Como começar com ESG
14, Jun. 2022
Rob Mason , Amanda Fennell |Fonte: RIMS
Nos últimos anos, muitas empresas começaram a assumir maior responsabilidade pelas questões ambientais, sociais e de governança (ESG). O objetivo dessas iniciativas ESG é colocar os interesses do meio ambiente, dos funcionários e das estruturas de governança em primeiro lugar, para estar melhor posicionado para responder à cultura dinâmica na qual as empresas operam hoje e tomar decisões estratégicas mais sólidas no processo. A seguir, é por isso que todas as empresas devem embarcar e como eles podem começar.
O que é ESG e por que você deve se importar?
ESG é um termo formalizado para ajudar a resumir hábitos que
muitas empresas já possuem, para melhor alinhar seus processos e prioridades de
negócios com os tópicos e questões que importam para seus acionistas, força de
trabalho e clientes. Esses três grupos estão aumentando sua demanda por se
associarem a empresas capazes de compartilhar seus valores ESG, avaliar e
gerenciar riscos relevantes e demonstrar suas credenciais
O ESG se concentra em questões importantes como:
- ·
Ambiental: mudanças climáticas, redução de
emissões e poluição de carbono, práticas de negócios sustentáveis
- ·
Social: inclusão de gênero e diversidade,
relações com a comunidade, desigualdade de renda, preconceito no local de
trabalho, direitos humanos e questões de saúde mental
- ·
Governança: supervisão da gestão de risco
relevante, relações com funcionários e remuneração executiva
Esses tópicos são uma parte comum das discussões
estratégicas corporativas modernas, pois buscam otimizar as operações, aumentar
a eficiência e minimizar e gerenciar riscos. Investidores, acionistas e
corporações também estão trabalhando duro para cumprir os novos requisitos e
padrões de relatórios que ainda estão sendo definidos pelos reguladores. As
equipes de compliance são desafiadas a fornecer supervisão estruturada para que
quaisquer representações ESG sejam validadas e possam ser defendidas se
contestadas. Configurar controles que cobrem explicitamente esses tópicos não é
fácil, mas aplicar os princípios ESG aos desafios de conformidade e
gerenciamento de risco pode ajudar a minimizar o risco geral.
Além disso, iniciativas globais recentemente anunciadas
apoiam a mudança para uma estrutura ESG. Por exemplo, a “Race to Zero” é uma
campanha liderada pelas Nações Unidas, trabalhando com empresas, cidades,
regiões, investidores e instituições financeiras e educacionais para se
comprometerem a alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050. As
indústrias globais estão buscando se posicionar para cumprir esse compromisso
significativo, que exige que suas equipes de conformidade avaliem, identifiquem
e gerenciem riscos relevantes com uma trilha de auditoria validada para apoiar
e comprovar a conformidade.
Não surpreendentemente, essas questões também são
importantes para consumidores e funcionários. Na verdade, uma pesquisa da 5WPR
descobriu que 83% dos millennials – o maior grupo de consumidores de hoje –
querem que as marcas se alinhem com seus valores. Uma pesquisa do Gartner,
“Otimizando as comunicações para mudar as expectativas das partes
interessadas”, também descobriu que 74% dos funcionários esperam que as
empresas se posicionem sobre questões sociais. Em uma escala maior, a
Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) informou que há
mais de US$ 17 trilhões em investimentos relacionados a ESG em jogo nos Estados
Unidos – e esse número está crescendo consistentemente.
Como esses tópicos estão na mente de seus funcionários e
clientes, eles também devem estar no seu radar.
Três dicas para começar
Impulsionar a agenda ESG em sua organização pode torná-lo
mais competitivo em seu mercado, oferecer um ponto de aterrissagem mais
atraente para os melhores talentos e proteger sua identidade de marca de
possíveis danos à reputação, ao mesmo tempo em que apresenta uma empresa mais
voltada para o futuro e mais adequada para lidar com a incerteza do amanhã.
Além disso, direcionar seu foco operacional para as prioridades ESG e práticas
de negócios mais sustentáveis pode reduzir os custos operacionais em até 60%,
de acordo com um relatório da McKinsey .
