O que esperar das empresas de tecnologia que vendem seguros
09, Jun. 2022
Elon Musk, inventor de carros elétricos, explorador
espacial, gigante de mídia social e… vendedor de seguros? Parece improvável,
mas é verdade.
Fonte: CQCS
A Tesla entrou no mercado de seguros de automóveis para
vender apólices diretamente aos compradores de veículos. Musk também anunciou
que a Tesla planeja fazer algumas aquisições estratégicas de companhias de
seguros existentes e construir seu próprio software de seguros. Embora os
detalhes ainda estejam em sigilo, a Tesla já oferece seguros no Arizona,
Califórnia, Illinois, Ohio e Texas, com planos de expansão para Oregon e
Virgínia.
Por que um fabricante de tecnologia obcecado pelo futuro
decidiu entrar em uma das indústrias mais antigas do mundo?
Para começar, a receita. Em 2020, Musk declarou que o seguro
automóvel poderia representar entre 30% e 40% do negócio de automóveis da Tesla.
Quando você pensa sobre isso, oferecer uma apólice de seguro no momento da
compra para um motorista da Tesla é um upsell fácil. É o equivalente ao
funcionário de fast-food na janela do drive-thru perguntando: “Você quer
batatas fritas com isso?”
Em segundo lugar, as seguradoras tradicionais de seguros de
automóveis aumentaram os prêmios para os motoristas da Tesla, causando grande
frustração a Musk. A decisão da indústria de cobrar mais dos motoristas da
Tesla é baseada na pesquisa do Highway Loss Data Institute, que indicou que os
veículos Model S e Model X da Tesla têm altas frequências de sinistros e altos
custos de sinistros de seguro. Musk pode estar procurando uma maneira de
reduzir esses custos. Que melhor maneira do que definir as taxas de política
por conta própria?
A Tesla é apenas o exemplo mais recente de uma empresa que
definitivamente não é uma agência ou corretora entrando no negócio de seguros.
No ano passado, o AirBnB lançou um novo produto de risco, o
AirCover, para hosts que usam sua plataforma. Ele foi projetado para incentivar
mais anfitriões a ingressar na plataforma, garantindo cobertura para quaisquer
danos ou problemas causados por hóspedes, incluindo danos a animais de
estimação.
O Airbnb expandiu o AirCover para incluir políticas para
hóspedes. A apólice cobrirá os hóspedes contra cancelamentos do anfitrião e
problemas de check-in, e os segurados têm acesso a uma linha de segurança 24
horas por dia, 7 dias por semana. As políticas podem ser adquiridas no momento
em que o hóspede reserva a propriedade. Este é apenas mais um exemplo de
políticas de upselling para um público cativo.
A oportunidade para corretoras independentes e MGAs
Essa tendência emergente pode ser a fonte de ansiedade para
Corretoras de Seguros que oferecem produtos concorrentes. Mas não precisa ser.
À medida que mais empresas de fora do setor entrarem no ramo de seguros, elas
procurarão fazer aquisições estratégicas de Corretoras de Seguros com
experiência em tecnologia com produtos já construídos.
Já sabemos que o espaço de seguros independentes está maduro
com a atividade de M&A. Não é exagero imaginar que grandes empresas de
tecnologia vão querer entrar em ação. Elon Musk e o CEO do AirBnB, Brian
Chesky, podem ser alguns dos primeiros, mas não serão os últimos. Outros
negócios se seguirão. Em vez de temer a concorrência, os proprietários de
Corretoras de Seguros são sábios em considerar a aquisição como uma estratégia
de saída. No entanto, as empresas de tecnologia terão uma lista específica de
critérios ao avaliar as agências-alvo.
A questão é: quando a oportunidade bater à sua porta, seu AI
estará preparado para responder à chamada?
