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O que esperar das empresas de tecnologia que vendem seguros

09, Jun. 2022

Elon Musk, inventor de carros elétricos, explorador espacial, gigante de mídia social e… vendedor de seguros? Parece improvável, mas é verdade.

Fonte: CQCS

A Tesla entrou no mercado de seguros de automóveis para vender apólices diretamente aos compradores de veículos. Musk também anunciou que a Tesla planeja fazer algumas aquisições estratégicas de companhias de seguros existentes e construir seu próprio software de seguros. Embora os detalhes ainda estejam em sigilo, a Tesla já oferece seguros no Arizona, Califórnia, Illinois, Ohio e Texas, com planos de expansão para Oregon e Virgínia.

Por que um fabricante de tecnologia obcecado pelo futuro decidiu entrar em uma das indústrias mais antigas do mundo?

Para começar, a receita. Em 2020, Musk declarou que o seguro automóvel poderia representar entre 30% e 40% do negócio de automóveis da Tesla. Quando você pensa sobre isso, oferecer uma apólice de seguro no momento da compra para um motorista da Tesla é um upsell fácil. É o equivalente ao funcionário de fast-food na janela do drive-thru perguntando: “Você quer batatas fritas com isso?”

Em segundo lugar, as seguradoras tradicionais de seguros de automóveis aumentaram os prêmios para os motoristas da Tesla, causando grande frustração a Musk. A decisão da indústria de cobrar mais dos motoristas da Tesla é baseada na pesquisa do Highway Loss Data Institute, que indicou que os veículos Model S e Model X da Tesla têm altas frequências de sinistros e altos custos de sinistros de seguro. Musk pode estar procurando uma maneira de reduzir esses custos. Que melhor maneira do que definir as taxas de política por conta própria?

A Tesla é apenas o exemplo mais recente de uma empresa que definitivamente não é uma agência ou corretora entrando no negócio de seguros.

No ano passado, o AirBnB lançou um novo produto de risco, o AirCover, para hosts que usam sua plataforma. Ele foi projetado para incentivar mais anfitriões a ingressar na plataforma, garantindo cobertura para quaisquer danos ou problemas causados ​​por hóspedes, incluindo danos a animais de estimação.

O Airbnb expandiu o AirCover para incluir políticas para hóspedes. A apólice cobrirá os hóspedes contra cancelamentos do anfitrião e problemas de check-in, e os segurados têm acesso a uma linha de segurança 24 horas por dia, 7 dias por semana. As políticas podem ser adquiridas no momento em que o hóspede reserva a propriedade. Este é apenas mais um exemplo de políticas de upselling para um público cativo.

A oportunidade para corretoras independentes e MGAs

Essa tendência emergente pode ser a fonte de ansiedade para Corretoras de Seguros que oferecem produtos concorrentes. Mas não precisa ser. À medida que mais empresas de fora do setor entrarem no ramo de seguros, elas procurarão fazer aquisições estratégicas de Corretoras de Seguros com experiência em tecnologia com produtos já construídos.

Já sabemos que o espaço de seguros independentes está maduro com a atividade de M&A. Não é exagero imaginar que grandes empresas de tecnologia vão querer entrar em ação. Elon Musk e o CEO do AirBnB, Brian Chesky, podem ser alguns dos primeiros, mas não serão os últimos. Outros negócios se seguirão. Em vez de temer a concorrência, os proprietários de Corretoras de Seguros são sábios em considerar a aquisição como uma estratégia de saída. No entanto, as empresas de tecnologia terão uma lista específica de critérios ao avaliar as agências-alvo.

A questão é: quando a oportunidade bater à sua porta, seu AI estará preparado para responder à chamada?

