Nenhuma informação no momento

Como começar com ESG

14, Jun. 2022

Rob Mason , Amanda Fennell |Fonte: RIMS

Nos últimos anos, muitas empresas começaram a assumir maior responsabilidade pelas questões ambientais, sociais e de governança (ESG). O objetivo dessas iniciativas ESG é colocar os interesses do meio ambiente, dos funcionários e das estruturas de governança em primeiro lugar, para estar melhor posicionado para responder à cultura dinâmica na qual as empresas operam hoje e tomar decisões estratégicas mais sólidas no processo. A seguir, é por isso que todas as empresas devem embarcar e como eles podem começar. 

O que é ESG e por que você deve se importar?

ESG é um termo formalizado para ajudar a resumir hábitos que muitas empresas já possuem, para melhor alinhar seus processos e prioridades de negócios com os tópicos e questões que importam para seus acionistas, força de trabalho e clientes. Esses três grupos estão aumentando sua demanda por se associarem a empresas capazes de compartilhar seus valores ESG, avaliar e gerenciar riscos relevantes e demonstrar suas credenciais

O ESG se concentra em questões importantes como:

  • ·         Ambiental: mudanças climáticas, redução de emissões e poluição de carbono, práticas de negócios sustentáveis
  • ·         Social: inclusão de gênero e diversidade, relações com a comunidade, desigualdade de renda, preconceito no local de trabalho, direitos humanos e             questões  de saúde mental
  • ·         Governança: supervisão da gestão de risco relevante, relações com funcionários e remuneração executiva

Esses tópicos são uma parte comum das discussões estratégicas corporativas modernas, pois buscam otimizar as operações, aumentar a eficiência e minimizar e gerenciar riscos. Investidores, acionistas e corporações também estão trabalhando duro para cumprir os novos requisitos e padrões de relatórios que ainda estão sendo definidos pelos reguladores. As equipes de compliance são desafiadas a fornecer supervisão estruturada para que quaisquer representações ESG sejam validadas e possam ser defendidas se contestadas. Configurar controles que cobrem explicitamente esses tópicos não é fácil, mas aplicar os princípios ESG aos desafios de conformidade e gerenciamento de risco pode ajudar a minimizar o risco geral.

Além disso, iniciativas globais recentemente anunciadas apoiam a mudança para uma estrutura ESG. Por exemplo, a “Race to Zero” é uma campanha liderada pelas Nações Unidas, trabalhando com empresas, cidades, regiões, investidores e instituições financeiras e educacionais para se comprometerem a alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050. As indústrias globais estão buscando se posicionar para cumprir esse compromisso significativo, que exige que suas equipes de conformidade avaliem, identifiquem e gerenciem riscos relevantes com uma trilha de auditoria validada para apoiar e comprovar a conformidade.

Não surpreendentemente, essas questões também são importantes para consumidores e funcionários. Na verdade, uma pesquisa da 5WPR descobriu que 83% dos millennials – o maior grupo de consumidores de hoje – querem que as marcas se alinhem com seus valores. Uma pesquisa do Gartner, “Otimizando as comunicações para mudar as expectativas das partes interessadas”, também descobriu que 74% dos funcionários esperam que as empresas se posicionem sobre questões sociais. Em uma escala maior, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) informou que há mais de US$ 17 trilhões em investimentos relacionados a ESG em jogo nos Estados Unidos – e esse número está crescendo consistentemente.

Como esses tópicos estão na mente de seus funcionários e clientes, eles também devem estar no seu radar.

Três dicas para começar

Impulsionar a agenda ESG em sua organização pode torná-lo mais competitivo em seu mercado, oferecer um ponto de aterrissagem mais atraente para os melhores talentos e proteger sua identidade de marca de possíveis danos à reputação, ao mesmo tempo em que apresenta uma empresa mais voltada para o futuro e mais adequada para lidar com a incerteza do amanhã. Além disso, direcionar seu foco operacional para as prioridades ESG e práticas de negócios mais sustentáveis ​​pode reduzir os custos operacionais em até 60%, de acordo com um relatório da McKinsey .

Embora cada organização seja diferente na forma como planeja, estrutura e acompanha a implementação dos princípios ESG, há algumas coisas que cada empresa pode fazer para ajudá-lo a dar o primeiro passo:

1. Seja honesto sobre o estado atual das coisas. Inicie uma avaliação estruturada de onde você está em sua jornada ESG, o que você já está fazendo e quais processos, programas e conjuntos de habilidades você já pode ter em mãos que podem ajudá-lo a iniciar essa iniciativa. Procure oportunidades para usar o que você já tem a serviço de seus objetivos ESG – é uma pílula muito mais fácil de engolir quando você não está sugerindo que tudo seja jogado pela janela e reconstruído do zero.

