Com dados do 1º trimestre divulgados, CNseg vê PIB, inflação e juros em alta em 2022

17, Mai. 2022

Pressões relevantes em serviços e bens industriais resultam em alta nas projeções para o IPCA neste e no próximo ano

Fonte CNseg - Expectativas Econômicas 

A greve dos servidores do Banco Central continua e, dessa maneira, as expectativas do Relatório Focus não foram divulgadas novamente nesta semana. Entretanto, a semana passada foi marcada pela divulgação de indicadores de atividade e inflação que mostram um quadro de economia mais aquecida do que previamente esperado no primeiro trimestre do ano. “Tivemos sinais – de indicadores não convencionais de atualização mais célere, como os baseados em dados de empresas de meios de pagamentos – de que abril deve seguir pelo mesmo caminho”, avalia Pedro Simões, economista do Comitê de Estudos de Mercado da CNseg.

Segundo o economista, ainda que haja grande incerteza, parece claro que esse cenário também deve levar a uma Selic um pouco mais alta – ou que permanece em patamares considerados restritivos por mais tempo. “A Ata da última reunião do Copom, divulgada também na semana passada, admite que a incerteza é “maior que o usual”, trazendo mais uma vez a indicação de “provável” extensão do ciclo com “um ajuste de menor magnitude”, o que a maioria dos analistas interpreta como um sinal de que a Selic continuará a subir para além dos 13% (está atualmente em 12,75%, depois de uma elevação de 1 p.p.) nas próximas reuniões, ainda que em ritmo mais lento”, destacou. 

Os resultados de atividades melhores que o esperado, a despeito da inflação mais alta, afirma Simões, podem ser consequência de medidas pontuais como liberação do FGTS e a antecipação do 13º dos aposentados, além de uma melhora mais consistente do mercado de trabalho. Com isso, houve revisões para cima nas projeções para o crescimento do PIB de 2022 nas últimas semanas. O IPCA registrou alta de 1,06% em abril, acima do consenso de mercado (1,00%). “Em doze meses, o índice avançou de 11,30% para 12,13%, e seu detalhamento evidencia um quadro inflacionário ainda adverso, com pressões relevantes em serviços e bens industriais, núcleos rodando em alta e difusão bastante elevada, o que levou a algumas revisões de alta nas projeções para o IPCA neste e no próximo ano”, cita.

Leia a íntegra do boletim Acompanhamento de Expectativas Econômicas desta semana.

https://cnseg.org.br/data/files/D8/F1/9E/A2/72EC08103C363B083A8AA8A8/20220516_expectativas_economicas_SEM_FOCUS.pdf


A ABGR em parceria com o Lloyd's convida a todos para o Webinar: "Como o mercado do Lloyd's funciona".

Dia 19 de maio às 16h00 ao vivo via Zoom.

Salve em sua agenda e participe! Na data e hora acima acesse o link:  

https://lloyds.zoom.us/j/89914285853?pwd=KzBEWTdRa0k1K09DM0lLdkxCalZYQT09

Webinar ID: 899 1428 5853 Password: 346237

Or Telephone: International numbers available:

https://lloyds.zoom.us/u/k2VaA5jsS



Matéria na Revista Insurance Corp Edição 41, pág 38 - Capacitação em alto nível- Parceria ABGR e QSP

A Edição 41 da Revista Insurance Corp traz na pág 38, matéria sobre a parceria ABGR e QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade em prol do desenvolvimento educacional em Gestão de Riscos. Informações sobre o Curso de Capacitação em Gestão de Riscos, que além de capacitar os participantes na norma ISO 31000:2018 também é um curso preparatório para o Exame para obtenção da Certificação Profissional Internacional C31000. O curso preparatório lançou sua 51ª turma em abril, com o exame nacional realizado no dia 27. Uma próxima turma será aberta de 16 a 23 de maio, das 8h30 às 11h30. O exame acontecerá no dia 25 de maio. Outras informações por meio do e-mail abgr@abgr.com.br. Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas.

Ed. 41 Revista IC: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.




Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 



A ABGR apoia o XVI Fórum IBEF Oil, Gas & Energy 2022 . Participe!

ASSOCIADO ABGR INSCREVA-SE COM DESCONTO CLICANDO EM

https://agenda.ibefrio.org.br/curso/xvi-forum-ibef/?parceiros=ibefrio