Nenhuma informação no momento

Colapso de mina em Maceió acende alerta para o Seguro

04, Dez. 2023

Fonte: CQCS

De acordo com informações do site G1, uma das 35 minas que a Braskem mantinha para mineração em Maceió (AL), corre risco de colapso a qualquer momento. O alerta foi feito pela Defesa Civil de Alagoas, que evacuou completamente os bairros nas proximidades. Especialista ouvido pelo CQCS destaca possível ação do seguro no caso. 

As minas são cavernas para extração de sal-gema, atividade realizada na região por décadas, até que um tremor de terra em 2018 abriu rachaduras em 5 bairros. Pouco mais de 14 mil imóveis tiveram que ser evacuados, afetando cerca de 60 mil pessoas. A Braskem interrompeu a mineração no final de 2019 e desde então vinha fazendo um trabalho de fechamento das minas.

Após 5 tremores de terra no mês de novembro, a Defesa Civil de Maceió alertou para o risco iminente de colapso na mina 18, no bairro do Mutange, próximo da lagoa Mundaú, e vem monitorando a velocidade da movimentação do solo no local. O colapso pode afetar outras duas minas vizinhas e abrir uma cratera do tamanho do Maracanã.

Em entrevista ao CQCS, o Corretor de Seguros e CEO da TGL Consultoria, Rogério Araújo, destacou a aplicabilidade do seguro no caso. “O Seguro de Responsabilidade Civil nessa situação é fundamental, haja visto que a expectativa é de que mais de 20 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas, empresas fecharam e mudaram de local, hospitais foram afetados, em razão do rompimento da mina. Portanto os danos materiais, morais e até possíveis danos corporais são certos. Porém existe ainda o risco de danos ambientais, e de valores muito elevados, nesse caso seguro de Risco Ambiental também seria recomendável”, disse. 

O Seguro de Responsabilidade Civil (RC) é o seguro que protege financeiramente as empresas contra processos judiciais movidos por terceiros em razão de danos corporais e materiais causados acidentalmente pela empresa. Segundo Rogério, o mesmo deve fazer parte desde o planejamento de abertura da empresa, como também toda a gestão de riscos deve ser realizada, mensurada e segurada.  “Todo empreendimento, todo CNPJ, atua com terceiros e a sua atividade, a simples abertura de portas, pode causar danos a terceiros,  portanto essa relação tem que estar assegurada. O Seguro de Responsabilidade Civil é importante, essencial, não somente em razão dos riscos financeiros mas também para proteger a imagem e a sobrevivência de uma empresa”, pontuou. 

O especialista destaca ainda que toda apólice de seguro, mesmo a mais simples, como a de um seguro de automóvel,  deve ser desenhada, estruturada de acordo com cada perfil, riscos e necessidades individuais. O correto é contratar um profissional preparado e capacitado tecnicamente para realizar uma avaliação dos possíveis  riscos e principalmente mensurar a expectativa de prejuízos. Nem sempre esse profissional será o próprio corretor de seguros, mas uma equipe por ele contratada, como engenheiros, técnicos de segurança, inspetores e gestores de riscos.

“O importante é a empresa entender que é necessário uma análise e avaliação de riscos, um diagnóstico profissional, com valores mensurados e em hipótese alguma subestimar os riscos e contratar parte das coberturas e valores abaixo dos recomendados, pois agindo assim o empresário está, na verdade, assumindo o papel da seguradora e bancando parte do risco, uma espécie de autogestão dos riscos, o que eu posso te afirmar, pode sair muito mais caro, inclusive inviabilizar a continuidade do seu negócio e afetar o seu patrimônio pessoal”, concluiu Rogério Araújo. 

Neste domingo (03), a Defesa Civil de Maceió (AL), afirmou, por meio de nota, que o afundamento da mina número 18 da Braskem desacelerou. Agora, o terreno cede a 0,3 centímetros por hora. No acumulado, a mina cedeu cerca de 1,70 metro. Nas últimas 24 horas, afundou 7,4 centímetros. O órgão destaca que o alerta máximo permanece.

https://cqcs.com.br/noticia/colapso-de-mina-em-maceio-acende-alerta-para-o-seguro/

----------------------------------------------------------------------------

O CIST Clube Internacional de Seguros & Transportes (www.cist.org.br) realizará tradicional congresso anual nos dias 7 e 8 de dezembro 2023, no Sheraton São Paulo- WTC. Av. Nações Unidas, 12.551, Brooklin Novo, São Paulo.

COMPRA DE INGRESSOS:https://www.sympla.com.br/evento/9-congresso-expo-cist-2023/2172924?referrer=www.google.com

O evento reunirá  em um só lugar executivos e profissionais do segmento de logística, riscos e seguro, Autoridades do setor, Embarcadores, Transportadores, Operadores Logísticos, Seguradoras, Corretores de seguros, Escritórios Jurídicos, Gerenciamento de Riscos, Tecnologia, Comissários de Avarias, e todos que se dedicam à prestação de serviços para esse grande ecossistema; além de parceiros internacionais.
Participe do 9º CONGRESSO- EXPO CIST 2023, que já se consolidou como o maior evento do mercado de seguros de transporte de cargas brasileiro e latino-americano.





Os associados ABGR agora têm 20% de desconto em todos os cursos da Conhecer Seguros. São diversos treinamentos sobre Seguros, Gestão e Finanças, com professores especialistas. Acesse o site e aproveite mais esse benefício: https://conhecerseguros.com.br/.../SiteCurso/CarregaCursos



KPMG Business School - Treinamento: Conformidade em Seguros 

**Associados ABGR têm 30% de desconto nas inscrições ** **Associados ABGR têm 30% de desconto nas inscrições **
Início: 1 de fevereiro   -  26 horas de conteúdo. 
Adquira o conhecimento técnico necessário para implementar áreas e processos que atendam aos aspectos regulatórios do setor de seguros.
Aprenda sobre os temas de Governança Corporativa, Riscos, Compliance, Controles Internos e Auditoria Interna em uma formação completa com foco na Resolução CNSP 416/2021, Circulares da SUSEP: 612/2020, 666/2022, 638/2021, 648/2022 e demais normas aplicáveis e correlatas. Interessados manter contato através do e-mail: abgr@abgr.com.br
Site do curso: https://lnkd.in/guYka-Nc



Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!

Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br



RIMS e ABGR- Parceria de colaboração que oferece benefícios para os associados da ABGR

Saiba mais em: https://www.rims.org/community/global-professionals/abgr-offer


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros: 

Revista Apólice: https://revistaapolice.com.br/2023/10/apolice-292/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-258/

Revista Insurance Corp: https://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed50_2023.pdf

Revista Seguro Total : https://revistasegurototal.com.br/2023/11/08/st-edicao-237-eventos-transformam-o-mercado-e-superam-expectativas/

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-181/

Revista de Seguros:https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-926

Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-c-nseg-n-9

Revista Insurtalks: https://www.insurtalks.com.br/revista/revista-insurtalks-especial-23

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/135522/Bia483/index.html

Portal CQCS: https://cqcs.com.br/