O impacto das ferramentas de seguro habilitadas por IA no gerenciamento de riscos
17, Mai. 2023
Por Tim Hardcastle | Fonte:
RMMagazine - RIMS
Em 2021, analistas da McKinsey & Company listaram a
inteligência artificial (IA) entre as cinco tendências tecnológicas previstas
para transformar os seguros na próxima década. No entanto, é provável que até
mesmo os especialistas da McKinsey não tivessem ideia de quão longe – e quão
rápido – a IA iria amadurecer.
Em 30 de novembro de 2022, apenas 14 meses após o lançamento
do relatório da McKinsey, o ChatGPT entrou em cena. O poderoso chatbot da
OpenAI alcançou a impressionante marca de um milhão de usuários nos primeiros
cinco dias. Nas semanas e meses que se seguiram, o ChatGPT gerou debates
intermináveis em todos os setores e está desafiando suposições sobre como
será o gerenciamento de riscos na próxima década.
Claramente, a era da IA altamente sofisticada chegou e
mudará para sempre a maneira como todas as organizações operam. É provável que
seu impacto no seguro e na gestão de riscos seja profundamente sentido muito
antes do final da década de 2020.
Tecnologia com raízes profundas
A IA coleta informações, interpreta-as e chega a uma
conclusão com base em uma ampla gama de conjuntos de dados. Esse ato de
incorporar a lógica ao software não é um conceito novo. Considere o Microsoft
Excel, software básico que quase todos os gerentes de risco já usaram. Em sua
essência, o Excel é construído em torno de um algoritmo fundamental: a
instrução if-then.
Inovações como o ChatGPT mostram como a IA foi além da
lógica linear do Excel e em direção a algo muito mais responsivo e consequente.
O crescimento exponencial do poder do computador (especialmente como visto na
ascensão da computação quântica) – combinado com tecnologias como IA,
aprendizado de máquina e aprendizado profundo – agora permite que os sistemas
coletem enormes quantidades de dados estruturados e não estruturados, os
ingiram, organizem e tirar conclusões com velocidade e precisão
impressionantes.
O avanço da IA é semelhante à evolução dos veículos
autônomos. As pessoas falaram sobre carros sem motorista por décadas. Os
primeiros protótipos datam da década de 1980. Mas não foi até a Telsa
introduzir seu recurso de piloto automático semi-autônomo em 2014 que as
pessoas começaram a experimentar no mundo real com carros autônomos. Hoje,
grandes montadoras como Audi, BMW e Ford estão investindo em seus próprios
veículos autônomos. Da mesma forma, o ChatGPT deu à IA seu avanço. A pergunta
que os gerentes de risco devem responder agora é como se beneficiar enquanto
evitam possíveis armadilhas.
Benefícios das ferramentas de seguro habilitadas para IA
A tecnologia de IA pode alcançar resultados comerciais tangíveis para as seguradoras, incluindo o uso de chatbots para melhorar o atendimento ao cliente e dados fornecidos por drones e imagens de satélite para aprimorar a subscrição. Para os gerentes de risco, os benefícios da IA e da análise preditiva são ainda mais sofisticados e impactantes nos resultados, tanto em termos de gerenciamento de sinistros quanto de mitigação de riscos.
Por exemplo, a Milliman, uma das maiores firmas atuariais e
de consultoria independentes do mundo, usa IA para estimar quando os sinistros
ocorrerão e o impacto potencial nos negócios com os quais trabalham. Por meio
da aplicação de análise preditiva, a empresa trabalha com gerentes de risco
para identificar sinistros inativos, avaliar a probabilidade de litígio,
melhorar os processos organizacionais e abordar as lacunas de habilidades,
treinamento e gerenciamento que podem contribuir para possíveis sinistros.
Atualmente, os gerentes de risco corporativo esperam que
seus parceiros de seguros forneçam a eles preços contextuais e em tempo real,
bem como uma análise completa de seus riscos situacionais. O maior ponto
positivo de trabalhar com seguradoras equipadas com IA eficaz e comprovada é a
capacidade de fornecer esse tipo de análise em um período de tempo
excepcionalmente curto, permitindo que os gerentes de risco tenham análises em
tempo real e ricas em dados de seu portfólio de riscos e os custos relacionados
de reivindicações potenciais.
