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A utilização da telemática pode elevar desempenho de seguradoras

14, Dez. 2023

Fonte: CQCS

O uso da telemática no mercado de seguros está se expandindo mundialmente

O portal Mordor Intelligence, que oferece consultorias de mercado, revelou um relatório que prevê crescimento do mercado de telemática dos seguros. A Europa lidera com uso da telemática no ramo de seguros, especialmente na Itália e no Reino Unido, com cerca de 4,3 milhões e 540.000 apólices, respectivamente. De acordo com o estudo, o crescimento do uso da ferramenta de 2023 a 2028 será de US$4,91 bilhões em 2023 para US$11,02 bilhões até 2028, com uma taxa de crescimento anual composta de 17,57% no período previsto.

IoT impulsionando o Seguro Baseado no Uso

O Mordor Intelligence também indicou que o uso de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) em veículos de passageiros e comerciais está impulsionando a utilização do seguro baseado no uso (UBI) juntamente com serviços em nuvem na telemática de seguros. “A nuvem possibilita o acesso a vários conjuntos de dados relacionados a dispositivos durante viagens. Por exemplo, um pai pode monitorar o comportamento de direção de seus filhos. Além disso, os serviços em nuvem podem ser conectados por meio de aplicativos de terceiros, permitindo uma experiência aprimorada do cliente e impulsionando o crescimento do mercado durante o período de previsão”, aponta o portal.

A Telemática e o Seguro Auto

A tecnologia utiliza dispositivos nos veículos para coletar dados em tempo real sobre o comportamento do condutor, possibilitando uma análise mais aprofundada dos padrões de condução. Com essas informações, as seguradoras podem calcular o risco de maneira mais precisa, ajustando as taxas de prêmio de acordo com o desempenho real do motorista. Além disso, a telemática pode fornecer detalhes críticos de localização em caso de emergência médica, enviando automaticamente alertas para os serviços de emergência, agilizando os procedimentos de assistência. A partir do seguro baseado no uso, os consumidores podem ter uma experiência de condução mais segura. “Muitas empresas da indústria automobilística já começaram a investir em sistemas telemáticos de ponta para obter vantagem competitiva. Os gestores de frotas podem obter uma grande quantidade de informações sobre o estado dos seus automóveis através da telemática específica da aplicação e de imagens informáticas”, revela o Mordor Intelligence.

Caráter inovador da telemática no mercado insurtech

Ao abordar a aquisição da telemática ao Seguro Auto, o portal Carrier Management traz exemplos de como a tecnologia revela seu potencial inovador nas insurtechs. Fora os já citados, como a aceleração da subscrição; gestão de riscos e sinistros; e apólices personalizadas – o portal indica que a tecnologia impulsiona a área de vendas e marketing e funções de suporte. Quanto às vendas, o Carrier Management aponta: “Os dados pré-existentes permitem que as empresas ofereçam antecipadamente a classificação/desconto mais preciso, substituindo a necessidade de capturar dados de condução durante o período introdutório. As informações recolhidas sobre os segurados e os seus riscos têm o potencial de desbloquear novas oportunidades de upsell e vendas cruzadas.” Já no que se refere ao suporte, a plataforma alega: “Quanto melhor uma transportadora gerenciar esse conjunto de dados em toda a cadeia de valor do cliente, maiores serão suas chances de sucesso – pois isso alimenta os modelos de preços que determinam se um desconto é garantido, potencializa as experiências do cliente, impacta estratégias e inovações futuras e, em última análise, desbloqueia os benefícios maiores”.

Iniciativa prática melhora a subscrição de riscos

De maneira prática, é importante que as seguradoras busquem desenvolver mecanismos que forneçam retornos positivos tanto para o cliente quanto para a empresa. O Insurance Innovation Reporter apresentou o lançamento da Driver Technologies Rating Service Inc.(DTRS), fornecedora de tecnologia de segurança rodoviária baseada em IA – o Driver Score. Trata-se de um recurso de vídeotelemática, que utiliza dispositivos móveis que ajudam as seguradoras a subscrever e classificar o risco em vez de implementar fatores tradicionais, como dados demográficos e pontuações de crédito. “O aplicativo Driver transforma o smartphone do usuário em uma câmera de painel projetada para melhorar a segurança no trânsito, fornecendo aos usuários uma Pontuação do Motorista após 10 horas de condução registrada. O software também oferece treinamento ao longo do caminho para promover bons hábitos de direção”, explica o portal. O CEO da Driver Technologies, Rashid Galadanci, afirmou que a iniciativa fomenta boas práticas de condução nos usuários. “Estamos extremamente entusiasmados com o lançamento do Driver Score como o primeiro sistema de pontuação telemática de vídeo baseado em aplicativo para nossas frotas comerciais, para ajudar a promover bons hábitos de direção e criar mais oportunidades para os usuários terem a cobertura que merecem”, declara Galadanci.

Abordagem da telemática promove transformações

A telemática pode superar a dinâmica tradicional do setor de seguros, proporcionando uma avaliação de riscos mais precisa e ajustada ao comportamento individual dos segurados, ao mesmo tempo em que impulsiona inovações em modelos de precificação e serviços de assistência. A Deloitte apresenta infográficos que explicam a utilização da tecnologia, caracterizando seus serviços, indicando também a sincronia da relação segurador e segurado através da otimização proporcionada pela telemática. Dito isso, essa abordagem possibilita vantagens não só aos segurados, uma vez que permite que eles recebam prêmios mais alinhados com seu perfil, mas também às seguradoras, que podem mitigar riscos de maneira mais eficiente, acentuando seu caráter inovador.

https://cqcs.com.br/noticia/a-utilizacao-da-telematica-pode-elevar-desempenho-de-seguradoras/

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