2. Criar mecanismos de responsabilização para ajudar a acelerar o progresso. Em seguida, você precisa implementar a responsabilidade pelo rastreamento em relação às medidas ESG em todos os níveis da empresa. Assumir essas funções ajudará a garantir que o projeto mantenha o ímpeto e incuta um senso de propriedade em toda a sua organização. Para as equipes de conformidade, isso significa alinhar-se com o desenvolvimento de regulamentos e requisitos de relatórios que podem exigir novos processos, políticas e relatórios. Mas as empresas também precisarão fornecer validação de que esses requisitos são seguidos para medir o sucesso.

Algumas empresas de serviços financeiros regulamentadas já têm políticas em vigor para monitorar as comunicações dos funcionários como um requisito de conformidade. Estender isso para gerenciar alguns dos aspectos sociais e culturais é um meio tangível e mensurável de coletar e relatar iniciativas ESG, particularmente em torno do código de conduta e questões culturais.

Isso pode significar dar a cada pilar um patrocinador executivo que possa fornecer orientação e apoio de alto nível; um líder funcional, que é o principal líder e tomador de decisões em itens relevantes; e um grupo de trabalho, responsável pelas tarefas do dia-a-dia que impulsionam o pilar. Ter todas as três funções no lugar garante que você possa conduzir a responsabilidade de cima para baixo e de baixo para cima por meio de check-ins trimestrais e mensais.

3. Inspire sua equipe com uma estratégia de comunicação intencional. A terceira, e talvez a mais fundamental, coisa que você precisa fazer é inspirar a urgência e a energia ESG em sua empresa, educando e capacitando os funcionários. Esses tipos de iniciativas não são bem-sucedidas se sua equipe não se sentir investida.

Embora compartilhar dados e evidências que mostrem os impactos positivos do ESG possa ser um bom ponto de partida, a melhor maneira de impulsionar sua empresa nesse caminho é conectar o ESG aos seus valores centrais e à visão da empresa. Você precisa descrever em detalhes claros, em vários canais, como o ESG pode ser uma força motriz para o bem e como esse trabalho pode ajudar a melhorar a vida dos funcionários, clientes e partes interessadas.

Rob Mason é chefe global de inteligência regulatória da Relativity Trace.

Amanda Fennell é diretora de segurança e diretora de informações da Relativity.


WORKSHOP CIST, dia 23 de Junho, 08h30 

 

Painel 1: Educação e Inclusão Social no mercado de Logística, riscos e seguros.

Painel 2: "Machine Learning" para mitigação de riscos.

Local: Espaço Paulista, Av. Paulista 807 - próximo ao metrô Brigadeiro

Estacionamento pela Alameda Santos, 814 - 1 Subsolo. Rede Massis

Informações: secretaria@cist.org.br;

Inscrições: www.cist.org.br




A  ABGR apoia o INSURTECH LATAM FORUM 2022, UM DOS MAIORES FÓRUNS LATINO-AMERICANOS DE INOVAÇÃO EM SEGUROS

De 08 a 12 de agosto.

Mais informações sobre o forum e inscrições em:https://www.insurtechlatam.com.br/

Associados ABGR têm desconto na inscrição!



UK & Brazil Partners in Energy Powering Net Zero
Mesa Redonda - Seguros e Resseguros de Energia Renovável
Evento realizado dia 07 de junho, no Rio de Janeiro, participação da ABGR através da Assessora Marcia Ribeiro à convite do Lloyd's Brasil.



Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 



Pesquisa ESG para Gerentes de Riscos

A WTW convida você a participar de Pesquisa ESG para Gerentes de Riscos, abordando os Fatores Ambiental, Social e de Governança.

Breve Pesquisa de 15 minutos.

Em retribuição a WTW compartilhará uma cópia dos resultados que ajudarão os líderes de negócios e profissionais de riscos estratégicos a entender como as organizações abordam o risco de ESG.
A pesquisa será encerrada em 30 de junho de 2022. Vale ressaltar que somente dados consolidados de todos os participantes serão apresentados no relatório final - seus dados individuais serão mantidos em sigilo.
Se tiver alguma dúvida sobre a pesquisa, envie um e-mail para wtwsurvey@willistowerswatson.com
Para mais informações sobre a pesquisa e para respondê-la acesse:



Sou Segura agora faz parte da Rede Mulher Empreendedora

É uma rede de apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil. Essa rede está ganhando importância e relevância na causa do empoderamento feminino e, através disso, elas têm conseguido impactar cada vez mais mulheres em diferentes setores.

O mapa do ecossistema, importante instrumento de divulgação das iniciativas, lista as organizações sociais que assistem mulheres de diversas maneiras e em diversos setores em todo o país.


             


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólicehttps://www.revistaapolice.com.br/2022/05/edicao-276/

Revista Coberturahttps://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-242/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-171/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-920.html

Conjuntura CNseg https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n71.html

Revista Insurtalks https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-2/full-view.html

Revista Brasil Energia:https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/132866/Bia474/index.html