Nenhuma informação no momento

Análise de Árvore de Sucessos: uma ferramenta valiosa para empresas e profissionais

23, Jun. 2022

Por: Francesco De Cicco Diretor Executivo do QSP                 

Inúmeros profissionais conhecem e utilizam a Análise de Árvore de Falhas há mais de 50 anos, mas são poucos os que enxergam e aproveitam os benefícios da Análise de Árvore de Sucessos (AAS), incluindo sua ampla variedade de usos e papéis que pode desempenhar na tomada de decisões.

E que tal fazer uma AAS para o evento 'Ser Aprovado(a) no Exame Nacional ISO 31000 de Gestão de Riscos'?

A Análise de Árvore de Sucessos (AAS) é uma ferramenta valiosa que fornece informações equivalentes à Análise de Árvore de Falhas (AAF), mas do ponto de vista do sucesso.

Quando eu e o Mario Luiz Fantazzini, dois jovens engenheiros recém-formados, começamos em 1978 a difundir no Brasil a Análise de Árvore de Falhas (AAF), muitos nos chamaram de 'lunáticos' (talvez porque o nosso grande mestre, Willie Hammer, estava muito envolvido com a NASA... (risos)).

E depois deu no que deu:

A AAF é uma das técnicas de análise de riscos e confiabilidade de sistemas mais conhecidas do mundo (!), sendo aplicada em praticamente todas as indústrias e setores de atividade, e abordada em diversas normas internacionais como a IEC (ISO) 31010, a IEC 61025 e a IEC 62740.

Em primeira mão para os leitores, apresento o nosso texto original sobre a AAF, publicado pela Fundacentro em 1979 !! . https://drive.google.com/file/d/1MKoqVQyK9QGSsadVxqmZ8C_TeWksZBBm/view

Um dos importantes diferenciais da AAF em relação, por exemplo, à Análise de Modos e Efeitos de Falha (FMEA) é o possível uso da Álgebra / Lógica Booleana, não só para a simplificação da 'árvore' (análise qualitativa), como também para a determinação quantitativa das probabilidades dos modos de falha e do evento-topo (evento principal indesejado) - e para o estabelecimento dos 'Minimal Cut Sets' (conjuntos mínimos de corte ou catastróficos).

E a ANÁLISE DE ÁRVORE DE SUCESSOS (AAS)?

A AAS nada mais é do que o complemento lógico da AAF !!

Daí a possibilidade de utilização, na Análise de Árvore de Sucessos, da mesma simbologia lógica (OU, E e as demais comportas aqui apresentadas) da Análise de Árvore de Falhas, além, é claro, também da aplicação da Álgebra Booleana - não só para a simplificação da 'árvore' (análise qualitativa), como também para a determinação quantitativa das probabilidades dos modos de sucesso e do evento-topo (evento principal desejado) - para o estabelecimento dos 'Minimal Path Sets' (conjuntos mínimos de caminhos)... para o sucesso!

Para dar uma rápida ideia aos leitores sobre o uso da AAS - e mostrar como pode ser aplicada para qualquer tipo de evento, até em situações importantes da vida de um profissional, preparei um exemplo com o seguinte evento-topo (evento principal desejado):

Ser Aprovado(a) no Exame Nacional ISO 31000 !


Ánalise de Árvore de Sucessos - Exame ISO 31000

O papel da AAF e AAS na tomada de decisões

A Análise de Árvore de Falhas / Análise de Árvore de Sucessos fornece uma variedade de informações para auxiliar na tomada de decisões. Uma visão (bem geral) de alguns dos principais usos da AAF/AAS é apresentada a seguir, para dar aos leitores uma ideia da amplitude das aplicações da AAF/AAS na tomada de decisões.

1. Uso da AAF/AAS para entender a lógica que leva ao evento principal.

2. Uso da AAF/AAS para priorizar os eventos contribuintes que conduzem ao evento principal.

3. Uso da AAF/AAS como ferramenta proativa para prevenir/favorecer a ocorrência do evento principal.

4. Uso da AAF/AAS para monitorar o desempenho do sistema, processo, atividade, etc.

5. Uso da AAF/AAS para minimizar e otimizar recursos.

6. Uso da AAF/AAS para auxiliar no projeto de um sistema, processo, atividade, etc.

7. Uso da AAF/AAS como ferramenta de diagnóstico para identificar e corrigir/potencializar as causas do evento principal.

A AAF/AAS pode ser usada em todo o ciclo de vida, por exemplo, de um sistema, desde o projeto até a implementação e melhoria do mesmo. Conforme o sistema avança para o fim de sua vida útil, seu desempenho pode ser monitorado para identificar tendências antes que uma falha ocorra.

 Quando usada conscientemente para auxiliar na tomada de decisões, as recompensas da AAF/AAS superam em muito o tempo e os recursos investidos para a realização da análise.


A  ABGR apoia o INSURTECH LATAM FORUM 2022, UM DOS MAIORES FÓRUNS LATINO-AMERICANOS DE INOVAÇÃO EM SEGUROS

De 08 a 12 de agosto.

Mais informações sobre o forum e inscrições em:https://www.insurtechlatam.com.br/

Associados ABGR têm desconto na inscrição!



Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 



Pesquisa ESG para Gerentes de Riscos

A WTW convida você a participar de Pesquisa ESG para Gerentes de Riscos, abordando os Fatores Ambiental, Social e de Governança.

Breve Pesquisa de 15 minutos.

Em retribuição a WTW compartilhará uma cópia dos resultados que ajudarão os líderes de negócios e profissionais de riscos estratégicos a entender como as organizações abordam o risco de ESG.
A pesquisa será encerrada em 30 de junho de 2022. Vale ressaltar que somente dados consolidados de todos os participantes serão apresentados no relatório final - seus dados individuais serão mantidos em sigilo.
Se tiver alguma dúvida sobre a pesquisa, envie um e-mail para wtwsurvey@willistowerswatson.com
Para mais informações sobre a pesquisa e para respondê-la acesse:



Sou Segura agora faz parte da Rede Mulher Empreendedora

É uma rede de apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil. Essa rede está ganhando importância e relevância na causa do empoderamento feminino e, através disso, elas têm conseguido impactar cada vez mais mulheres em diferentes setores.

O mapa do ecossistema, importante instrumento de divulgação das iniciativas, lista as organizações sociais que assistem mulheres de diversas maneiras e em diversos setores em todo o país.


             


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólicehttps://www.revistaapolice.com.br/2022/05/edicao-276/

Revista Coberturahttps://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-243/

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-171/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-920.html

Conjuntura CNseg https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n72-8A8AA8A3814031B80181721AABD66752.html

Revista Insurtalks https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-2/full-view.html

Revista Brasil Energia:https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/133132/Bia475/index.html