Nenhuma informação no momento

Hidrelétrica de Itaipu vai passar por processo de modernização com duração de 14 anos

03, Mai. 2022

A previsão é de que a troca das máquinas, projetadas para durar 30 anos, mas em operação há quase 40, comece daqui um mês. Mesmo com a reforma, a usina continuará funcionando normalmente.

Fonte: Jornal Nacional

No Paraná, a maior usina hidrelétrica do Brasil vai passar por uma reforma profunda.

Desde que a usina de Itaipu começou a funcionar, em 1984, são as mesmas máquinas que garantem a produção de energia - hoje, para 8% da população brasileira.

Botões antigos, com as marcas do tempo: os sistemas e equipamentos foram projetados para durar 30 anos, mas já estão em operação há quase 40. A maioria das peças foi importada de países como Alemanha, França e Estados Unidos, mas muitos fornecedores nem existem mais.

“Ela é uma usina que está ficando já com uma certa idade. É a mesma coisa que acontece com nossos carros, por exemplo. No começo, se você precisar de uma peça, é muito fácil conseguir. Depois, quando o carro vai ficando mais velho, isso vai ficando cada vez mais difícil. Exatamente a mesma coisa acontece, não só em Itaipu, mas em qualquer usina", afirma Rogério Piccoli, gerente-executivo do comitê gestor do plano de atualização tecnológica. 

O projeto de modernização começou a ser pensado há 10 anos, por técnicos da usina. Nesta sexta-feira (29), Itaipu assinou o contrato com o consórcio que vai executar o serviço. A previsão é de que a troca das máquinas antigas por outras mais novas comece daqui um mês.

“Além das características dos equipamentos de usina serem bastante específicos, a gente tem o porte da nossa usina. É um porte diferenciado, que já deixa a gente distante das soluções mais convencionais de mercado. Além de tudo, a gente tem a dificuldade de estar executando uma modernização com a usina em operação”, explica Bruno Marins Fontes, superintendente adjunto de engenharia.

De acordo com Itaipu, toda a modernização do sistema deve levar 14 anos e vai custar quase R$ 4 bilhões. Em um setor, por exemplo, que tem mais de 1 km de extensão, todos os fios, placas e painéis eletrônicos vão ser trocados por aparelhos digitais.

É o maior investimento desde que Itaipu foi construída. Vão ser usadas 10 toneladas de tubos elétricos de aço e 50 toneladas de bandejas de aço.

Na central de controle, o coração da usina, alguns equipamentos já foram trocados em 2019. Os painéis digitais que informam a situação de cada turbina, por enquanto, estão ao lado de máquinas antigas, em que a informação está apenas na cor da lâmpada.

Ao todo, 2 mil painéis vão ser atualizados. Turbinas e geradores não vão ser substituídos agora, porque o tempo de vida útil é maior.

Mesmo com a reforma, a usina continua funcionando normalmente. De acordo com Itaipu, a modernização do sistema não vai influenciar na quantidade de energia produzida, mas, sim, diminuir o risco de falhas e de uma pane que afete a distribuição.

“A gente não pode parar de produzir energia, pretendemos continuar atendendo toda a demanda de consumidores brasileiros e paraguaios. Por isso, a gente tem que fazer essa atualização aos poucos”, destaca Rogério Piccoli.


ABGR participou de cerimônia de posse da CNseg e Federações.



Series of live conversations with Lloyd’s leaders, underwriters, and distribution partners.

Subscribers will receive calendar invitations with Zoom links in advance of each session:

 https://communications.lloyds.com/49/3587/landing-pages/subscribe-form-blank.asp



O inicio da conferência anual da RIMS marcou o encontro de  Mary Roth (CEO) e Steven Chou (vice presidente) com a ABGR,  representada por Christian Mendonça (conselheiro deliberativo) e Fabrizio Mascena (mediador)

  


Diretor presidente e Assessora da ABGR participam de evento promovido pelo CVG-RJ em homenagem ao superintendente da Susep.

                           


Encontro entre representantes da RIMS e ABGR.

       


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 

      


Acompanhe a programação e participe gratuitamente dos próximos eventos FIA Business School:

09/05 às 19 horas: NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS NA AGENDA ESG – DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA DESCARBONIZAÇÃO DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO NO BRASIL

CONVIDADO: RAFAEL CHANG

COORDENAÇÃO: João Mauricio Boaventura


20/05 às 19 horas: EQUILÍBRIO DE GÊNERO: UM CAMINHO A SER TRILHADO

CONVIDADAS: Heliani Berlato dos Santos, Raquel Santos Soares Menezes e Christiane Leles Rezende De Vita

COORDENAÇÃO: PENSA


Saiba mais e inscreva-se em : http://www1.fia.com.br/conteudo/2019/agenda-de-eventos/?utm_campaign=agenda_de_eventos_-_0404&utm_medium=email&utm_source=RD+Station





Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/04/edicao-275/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-238-2-2-2/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed40_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-170/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-918-8A8AA8A37E8E18A1017EC49F825E169D.html

Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n70.html

Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/132866/Bia474/index.html