Embora cada organização seja diferente na forma como
planeja, estrutura e acompanha a implementação dos princípios ESG, há algumas
coisas que cada empresa pode fazer para ajudá-lo a dar o primeiro passo:
1. Seja honesto sobre o estado atual das coisas. Inicie
uma avaliação estruturada de onde você está em sua jornada ESG, o que você já
está fazendo e quais processos, programas e conjuntos de habilidades você já
pode ter em mãos que podem ajudá-lo a iniciar essa iniciativa. Procure
oportunidades para usar o que você já tem a serviço de seus objetivos ESG – é
uma pílula muito mais fácil de engolir quando você não está sugerindo que tudo
seja jogado pela janela e reconstruído do zero.
2. Criar mecanismos de responsabilização para ajudar a
acelerar o progresso. Em seguida, você precisa implementar a
responsabilidade pelo rastreamento em relação às medidas ESG em todos os níveis
da empresa. Assumir essas funções ajudará a garantir que o projeto mantenha o
ímpeto e incuta um senso de propriedade em toda a sua organização. Para as
equipes de conformidade, isso significa alinhar-se com o desenvolvimento de
regulamentos e requisitos de relatórios que podem exigir novos processos,
políticas e relatórios. Mas as empresas também precisarão fornecer validação de
que esses requisitos são seguidos para medir o sucesso.
Algumas empresas de serviços financeiros regulamentadas já
têm políticas em vigor para monitorar as comunicações dos funcionários como um
requisito de conformidade. Estender isso para gerenciar alguns dos aspectos
sociais e culturais é um meio tangível e mensurável de coletar e relatar
iniciativas ESG, particularmente em torno do código de conduta e questões
culturais.
Isso pode significar dar a cada pilar um patrocinador
executivo que possa fornecer orientação e apoio de alto nível; um líder
funcional, que é o principal líder e tomador de decisões em itens relevantes; e
um grupo de trabalho, responsável pelas tarefas do dia-a-dia que impulsionam o
pilar. Ter todas as três funções no lugar garante que você possa conduzir a
responsabilidade de cima para baixo e de baixo para cima por meio de check-ins
trimestrais e mensais.
3. Inspire sua equipe com uma estratégia de comunicação
intencional. A terceira, e talvez a mais fundamental, coisa que você
precisa fazer é inspirar a urgência e a energia ESG em sua empresa, educando e
capacitando os funcionários. Esses tipos de iniciativas não são bem-sucedidas
se sua equipe não se sentir investida.
Embora compartilhar dados e evidências que mostrem os
impactos positivos do ESG possa ser um bom ponto de partida, a melhor maneira
de impulsionar sua empresa nesse caminho é conectar o ESG aos seus valores
centrais e à visão da empresa. Você precisa descrever em detalhes claros, em
vários canais, como o ESG pode ser uma força motriz para o bem e como esse
trabalho pode ajudar a melhorar a vida dos funcionários, clientes e partes
interessadas.
Rob Mason é chefe global de inteligência regulatória da
Relativity Trace.
Amanda Fennell é diretora de segurança e diretora de informações da Relativity.
WORKSHOP CIST, dia 23 de Junho, 08h30
Painel 1: Educação e Inclusão Social no mercado de Logística, riscos e seguros.
Painel 2: "Machine Learning" para mitigação de riscos.
Local: Espaço Paulista, Av. Paulista 807 - próximo ao metrô Brigadeiro
Estacionamento pela Alameda Santos, 814 - 1 Subsolo. Rede Massis
Informações: secretaria@cist.org.br;
Inscrições: www.cist.org.br
A ABGR apoia o INSURTECH LATAM FORUM 2022, UM DOS MAIORES FÓRUNS LATINO-AMERICANOS DE INOVAÇÃO EM SEGUROS
De 08 a 12 de agosto.
Mais informações sobre o forum e inscrições em:https://www.insurtechlatam.com.br/
Associados ABGR têm desconto na inscrição!
Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.
Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do
e-mail: abgr@abgr.com.br
Pesquisa ESG para Gerentes de Riscos
Breve Pesquisa de 15 minutos.
Sou Segura agora faz parte da Rede Mulher Empreendedora
É uma rede de apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil. Essa rede está ganhando importância e relevância na causa do empoderamento feminino e, através disso, elas têm conseguido impactar cada vez mais mulheres em diferentes setores.
Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros
Revista Apólice:
Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-242/#1
Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.pdf
Revista Segurador Brasil:
Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/
Revista de Seguros:
Conjuntura CNseg :
Revista Insurtalks: