Nenhuma informação no momento

Como a tecnologia reformula a gestão de ativos elétricos de hoje

10, Jun. 2022

Entender a dinâmica da mudança tecnológica nas rotinas das empresas requer a construção de um ambiente cultural favorável, o que às vezes não é fácil, pois falamos de companhias centenárias

ARTIGO MARISA ZAMPOLLI, ENGENHEIRA

CEO da MM Soluções Integradas

Fonte: CANALENERGIA

A tecnologia tem sido a impulsionadora da eficiência e da redução de custos nas cadeias de valor, seja na indústria ou em empresas de energia. Ela tem um impacto profundo na forma como os ativos são adquiridos, operados e mantidos. Analisando o contexto, as companhias que são capazes de assimilar as novidades da nova era terão (quando já não possuem) uma vantagem substancial comparada as que não têm.

Entender a dinâmica da mudança tecnológica nas rotinas das empresas requer a construção de um ambiente cultural favorável, o que às vezes não é fácil, pois falamos de companhias centenárias. Até poucos anos a gigante Itaipu era sinônimo de grandiosidade e modernidade, e hoje, aos 38 anos de operação, já expressa a necessidade de atualização de seus sistemas de controle e proteção das unidades geradoras; das susbestações; comportas; fiação e sistemas de medição e faturamento. Mas não é somente uma atualização que se faz necessária para os próximos 38 anos ou mais, é preciso preparar a binacional para ser um local moderno e competitivo. E para alcançar este patamar, tudo na organização deve estar alinhado: desde as melhores práticas de gestão até uma preparação para introduzir novas tecnologias que já fazem parte do dia a dia da rotina do setor elétrico.

Mas por que somos tão dependentes da tecnologia em Gestão de Ativos elétricos? Já ouviu aquela frase que a “energia é o que move o mundo”? ela tem sua razão. Cada ativo tem sua ponta de protagonismo quando há um sistema de potência e quando desmembramos suas etapas na forma clássica: geração, transmissão e distribuição. Pressupondo que a eficiência de uma companhia está diretamente ligada à sua capacidade de realizar valor por meio de seus ativos, a tecnologia pode ser o catalisador deste processo. Não somente softwares podem trazer maior produtividade, praticidade e eficiência para as organizações, mas também dispositivos e equipamentos com algum grau de inteligência artificial e conectividade. Esse é um investimento natural para os negócios que desejam ter resultados consistentes e maiores oportunidades no mercado.

Para as empresas de energia, o uso intensivo da tecnologia de ponta tem se mostrado essencial à prestação de serviço com margens de lucratividade cada vez mais restritas. Alguns exemplos são as aplicações de recursos para o acompanhamento remoto, com o uso de veículos aéreos não tripulados (VANTs) – drones, câmeras 3D embarcadas, análise de dados, realidade aumentada, digital twins, equipamentos de robótica subaquática – tanto autônomos como os AUVs quanto os operados à distância como os ROVs – e claro, o aprendizado de máquinas (machine learning).

Tecnologias como IA, alimentadas por big data e protegidas por blockchain, sem dúvida serão mais eficazes para tomar decisões e executá-las na gestão de ativos. No entanto, funções como elaborar uma estratégia de longo prazo, tomar decisões complexas e governar a tecnologia exigem a insubstituível contribuição humana.

O relatório “Uso de Novas Tecnologias Digitais para Medição de Consumo de Energia e Níveis de Eficiência Energética no Brasil”, elaborado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) mostra como o impacto dos novos ativos tecnológicos podem revolucionar o setor elétrico nacional. O documento relata que esses avanços contribuem para a descarbonização, cumprimento das metas sustentáveis e democratização dos recursos energéticos.

É inegável: a tecnologia se mostra cada vez mais necessária para a expansão dos negócios, afinal, reduzir os riscos das atividades operacionais, aprimorar a performance dos ativos e obter as análises inteligentes de informações permitem que o setor elétrico caminhe em consonância com as tendências, minimize falhas e cresça financeiramente. Não há motivos para não se lançar no mar da inovação.

Marisa Zampolli é CEO da MM Soluções Integradas, especialista em gestão de ativos  e engenheira elétrica.


UK & Brazil Partners in Energy Powering Net Zero
Mesa Redonda - Seguros e Resseguros de Energia Renovável
Evento realizado dia 07 de junho, no Rio de Janeiro, participação da ABGR através da Assessora Marcia Ribeiro à convite do Lloyd's Brasil.



Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 



Pesquisa ESG para Gerentes de Riscos

A WTW convida você a participar de Pesquisa ESG para Gerentes de Riscos, abordando os Fatores Ambiental, Social e de Governança.

Breve Pesquisa de 15 minutos.

Em retribuição a WTW compartilhará uma cópia dos resultados que ajudarão os líderes de negócios e profissionais de riscos estratégicos a entender como as organizações abordam o risco de ESG.
A pesquisa será encerrada em 30 de junho de 2022. Vale ressaltar que somente dados consolidados de todos os participantes serão apresentados no relatório final - seus dados individuais serão mantidos em sigilo.
Se tiver alguma dúvida sobre a pesquisa, envie um e-mail para wtwsurvey@willistowerswatson.com
Para mais informações sobre a pesquisa e para respondê-la acesse:



Sou Segura agora faz parte da Rede Mulher Empreendedora

É uma rede de apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil. Essa rede está ganhando importância e relevância na causa do empoderamento feminino e, através disso, elas têm conseguido impactar cada vez mais mulheres em diferentes setores.

O mapa do ecossistema, importante instrumento de divulgação das iniciativas, lista as organizações sociais que assistem mulheres de diversas maneiras e em diversos setores em todo o país.


             


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólicehttps://www.revistaapolice.com.br/2022/05/edicao-276/

Revista Coberturahttps://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-242/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-171/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-920.html

Conjuntura CNseg https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n71.html

Revista Insurtalks https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-2/full-view.html

Revista Brasil Energia:https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/132866/Bia474/index.html