ele, 85% das empresas dos Estados Unidos acreditam que automação vai ajudar a recuperar mão de obra. Eles também acreditam que a automação está ajudando suas empresas a ter uma melhor performance.
Para o assessor da presidência da CCEE, Galdino Barros, o setor elétrico tem 10 diretrizes e ele precisa ser melhor seguido. “Temos que propor inovações regulatórias, aprimorar a estrutura de liquidação do mercado e adotar melhorias já mapeadas.
Para finalizar, a gerente comercial da BBCE, Silla Mota, destacou que o mercado está efervescente, com soluções e muita coisa para ser feita. “Vejo um futuro promissor para a inovação. Um estudo da consultoria McKinsey mostra que cerca de US$ 124 bilhões serão investidos no Brasil em energia”, disse.


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br



SOU SEGURA SUMMIT 2023 - Apoio Institucional ABGR

Dias 07 e 08 de março de 2023 em São Paulo - Teatro B32 - Av Brigadeiro Faria Lima 3732, São Paulo, SP, BR, 04538-133

Link do evento:https://rumoaoequal.sousegura.org.br/sousegurasummit2023




PESQUISA RESILIENCE GUARDIAN ABORDA DIVERSOS ASPECTOS DA GESTÃO DE SEGUROS E RISCOS DAS ORGANIZAÇÕES,

RELACIONAMENTO COM O MERCADO SEGURADOR E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS GESTORES.

Não é necessária a identificação

Coleta de Dados até o dia 13 de fevereiro e divulgação dos resultados no final do mês de fevereiro.

A mesma pesquisa estará disponível em espanhol e inglês, focada em todas Américas e Caribe.

Participe da Pesquisa no link: https://www.riddle.com/view/469725





Perspectivas sobre Privacidade de Dados para 2023

Mais informações: https://www.daryus.com.br/curso/formacao-dpo?vgo_ee=eokZP4z9EE5MLpqPc0mwod58HYMYD5ufpjlfFWj4FRc%3D

Para garantir sua vaga: https://materiais.idesp.com.br/formacao-DPO




Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros:

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2023/01/revista-apolice-edicao-283-2/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-249/

Revista Insurance Corp:http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed45_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-176/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/12/21/trofeu-gaivota-de-ouro-e-uma-das-premiacoes-mais-importantes-do-setor/

Revista de Seguros:https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n923.html

Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n83.html

Revista Insurtalks: https://www.insurtalks.com.br/revista/revista-insurtalks-4

Revista Brasil Energia:https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/134147/Bia478/index.html