Cinco maneiras das Corretoras de Seguros se destacarem
como alvos de M&A
Como proprietário de uma Corretora de Seguros, o que você
pode fazer agora para fortalecer seus negócios e se tornar um futuro alvo de
M&A? Aqui estão cinco recomendações a serem consideradas:
Aumente suas iniciativas de transformação digital. As
expectativas dos clientes de seguros estão mais altas do que nunca para uma
experiência digital perfeita e personalizada. As Corretoras de Seguros devem
fornecer com confiança uma experiência consistente ao cliente em todos os
canais digitais e móveis, com 82% dos clientes agora esperando interações
multicanal com provedores de seguros como padrão. Isso inclui portais digitais
seguros, intuitivos e de autoatendimento por meio dos quais os clientes podem
gerenciar suas contas, comprar produtos e lidar com reclamações.
Acesse os dados operacionais e de desempenho da sua
Corretora de Seguros . Há uma razão pela qual a McKinsey chama os recursos
de dados e análises de “ apostas de mesa ” no setor de seguros. Sem dados, cada
etapa da distribuição da política é afetada. Os AIs não podem tomar decisões de
negócios sólidas no nível mais básico sem acesso a elas. Infelizmente, muitas
agências lutam com sistemas legados fragmentados que deixam os dados em silos.
As empresas de tecnologia fora do setor de seguros considerarão os dados de
clientes de sua agência uma mina de ouro para crescimento e escalabilidade. Mas
primeiro, você precisa ter certeza de que tem visibilidade completa.
Garanta que sua infraestrutura seja realmente baseada em
nuvem. As agências de seguros modernas estão se afastando de sistemas
legados e em direção a plataformas de seguros baseadas em nuvem. Qualquer
empresa que avalie Corretoras de Seguros para aquisição desejará ver evidências
de recursos completos de nuvem. As plataformas baseadas em nuvem permitem
acesso seguro 24 horas por dia, 7 dias por semana, a dados de qualquer local
para facilitar o trabalho remoto, plataformas de autoatendimento e acesso em
tempo real aos dados do cliente. As plataformas baseadas em nuvem de ponta a
ponta ajudam a impulsionar fusões e aquisições bem-sucedidas, simplificando a
integração de negócios distintos, fornecendo relatórios e transparência e
alcançando um ROI positivo muito mais rápido.
Capacite seu pessoal com suporte para trabalhar em
qualquer lugar. Os eventos dos últimos dois anos testaram e comprovaram a
eficácia do trabalho remoto. Os potenciais compradores do setor de tecnologia
já são bem versados em apoiar o trabalho de qualquer lugar para seus
funcionários. No entanto, muitos AIs ainda estão trabalhando para manter e
apoiar o WFH permanentemente. Cada vez mais, os proprietários de Corretoras de
Seguros procuram rastreamento de SLA e análise de desempenho para garantir os
melhores resultados de sua equipe. Essas informações são valiosas quando uma
agência está se posicionando para aquisição, pois pode mostrar onde estão suas
linhas de negócios mais lucrativas e quais funcionários agregam mais valor.
Invista em automação. A capacidade de implementar a
automação deve estar no topo da sua lista de investimentos em tecnologia em
2022. Nesta fase do jogo, qualquer agência que opte por resolver problemas
operacionais jogando mais pessoas em vez de usar tecnologia estará em
desvantagem. A automação agrega valor a todo o ciclo de vida da distribuição de
seguros, eliminando a extração manual de dados e a entrada de dados e
fornecendo a experiência simplificada, rápida e sem erros que os clientes
esperam.
Acima de tudo, é essencial manter seus clientes existentes
satisfeitos com a combinação certa de produtos de risco e atendimento
personalizado. Lembre-se de que os dados do cliente e a análise de desempenho
da sua agência serão fundamentais ao tentar capturar a atenção de um comprador.
Muitos proprietários de Corretoras de Seguros querem escalar seus negócios ou estão perto da aposentadoria e buscam um plano de sucessão. Independentemente da motivação, os proprietários de agências independentes devem entender que os investimentos em tecnologia são vitais se você quiser ser um concorrente em um acordo de M&A.
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Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.pdf
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Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/
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Revista Insurtalks: