Serviços

About Us

FUNDAÇÃO LATINO-AMERICANA DE ADMINISTRADORES DE RISCOS E SEGUROS “ALARYS”

Certificação “ ALARYS International Risk Manager “(AIRM)

O próximo evento se dará no primeiro semestre de 2016.

Comitês Técnicos:

São Grupos formados por profissionais de áreas afins para tratar de GR das respectivas atividades.

Encontros Técnicos:

Reuniões técnicas realizadas periodicamente para discutir mas do interesse dos associados.

Próximo encontro será em setembro /2015 "Revendo Conceitos Básicos de Gerencia de Riscos ( Sem Falar em Seguros).

Tema futuro - Governança / Compliance /Gerencia de Riscos - Onde Está a Área Cinzenta?

O que é a Certificação AIRM?

A Associação Latino-Americana de Administradores de Riscos e Seguros (ALARYS) outorga um aval profissional no campo da administração de riscos (conhecido internacionalmente como “Risk Management”). Tal aval profissional é entregue em forma de certificação. Essa certificação tem o nome de “ALARYS International Risk Manager” e possui a sigla AIRM. Dessa forma, aqueles que obtêm essa certificação utilizam a sua denominação “Alarys International Risk Manager” e ou a sua sigla (AIRM) como demonstração de que a possuem.

O certificado AIRM permite preencher o pré- requisito do” Risk Management Foundation” necessário para obter o “ RIMS Fellow Designation”, conforme estabeleceu o Risk and Insurance Management Society Inc. (RIMS)

Público Alvo.

Essa certificação é dirigida principalmente àqueles profissionais da área de riscos, independente do campo de riscos em que atuem (riscos seguráveis, riscos operativos, riscos financeiros, riscos estratégicos, etc.) e que desejam obter um reconhecimento profissional em aspectos específicos do gerenciamento de riscos, contidos nos diferentes tópicos que compõem os cursos obrigatórios e eletivos que comportam o programa acadêmico da certificação. Também é dirigido àqueles profissionais que desejam obter o “RIMS Fellow designation” outorgado por RIMS. De maneira geral esta certificação é dirigida aos profissionais das seguintes áreas:

> Administração de Riscos;

> Seguros;

> Tesouraria;

> Finanças;

> Controle Interno

> Auditoria Interna;

> Recursos Humanos;

> Jurídico;

> Qualidade;

> Compliance;

> Operações;

> Engenharia;

> Logística;

> Projetos;

> Consultoria;

> Intermediação Financeira (brokers, etc.);

> Outras áreas profissionais com relação ao controle e a mitigação dos riscos.

Quais são os requisitos para obter a Certificação?

Para que uma pessoa obtenha a Certificação ela deverá cumprir com uma série de requisitos mínimos e adicionalmente receber a aprovação da junta diretiva da ALARYS, prévia recomendação por parte do Comitê de Certificação nomeado para tal fim. Os requisitos mínimos serão os três a seguir:

> Requisitos de perfil acadêmico;

> Requisitos de perfil profissional;

> Requisitos de cumprimento específico.


Requisitos de Perfil Acadêmico:

Os candidatos, aspirantes a receber a Certificação, deverão possuir título superior em curso que tenha duração mínima de 5 semestres e realizado em instituição de ensino devidamente reconhecida ou ainda, poderão candidatar-se também aqueles que possuam títulos de tecnólogos.

Requisitos de Perfil Profissional:

Os candidatos, aspirantes a receber a Certificação, deverão ter experiência profissional mínima de 5 anos em cargos ou atividades vinculados com qualquer uma das atividades relacionadas com os elementos do sistema de administração de riscos (a política, o processo, o programa, a função organizacional), independente do tipo de risco que seja (seguráveis, operativos, financeiros, estratégicos, etc.).

Requisitos de Cumprimento Específico:

Os candidatos, aspirantes a receber a Certificação, deverão atender as seguintes atividades:

1. assistir a dois cursos obrigatórios (nível básico e nível avançado) com dois dias de duração cada um deles (16 horas acadêmicas cada um, totalizando um total de 32 horas acadêmicas obrigatórias). O programa de cada um desses cursos está informado a seguir.

2. realizar e ser aprovado em dois exames (nível básico e nível avançado). O exame cobrirá a matéria abordada nos cursos básico e avançado, indicados no item 1, anterior. Para se obter a aprovação em cada um desses exames é necessário acertar 70% das questões realizadas nos exames.

3. assistir a dois cursos eletivos de dois dias de duração cada um (16 horas acadêmicas para cada um deles, totalizando um total de 32 horas acadêmicas eletivas). Para esses cursos eletivos não serão realizados exames.

Como manter válida a sua Certificação?

A Certificação deverá ser renovada a cada dois anos. Para isso, é necessário assistir 16 horas acadêmicas em cursos eletivos previamente aprovados pela ALARYS. Será mantida pela ALARYS em seus arquivos e meios de difusão (pagina web, etc.) uma lista das pessoas certificadas, a qual estará a disposição para consulta do público em geral.