Nenhuma informação no momento

ABGR - Ano produtivo e metas plenamente atingidas

15, Fev. 2023

Por Carlos Alberto Pacheco


Fonte: Revista Seguro Total

 

O ano de 2022 foi marcado por trabalho intenso, ajustes necessários para fortalecer a governança corporativa, a representatividade da ABGR e o propósito de avançar na modernização estrutural, buscando ampliar os relacionamentos e parcerias”. Com essa certeza, a Associação Brasileira de Gerência de Risco, em comunicado oficial, fez um balanço de suas atividades entre março e dezembro passado.

A entidade avançou com os seus projetos e conseguiu desenvolver ações importantes, entre elas os dois principais eventos – o Encontro do Comitê do Setor Elétrico, realizado de forma virtual, em 30 e 31 de agosto, e a ExpoABGR 2022 - Seminário de Gestão de Riscos e Seguros, presencial, em 16 e 17 de novembro. Este último com uma participação significativa de vários players do setor e risk managers.



 

No primeiro semestre, alguns acontecimentos se destacaram como a parceria firmada com o Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade (QSP) para viabilizar o Curso Preparatório e obtenção da Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos – ISO 31000 (março); a participação da entidade na posse da nova diretoria da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e das federações para o triênio 2022/2025 (abril) e a apresentação da webinar “Como o mercado do Lloyd’s funciona” com apoio e participação da ABGR (maio). Destaque também para o apoio ao XVI Fórum Ibef Oil, Gas & Energy 2022 –“ESG: Ressignificando o Setor de Óleo e Gás” (junho).

 

Grandes iniciativas pontuaram o segundo semestre


Começando em julho, a instituição organizou o “Bate-Papo sobre Resseguros”, com Maria Eduarda Bomfim, CEO da Latin America Re, para os integrantes do Comitê do Setor Elétrico da ABGR. Em agosto, a entidade realizou um evento tradicional: o XX Encontro do Comitê do Setor Elétrico da ABGR, online e ao vivo, aberto ao público. Em outubro, a Revista Seguro Total convidou o presidente da entidade, Luiz Otavio Artilheiro, para homenagear o CEO da Europ Assistance Brasil, Newton Queiroz, com a entrega do Troféu Gaivota de Ouro, durante a 22ª edição do Prêmio Mercado de Seguros. 


Ainda em outubro, membros da AGR participaram nos quatro painéis do IV Encontro Nacional de Seguro de Responsabilidade Civil, organizado pela Associação Internacional de Direito de Seguro – Seção Brasil (AIDA Brasil). A associação também marcou presença na solenidade de posse dos novos acadêmicos da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP).


Já em novembro, aconteceu um acontecimento que amealhou grande prestígio: a Expo ABGR 2022 – XIV Seminário de Gestão de Riscos e Seguros, considerado o maior evento de gerenciamento de riscos da América Latina. Cerca de 4 mil pessoas marcaram presença e mais de 500 empresas participantes. O evento reuniu um número superior a 3600 profissionais. Mais de 80 palestrantes em mais de 20 painéis sobre temas de interesse do mercado fizeram parte da agenda da Expo ABGR 2022.


Ao final de 2022, a ABGR considerou que foram grandes os desafios enfrentados com importantes metas atingidas. A Expo ABGR 2022 foi o destaque e superou as expectativas, ao reunir representantes da cadeia produtiva, instituições do mercado segurador e compradores de seguros de diversos segmentos com retorno muito positivo desse público-alvo.


Expectativas para 2023


Segundo a associação, há um longo caminho a ser pavimentado e mais desafios a serem superados. Para a ABGR, uma premissa fundamental é acolher a chegada de novos risk managers e aumentar a base de empresas associadas.

“Pretendemos propiciar o treinamento contínuo para melhor qualificar a carreira do gestor de riscos, profissional imprescindível nas organizações e elevar o nível dos negócios" , afirmou a entidade.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------


SOU SEGURA SUMMIT 2023 - Apoio Institucional ABGR

Dias 07 e 08 de março de 2023 em São Paulo - Teatro B32 - Av Brigadeiro Faria Lima 3732, São Paulo, SP, BR, 04538-133

Link do evento:https://rumoaoequal.sousegura.org.br/sousegurasummit2023


CONSEFAR-Congresso de Segurança para Produtos Farmacêuticos

Dias 24 e 25 de maio no Hotel Estanplaza International

 

Programação e Inscrições: http://www.consefar.com.br/




Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br



Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros:

Revista Apólice:https://www.revistaapolice.com.br/2023/01/revista-apolice-edicao-283-2/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-249/

Revista Insurance Corp:http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed45_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-176/

Revista Seguro Total:https://revistasegurototal.com.br/2023/02/13/revista-seguro-total-ed-230/

Revista de Seguros:https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n923.html

Conjuntura CNseg:https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n83.html

Revista Insurtalks:https://www.insurtalks.com.br/revista/revista-insurtalks-4

Revista Brasil Energia:https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/134480/Bia479/index.html