Seguradoras miram em ferramentas de serviços digitais
17, Mai. 2022
Fonte: Insurtalks
A inovação tem sido, nos últimos anos, o ponto central em
torno do qual se debruçam as análises sobre melhorias da cadeia de valor no
ramo segurador. E, claramente, a inovação está de mãos dadas com as
transformações tecnológicas vivenciadas pelo setor e pela sociedade como um
todo.
Maior necessidade de flexibilidade nas operações remotas
As transformações na área vêm na esteira da crescente
demanda dos clientes por experiências e interações individualizadas que fizeram
com que os players da área repensassem as estratégias de inovação em serviços.
Dentro desse escopo, foi avaliada e constatada uma maior
necessidade de flexibilidade nas operações remotas e reorganização das
prioridades do negócio.
Os compradores da linha de negócios de seguros estão se
concentrando em plataformas digitais e parceiros de tecnologia que podem
implementar ferramentas tecnológicas para ajudar clientes e ajustadores.
Ferramentas de serviços digitais
A Mapfre e a Tokio Marine são exemplos de seguradoras que
passaram a utilizar a IA da Tractable, empresa desenvolvedora de uma solução
tecnológica baseada em IA, para acelerar a reparação de sinistros e desastres
em seus sinistros automobilísticos, com o objetivo de ajudar seus clientes a se
recuperarem mais rapidamente de pequenos danos causados por automóveis.
Após o treinamento com centenas de milhões de fotografias de
acidentes automobilísticos, os algoritmos aprendem com a experiência adquirida
analisando uma grande variedade de exemplos diferentes. A Inteligência
Artificial da Tractable consegue avaliar a extensão dos danos a um veículo e
gera uma estimativa das ações a serem tomadas, incluindo operações e reparo,
pintura e custo de acabamento, em poucos minutos, muitas vezes sem a
necessidade de intervenção manual. Isso permite que não só as seguradoras
acelerem os processos, mas também que as oficinas consigam aumentar a
produtividade com a ajuda da tecnologia.
Já a Too Seguros, seguradora que tem como principal
característica a solidez financeira e é o resultado de uma parceria entre
investidores públicos e privados, ajustou todos os processos durante a pandemia
do Covid-19 para dar mais acessibilidade ao seguro com a ajuda de ferramentas
tecnológicas. Patrícia Garcia Nunes, superintendente da área de sinistro da Too
Seguros, declarou: “flexibilizamos o envio de documentos e implementamos
vistorias e perícias 100% on-line para facilitar e agilizar as respostas das
análises de sinistro. Expandimos nossos canais digitais, como o whatsapp, para
facilitar o acesso às informações sobre o seguro e acionamentos de suas coberturas
e assistências”
Zurich usa tecnologia para agilizar reparos e indenizações
e expande rede de serviços
A Zurich apresentou seu novo site no Brasil no primeiro trimestre de 2021 e as principais marcas do site são a agilidade e a simplicidade na prestação de serviços. Alguns indicadores da companhia apontam que essas características têm sido percebidas e aprovadas pelos clientes.
Entre os indicadores, a seguradora destaca o tempo de
indenização dos clientes que tiveram seus celulares furtados ou roubados –
processo que pode ser concluído no mesmo dia. O levantamento, que considera
mais de 19 mil indenizações realizadas entre janeiro e maio de 2021, apontou
que 22,7% dos acionamentos de Roubo e Furto foram solucionados no mesmo dia.
Como funciona?
Quando os clientes utilizam os canais digitais disponíveis,
como a assistente virtual ou o portal do cliente, o processo de indenização
pode ser concluído em minutos, graças à Inteligência Artificial que permite,
por exemplo, analisar um Boletim de Ocorrência de forma automatizada. Após
“ler” o documento, o sistema automaticamente gera um voucher, para que o
cliente o apresente em um estabelecimento credenciado, ou um código, que pode
ser inserido em uma plataforma de marketplace da companhia. Assim, no mesmo
dia, o segurado pode ter o seu bem substituído.
Aumento da satisfação dos segurados em 119%
Outra medida implantada pela Zurich e que resultou na
melhora de seus indicadores é algo inovador no mercado segurador: o diagnóstico
remoto de Garantia Estendida. Esta iniciativa permitiu reduzir o tempo de
solução em 40% e aumentou a satisfação dos segurados em 119% para serviços em
domicílio de Garantia Estendida em todo o Brasil.
O Programa de Diagnóstico Remoto com o Segurado foi
desenvolvido pela companhia juntamente com alguns de seus parceiros de
serviços. Ele acontece no mesmo instante em que é feito o registro de sinistro,
o que faz com que a assistência técnica visite o cliente uma única vez com a
peça para a solução do problema
A celeridade é um fator de competitividade
É importante destacar que o êxito no uso das ferramentas
digitais não se trata apenas de inserir a digitalização no setor de seguros _
uma vez que, em outros ramos, esse processo já ocorreu há muito mais tempo _ é
preciso incorporar as automações de maneira que transforme a prestação de
serviços em seguros em um serviço interessante e inovador de ponta a ponta da
cadeia.
Para isso, é preciso compreender que a celeridade na
implementação das ferramentas digitais é um fator de competitividade
preponderante nos novos tempos.
Para as seguradoras retardatárias que não conseguirem acompanhar a rapidez do processo de automação, além da perder a oportunidade de obter lucros com otimização de processos, acabará restando a sombra dos rótulos pelos quais o ramo segurador foi conhecido durante tanto tempo: o de antiquado e engessado.
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https://lloyds.zoom.us/u/k2VaA5jsS
Matéria na Revista Insurance Corp Edição 41, pág 38 - Capacitação em alto nível- Parceria ABGR e QSP
A Edição 41 da Revista Insurance Corp traz na pág 38, matéria sobre a parceria ABGR e QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade em prol do desenvolvimento educacional em Gestão de Riscos. Informações sobre o Curso de Capacitação em Gestão de Riscos, que além de capacitar os participantes na norma ISO 31000:2018 também é um curso preparatório para o Exame para obtenção da Certificação Profissional Internacional C31000. O curso preparatório lançou sua 51ª turma em abril, com o exame nacional realizado no dia 27. Uma próxima turma será aberta de 16 a 23 de maio, das 8h30 às 11h30. O exame acontecerá no dia 25 de maio. Outras informações por meio do e-mail abgr@abgr.com.br. Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas.
Ed. 41 Revista IC: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.
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Voz Segura: Marcia Ribeiro entrevista Gadalupe Nascimento - Podcast: Inclusão e Diversidade.
Ouça em : https://anchor.fm/sousegura/episodes/Voz-Segura-l-Incluso-e-Diversidade-e1hv8rk
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