Por que as seguradoras devem adotar um mercado digital alimentado por corretores
20, Mai. 2022
Fonte: Digital Insurance
O futuro do seguro pode não ser o que você imaginou. Muitos
tiveram visões de consumidores respondendo a algumas perguntas on-line e
clicando para comprar apólices em uma experiência semelhante à da Amazon. De
fato, muitas insurtechs foram construídas em torno desse modelo e fizeram ondas
desde o seu lançamento. Mas o canal de distribuição do corretor permaneceu
forte.
Por quê? O conhecimento do corretor e a experiência em
seguros são essenciais para o processo de compra - e os corretores continuaram
a demonstrar seu valor. O seguro é um produto complexo que protege os
compradores. Como se vê, os consumidores querem a orientação que os corretores
fornecem. O canal de distribuição de corretores é tão forte que muitas empresas
fundadas no modelo direto ao consumidor recorreram a corretores para ajudar a
vender seus produtos.
Mas há também uma mudança maior acontecendo. Embora os
consumidores queiram a experiência do corretor de seguros, eles viram a
facilidade e a conveniência de comprar e fazer a manutenção de seguros online.
Algumas insurtechs estão ganhando destaque no mundo dos corretores porque são
fáceis de trabalhar. Seu objetivo — simplificar os fluxos de trabalho para que
os corretores possam oferecer a mesma experiência sob demanda prometida pelas
empresas diretas ao consumidor — é uma combinação perfeita para os corretores.
Isso está levando a novos mercados digitais.
O mercado digital reúne corretores, seguradoras, segurados e
outros envolvidos na distribuição de seguros em uma plataforma, tornando rápido
e fácil encontrar o apetite certo por um risco e oferecer opções de cobertura
aos clientes, levando a uma experiência de compra de seguros mais perfeita. O
mercado pode ter várias formas, como um agregador, uma plataforma de cotações
ou vendas ou uma rede que representa uma variedade de apetites de mercado e
seguradoras. Qualquer que seja a gênese, os marketplaces digitais de seguros
geralmente têm recursos semelhantes: redução da entrada de dados, simplificação
dos processos e diminuição do número de telas necessárias para atender um
cliente.
As expectativas dos clientes de seguros são reais. Os
clientes querem uma experiência rápida e sob demanda. Eles não fornecerão mais
páginas de informações para obter uma cotação ou esperarão dias para que os agentes
enviem cotações de várias operadoras. As operadoras menos habilitadas para
tecnologia correm o risco de perder negócios para seguradoras digitais mais
novas, pois os agentes estão cada vez mais recorrendo a elas quando os clientes
desejam informações rápidas.
Uma vitória para todos
Tanto as marcas nacionais de seguros estabelecidas quanto
as seguradoras digitais mais recentes podem obter valor dos mercados digitais.
Os provedores nacionais podem facilmente aumentar seus recursos digitais e
elevar rapidamente a experiência do cliente. As companhias fundadas em modelos
diretos ao consumidor podem usar essas plataformas para acessar o canal de
distribuição do corretor e obter reconhecimento da marca.
Para os corretores de seguros, os mercados digitais
economizam um tempo considerável e permitem que eles forneçam a experiência de
compra que os clientes exigem. Anteriormente, eles precisavam gastar recursos
significativos para conectar e inserir dados com operadoras individuais. Agora,
os corretores podem gerenciar um único relacionamento digital nos marketplaces,
oferecendo aos clientes uma variedade de opções de seguradoras. O marketplace
também reduz a entrada de dados e limita o número de telas que os corretores
usam. Conclusão: os corretores obtêm mais informações mais rapidamente para
seus clientes.
Isso acaba levando os consumidores a ganhar. Eles recebem
orientação e aconselhamento de corretores para garantir que tenham a cobertura
certa para seus riscos. Eles estão conectados às operadoras que possuem os
melhores produtos para seus riscos e obtêm cobertura a um preço competitivo.
Aproveitando a oportunidade digital
O que uma operadora deve fazer? O primeiro passo é estar
presente nas plataformas que seus corretores estão usando. Pergunte aos seus
corretores quais ferramentas eles estão achando valiosas. Se você não tiver uma
interface de programação de aplicativos que permita conectar-se facilmente,
considere trabalhar com seu departamento de tecnologia ou com um fornecedor
externo para criar uma. Isso pode tornar a integração com essas plataformas
mais rápida e fácil.
Também é importante considerar o design de suas interações
com os corretores de seguros. Muitas vezes, as seguradoras que trabalham com
consumidores e corretores projetam tudo pensando no consumidor. Mas os
corretores têm muito mais conhecimento de seguros e não precisam do pacote
básico que os clientes precisam. Os corretores também têm preferências
específicas quando se trata de fluxos de trabalho. Por exemplo, enquanto os
consumidores podem gostar de ver uma pergunta por vez ao enviar informações
para uma cotação para que possam sentir que estão progredindo, os corretores
preferem ver todas as perguntas de uma só vez. Certifique-se de ter os
corretores em mente ao trabalhar com essas plataformas, mas também para seus
próprios processos voltados para os corretores.
Portais de seguradoras com uma torção
Considere isso. As seguradoras que participam de mercados
digitais não estão perdendo o controle, mas sim acelerando tarefas mundanas e
tornando o canal de distribuição mais eficiente. Os portais da seguradora ainda
podem ser usados para finalizar e vincular políticas. Mas os marketplaces
tornam mais rápido e fácil para os corretores identificarem companhias com
apetite por riscos específicos.
Isso coloca as transportadoras diretamente no ponto de venda e elimina a necessidade dos corretores de visitar portais individuais apenas para comprar riscos. À medida que os mercados digitais evoluem, espere que eles continuem a acelerar as interações dos corretores com clientes e seguradoras.
Qual é o próximo? À medida que mais plataformas utilizam o
enriquecimento de dados, espere que menos pontos de dados sejam necessários
para retornar cotações vinculáveis. Um corretor de seguros não terá que
descobrir a que distância um hidrante está de uma casa, por exemplo. A solução
pode acessar um banco de dados que rastreia a localização de todos os hidrantes
em uma área e extrai automaticamente essas informações.
À medida que essa tecnologia avança, parte do poder passará
para os consumidores. Mais corretores terão a capacidade de os consumidores
fazerem cotações. Os portais voltados para o cliente darão aos clientes acesso
fácil às suas informações de seguro.
Os marketplaces digitais conectarão perfeitamente seguradoras, corretores e clientes, elevando o nível da experiência de compra de seguros. É um ganha-ganha. As companhias venderão mais cobertura e terão acesso a mais clientes, os corretores gastarão seu tempo aconselhando os clientes em vez de realizar tarefas mundanas e os clientes obterão a melhor cobertura a um preço competitivo.
Matéria na Revista Insurance Corp Edição 41, pág 38 - Capacitação em alto nível- Parceria ABGR e QSP
A Edição 41 da Revista Insurance Corp traz na pág 38, matéria sobre a parceria ABGR e QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade em prol do desenvolvimento educacional em Gestão de Riscos. Informações sobre o Curso de Capacitação em Gestão de Riscos, que além de capacitar os participantes na norma ISO 31000:2018 também é um curso preparatório para o Exame para obtenção da Certificação Profissional Internacional C31000. O curso preparatório lançou sua 51ª turma em abril, com o exame nacional realizado no dia 27. Uma próxima turma será aberta de 16 a 23 de maio, das 8h30 às 11h30. O exame acontecerá no dia 25 de maio. Outras informações por meio do e-mail abgr@abgr.com.br. Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas.
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