Nenhuma informação no momento

Agenda climática é mais uma vítima da Guerra da Ucrânia, ao menos a curto prazo

06, Mai. 2022

Conflito, geopolítica e fragmentação do mercado energético global prejudicam políticas ambientais

 Por Tatiana Prazeres- Fonte: Folha.uol.com.br

O caminho rumo à descarbonização nunca foi uma linha reta. Com a guerra, no entanto, o combate às mudanças climáticas pode andar para trás antes de avançar.

A sustentabilidade perde prioridade diante do conflito na Ucrânia, de suas implicações geopolíticas e da crise energética. O aumento de gastos militares tira recursos de outras pautas, inclusive da transição para uma economia de baixo carbono. A curto prazo, a guerra tem levado a uma corrida para a segurança energética convencional baseada em combustíveis fósseis, incluindo gás, mas também carvão.

Nos EUA, a agenda ambiental de Joe Biden perde força, mesmo que as grandes corporações mantenham suas metas ambientais. Sob o argumento de diminuir o poder da Rússia sobre a Europa, Washington aumenta a produção e a exportação de petróleo e gás para o bloco. Além disso, caso os republicanos recuperem o controle do Congresso em novembro, cai ainda mais a importância relativa da transição para energias limpas.

Na China, a sustentabilidade certamente não está no topo das preocupações do momento. No ano em que Xi Jinping busca um novo mandato, a prioridade é garantir um crescimento econômico decente mesmo diante da política de tolerância zero à Covid. Para isso, não pode faltar luz (o que ocorreu em 2021).

A preocupação com segurança energética eleva a produção de carvão a níveis nunca antes vistos. A relação com a Rússia garante o petróleo que a China não está pronta para dispensar. É verdade que, ao mesmo tempo, o país investe com gosto em energias limpas. Mas o carvão, abundante, é porto seguro diante do imperativo de assegurar crescimento e estabilidade.

Na Europa, a tensão é mais aguda entre, de um lado, segurança energética e nacional e, de outro, transição climática. Ao buscar diminuir a dependência energética em relação à Rússia, o continente quer tirar o oxigênio que financia a guerra de Putin, mas precisa atingir esse resultado sem comprometer o próprio abastecimento.

E o desafio não termina aí: Bruxelas pretende aproveitar este momento para acelerar a transição em favor de energias limpas, ao invés de retardar o processo. Energia nuclear aparece, cada vez mais, como necessária para a conta fechar. Não se sabe em que grau a UE conseguirá atingir os diferentes objetivos ao mesmo tempo. No calor do conflito, no entanto, preocupações de segurança tomam precedência.

A guerra contribui para a fragmentação do mercado global de energia, como me comenta Eduardo Viola, do IEA/USP e FGV-SP. Há um aumento da interdependência energética entre China e Rússia, assim como entre EUA e Europa, com o Oriente Médio atuando nos dois mercados 

Um rearranjo dessa ordem fortalece aqueles que, tanto nos EUA como na China, priorizam a agenda de segurança e têm uma visão linha dura sobre o relacionamento bilateral. Essa nova configuração da geopolítica energética favorece as forças pró-carvão em Pequim e pró-xisto em Washington, nota o professor. Tal cenário diminui, ainda mais, o espaço para cooperação climática entre os dois maiores emissores globais de CO2. Para completar, a Índia, na terceira colocação em emissões, intensifica o uso de carvão diante de receios com fornecimento de energia (e uma onda brutal de calor).

Um dia antes de a Rússia invadir a Ucrânia, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU divulgou um relatório alarmante sobre o aquecimento global. Pois virou nota de rodapé no noticiário mundo afora diante do que se seguiu. A Cúpula de Glasgow sobre o clima, realizada em novembro de 2021, parece ter ocorrido em outra era geopolítica.

A curto prazo, pelo menos, a agenda climática é mais uma vítima da Guerra da Ucrânia.


ABGR participou de cerimônia de posse da CNseg e Federações.



Voz Segura: Marcia Ribeiro entrevista Gadalupe Nascimento - Podcast:  Inclusão e Diversidade.

 Ouça em : https://anchor.fm/sousegura/episodes/Voz-Segura-l-Incluso-e-Diversidade-e1hv8rk



Series of live conversations with Lloyd’s leaders, underwriters, and distribution partners.

Subscribers will receive calendar invitations with Zoom links in advance of each session:

 https://communications.lloyds.com/49/3587/landing-pages/subscribe-form-blank.asp



O inicio da conferência anual da RIMS marcou o encontro de  Mary Roth (CEO) e Steven Chou (vice presidente) com a ABGR,  representada por Christian Mendonça (conselheiro deliberativo) e Fabrizio Mascena (mediador)

  


Diretor presidente e Assessora da ABGR participam de evento promovido pelo CVG-RJ em homenagem ao superintendente da Susep.

                           


Encontro entre representantes da RIMS e ABGR.

       


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 

      


Acompanhe a programação e participe gratuitamente dos próximos eventos FIA Business School:

09/05 às 19 horas: NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS NA AGENDA ESG – DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA DESCARBONIZAÇÃO DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO NO BRASIL

CONVIDADO: RAFAEL CHANG

COORDENAÇÃO: João Mauricio Boaventura


20/05 às 19 horas: EQUILÍBRIO DE GÊNERO: UM CAMINHO A SER TRILHADO

CONVIDADAS: Heliani Berlato dos Santos, Raquel Santos Soares Menezes e Christiane Leles Rezende De Vita

COORDENAÇÃO: PENSA


Saiba mais e inscreva-se em : http://www1.fia.com.br/conteudo/2019/agenda-de-eventos/?utm_campaign=agenda_de_eventos_-_0404&utm_medium=email&utm_source=RD+Station





Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/04/edicao-275/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-238-2-2-2/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed40_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-170/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-918-8A8AA8A37E8E18A1017EC49F825E169D.html

Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n70.html

Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/132866/Bia474/index.html