Cinco maneiras das Corretoras de Seguros se destacarem como alvos de M&A

Como proprietário de uma Corretora de Seguros, o que você pode fazer agora para fortalecer seus negócios e se tornar um futuro alvo de M&A? Aqui estão cinco recomendações a serem consideradas:

Aumente suas iniciativas de transformação digital. As expectativas dos clientes de seguros estão mais altas do que nunca para uma experiência digital perfeita e personalizada. As Corretoras de Seguros devem fornecer com confiança uma experiência consistente ao cliente em todos os canais digitais e móveis, com 82% dos clientes agora esperando interações multicanal com provedores de seguros como padrão. Isso inclui portais digitais seguros, intuitivos e de autoatendimento por meio dos quais os clientes podem gerenciar suas contas, comprar produtos e lidar com reclamações.

Acesse os dados operacionais e de desempenho da sua Corretora de Seguros . Há uma razão pela qual a McKinsey chama os recursos de dados e análises de “ apostas de mesa ” no setor de seguros. Sem dados, cada etapa da distribuição da política é afetada. Os AIs não podem tomar decisões de negócios sólidas no nível mais básico sem acesso a elas. Infelizmente, muitas agências lutam com sistemas legados fragmentados que deixam os dados em silos. As empresas de tecnologia fora do setor de seguros considerarão os dados de clientes de sua agência uma mina de ouro para crescimento e escalabilidade. Mas primeiro, você precisa ter certeza de que tem visibilidade completa.

Garanta que sua infraestrutura seja realmente baseada em nuvem. As agências de seguros modernas estão se afastando de sistemas legados e em direção a plataformas de seguros baseadas em nuvem. Qualquer empresa que avalie Corretoras de Seguros para aquisição desejará ver evidências de recursos completos de nuvem. As plataformas baseadas em nuvem permitem acesso seguro 24 horas por dia, 7 dias por semana, a dados de qualquer local para facilitar o trabalho remoto, plataformas de autoatendimento e acesso em tempo real aos dados do cliente. As plataformas baseadas em nuvem de ponta a ponta ajudam a impulsionar fusões e aquisições bem-sucedidas, simplificando a integração de negócios distintos, fornecendo relatórios e transparência e alcançando um ROI positivo muito mais rápido.

Capacite seu pessoal com suporte para trabalhar em qualquer lugar. Os eventos dos últimos dois anos testaram e comprovaram a eficácia do trabalho remoto. Os potenciais compradores do setor de tecnologia já são bem versados ​​em apoiar o trabalho de qualquer lugar para seus funcionários. No entanto, muitos AIs ainda estão trabalhando para manter e apoiar o WFH permanentemente. Cada vez mais, os proprietários de Corretoras de Seguros procuram rastreamento de SLA e análise de desempenho para garantir os melhores resultados de sua equipe. Essas informações são valiosas quando uma agência está se posicionando para aquisição, pois pode mostrar onde estão suas linhas de negócios mais lucrativas e quais funcionários agregam mais valor.

Invista em automação. A capacidade de implementar a automação deve estar no topo da sua lista de investimentos em tecnologia em 2022. Nesta fase do jogo, qualquer agência que opte por resolver problemas operacionais jogando mais pessoas em vez de usar tecnologia estará em desvantagem. A automação agrega valor a todo o ciclo de vida da distribuição de seguros, eliminando a extração manual de dados e a entrada de dados e fornecendo a experiência simplificada, rápida e sem erros que os clientes esperam.

Acima de tudo, é essencial manter seus clientes existentes satisfeitos com a combinação certa de produtos de risco e atendimento personalizado. Lembre-se de que os dados do cliente e a análise de desempenho da sua agência serão fundamentais ao tentar capturar a atenção de um comprador.

Muitos proprietários de Corretoras de Seguros querem escalar seus negócios ou estão perto da aposentadoria e buscam um plano de sucessão. Independentemente da motivação, os proprietários de agências independentes devem entender que os investimentos em tecnologia são vitais se você quiser ser um concorrente em um acordo de M&A.


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Conjuntura CNseg https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n71.html

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