Questões de IA a serem consideradas
Apesar de todas as suas promessas, a IA ainda está
enfrentando dores de crescimento. As saídas AI nem sempre são precisas. Para
agravar o problema, quando fontes de dados cada vez mais complexas e dinâmicas
são empregadas, torna-se cada vez mais complicado para os humanos discernir o
fato da ficção. Por exemplo, em janeiro, pesquisadores de duas universidades
pediram ao ChatGPT para gerar resumos de pesquisas e, em seguida, fizeram com
que os cientistas revisassem tanto as falsificações do ChatGPT quanto os
resumos reais. Esses especialistas só conseguiram identificar as falsificações
do ChatGPT em 68% das vezes. Além do mais, 14% das vezes, os cientistas
identificaram incorretamente um resumo real como falso.
Outra desvantagem potencial da IA é o risco de viés
implícito. Um pequeno erro no início da classificação da apólice de um
segurado, por exemplo, pode afetá-lo por anos. Consequentemente, isso apresenta
possíveis implicações de longo prazo para os gerentes de risco que buscam
isolar melhor suas organizações dos mesmos riscos que a IA às vezes é promovida
como ajudando a evitar.
Garantindo o sucesso futuro com IA
Os gerentes de risco sempre desejarão trabalhar com um
parceiro de seguros em quem possam confiar. Ao mesmo tempo, os gestores de
risco também querem trabalhar com uma seguradora de olho no futuro. Para melhor
proteger suas organizações, os gerentes de risco devem fazer parceria com
seguradoras que construíram uma pilha de tecnologia projetada para torná-los
mais flexíveis e ágeis. Esta é uma área que os gerentes de risco precisarão
entender melhor no futuro. Para garantir que o façam, essas práticas
recomendadas devem ser empregadas ao avaliar as seguradoras que afirmam
oferecer soluções de insurtech baseadas em IA:
Estabeleça seus objetivos. Determine a necessidade
específica que você tem para sua organização. Deseja fazer parceria com uma
seguradora que usa IA para automatizar ou melhorar tarefas específicas, como
ingestão de risco, enriquecimento de dados ou visibilidade de dados? Em seguida,
verifique se a seguradora possui a tecnologia que pode realmente fazer o que
você deseja.
Procure parceiros de seguros com automação e processamento
direto. Esses tipos de ferramentas ajudarão a reduzir ou eliminar o
processamento manual, ajudando a criar experiências sem atrito, minimizando
oportunidades de erro e criando eficiências que beneficiarão a organização do
gerente de risco.
Verifique se a tecnologia deles funciona com a sua. Pergunte
à seguradora como a tecnologia deles se integrará à sua tecnologia existente e
insista para que ela forneça estudos de caso ou depoimentos sobre integrações
bem-sucedidas anteriores. Procure opções de código baixo e sem código com
frequência para fornecer maior adaptabilidade. Pergunte sobre os freios e contrapesos
que eles usam para criar seus algoritmos. Esses tipos de perguntas podem
fornecer informações sobre o quão sofisticadas são as ferramentas de IA de uma
seguradora e como seus produtos atenderão às suas necessidades e funcionarão
com seus sistemas existentes.
Vá rápido, mas seja cauteloso. Lembre-se de que a IA ainda
está em desenvolvimento. Encontre um parceiro de seguro que o esteja usando de
uma forma que beneficie o seu negócio, mas seja realista em suas expectativas.
Olhando para frente
A IA tornou-se tão sofisticada que a construção de uma
solução caseira provavelmente está fora do alcance até mesmo das maiores
operadoras. Isso significa que as operadoras precisarão fazer parceria com
fornecedores para aproveitar ao máximo a IA. Os gerentes de risco precisam
dedicar um tempo para aprender mais sobre os recursos de tecnologia de IA
oferecidos por sua seguradora e pelos provedores de serviços que implementam
essa tecnologia. Isso os ajudará a entender o impacto da IA em seus negócios
e determinar quais ferramentas podem oferecer os insights mais eficazes sobre
avaliações e interpretações de riscos. Como demonstra a rápida adoção do
ChatGPT, a tecnologia está pronta para mudar a cara do gerenciamento de riscos
mais rápido do que você imagina.
Tim Hardcastle é o CEO e co-fundador da INSTANDA, fornecedora de software de seguro sem código para operadoras de seguros, MGAs e corretores.
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