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Seguradoras miram em ferramentas de serviços digitais

17, Mai. 2022

Fonte: Insurtalks

A inovação tem sido, nos últimos anos, o ponto central em torno do qual se debruçam as análises sobre melhorias da cadeia de valor no ramo segurador. E, claramente, a inovação está de mãos dadas com as transformações tecnológicas vivenciadas pelo setor e pela sociedade como um todo.

Maior necessidade de flexibilidade nas operações remotas

As transformações na área vêm na esteira da crescente demanda dos clientes por experiências e interações individualizadas que fizeram com que os players da área repensassem as estratégias de inovação em serviços.

Dentro desse escopo, foi avaliada e constatada uma maior necessidade de flexibilidade nas operações remotas e reorganização das prioridades do negócio.

Os compradores da linha de negócios de seguros estão se concentrando em plataformas digitais e parceiros de tecnologia que podem implementar ferramentas tecnológicas para ajudar clientes e ajustadores.

‍Ferramentas de serviços digitais

A Mapfre e a Tokio Marine são exemplos de seguradoras que passaram a utilizar a IA da Tractable, empresa desenvolvedora de uma solução tecnológica baseada em IA, para acelerar a reparação de sinistros e desastres em seus sinistros automobilísticos, com o objetivo de ajudar seus clientes a se recuperarem mais rapidamente de pequenos danos causados por automóveis.

Após o treinamento com centenas de milhões de fotografias de acidentes automobilísticos, os algoritmos aprendem com a experiência adquirida analisando uma grande variedade de exemplos diferentes. A Inteligência Artificial da Tractable consegue avaliar a extensão dos danos a um veículo e gera uma estimativa das ações a serem tomadas, incluindo operações e reparo, pintura e custo de acabamento, em poucos minutos, muitas vezes sem a necessidade de intervenção manual. Isso permite que não só as seguradoras acelerem os processos, mas também que as oficinas consigam aumentar a produtividade com a ajuda da tecnologia.

Já a Too Seguros, seguradora que tem como principal característica a solidez financeira e é o resultado de uma parceria entre investidores públicos e privados, ajustou todos os processos durante a pandemia do Covid-19 para dar mais acessibilidade ao seguro com a ajuda de ferramentas tecnológicas. Patrícia Garcia Nunes, superintendente da área de sinistro da Too Seguros, declarou: “flexibilizamos o envio de documentos e implementamos vistorias e perícias 100% on-line para facilitar e agilizar as respostas das análises de sinistro. Expandimos nossos canais digitais, como o whatsapp, para facilitar o acesso às informações sobre o seguro e acionamentos de suas coberturas e assistências”

‍Zurich usa tecnologia para agilizar reparos e indenizações e expande rede de serviços

A Zurich apresentou seu novo site no Brasil no primeiro trimestre de 2021 e as principais marcas do site são a agilidade e a simplicidade na prestação de serviços. Alguns indicadores da companhia apontam que essas características têm sido percebidas e aprovadas pelos clientes. 

Entre os indicadores, a seguradora destaca o tempo de indenização dos clientes que tiveram seus celulares furtados ou roubados – processo que pode ser concluído no mesmo dia. O levantamento, que considera mais de 19 mil indenizações realizadas entre janeiro e maio de 2021, apontou que 22,7% dos acionamentos de Roubo e Furto foram solucionados no mesmo dia.

‍Como funciona?

Quando os clientes utilizam os canais digitais disponíveis, como a assistente virtual ou o portal do cliente, o processo de indenização pode ser concluído em minutos, graças à Inteligência Artificial que permite, por exemplo, analisar um Boletim de Ocorrência de forma automatizada. Após “ler” o documento, o sistema automaticamente gera um voucher, para que o cliente o apresente em um estabelecimento credenciado, ou um código, que pode ser inserido em uma plataforma de marketplace da companhia. Assim, no mesmo dia, o segurado pode ter o seu bem substituído.

‍Aumento da satisfação dos segurados em 119%

Outra medida implantada pela Zurich e que resultou na melhora de seus indicadores é algo inovador no mercado segurador: o diagnóstico remoto de Garantia Estendida. Esta iniciativa permitiu reduzir o tempo de solução em 40% e aumentou a satisfação dos segurados em 119% para serviços em domicílio de Garantia Estendida em todo o Brasil.

O Programa de Diagnóstico Remoto com o Segurado foi desenvolvido pela companhia juntamente com alguns de seus parceiros de serviços. Ele acontece no mesmo instante em que é feito o registro de sinistro, o que faz com que a assistência técnica visite o cliente uma única vez com a peça para a solução do problema

‍A celeridade é um fator de competitividade

É importante destacar que o êxito no uso das ferramentas digitais não se trata apenas de inserir a digitalização no setor de seguros _ uma vez que, em outros ramos, esse processo já ocorreu há muito mais tempo _ é preciso incorporar as automações de maneira que transforme a prestação de serviços em seguros em um serviço interessante e inovador de ponta a ponta da cadeia.

Para isso, é preciso compreender que a celeridade na implementação das ferramentas digitais é um fator de competitividade preponderante nos novos tempos.

Para as seguradoras retardatárias que não conseguirem acompanhar a rapidez do processo de automação, além da perder a oportunidade de obter lucros com otimização de processos, acabará restando a sombra dos rótulos pelos quais o ramo segurador foi conhecido durante tanto tempo: o de antiquado e engessado.


A ABGR em parceria com o Lloyd's convida a todos para o Webinar: "Como o mercado do Lloyd's funciona".

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Webinar ID: 899 1428 5853 Password: 346237

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https://lloyds.zoom.us/u/k2VaA5jsS



Matéria na Revista Insurance Corp Edição 41, pág 38 - Capacitação em alto nível- Parceria ABGR e QSP

A Edição 41 da Revista Insurance Corp traz na pág 38, matéria sobre a parceria ABGR e QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade em prol do desenvolvimento educacional em Gestão de Riscos. Informações sobre o Curso de Capacitação em Gestão de Riscos, que além de capacitar os participantes na norma ISO 31000:2018 também é um curso preparatório para o Exame para obtenção da Certificação Profissional Internacional C31000. O curso preparatório lançou sua 51ª turma em abril, com o exame nacional realizado no dia 27. Uma próxima turma será aberta de 16 a 23 de maio, das 8h30 às 11h30. O exame acontecerá no dia 25 de maio. Outras informações por meio do e-mail abgr@abgr.com.br. Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas.

Ed. 41 Revista IC: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.




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ABGR participou de cerimônia de posse da CNseg e Federações.



Voz Segura: Marcia Ribeiro entrevista Gadalupe Nascimento - Podcast:  Inclusão e Diversidade.

 Ouça em : https://anchor.fm/sousegura/episodes/Voz-Segura-l-Incluso-e-Diversidade-e1hv8rk



O inicio da conferência anual da RIMS marcou o encontro de  Mary Roth (CEO) e Steven Chou (vice presidente) com a ABGR,  representada por Christian Mendonça (conselheiro deliberativo) e Fabrizio Mascena (mediador)

  

                           

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