Nenhuma informação no momento

5 estratégias para gerenciar o risco de aquisição

04, Jul. 2022

Fonte: RIMS

Um processo de aquisição eficiente fornece conexões consistentes e confiáveis ​​com fornecedores, funcionários e consumidores. Mas é difícil manter um processo de execução suave, pois os gerentes de compras precisam lidar com vários riscos em todas as etapas da cadeia de suprimentos.

Alguns dos riscos de aquisição mais comuns enfrentados incluem análise de necessidades internas imprecisas, gastos excessivos, má seleção e gerenciamento de fornecedores, não conformidade, gerenciamento inadequado de contratos e processamento manual humano propenso a erros.

O gerenciamento de risco de aquisição visa prever possíveis problemas e proteger as empresas de riscos durante o processo de aquisição. Cada transação envolve muitas considerações importantes, incluindo qualidade do produto, confiabilidade do fornecedor, satisfação do cliente e reputação corporativa, todas as quais devem ser monitoradas para evitar quaisquer problemas.

Os líderes de compras devem explorar novas tecnologias e estratégias para lidar com as principais funções da cadeia de suprimentos. Um bom plano de gerenciamento de riscos de compras pode ajudar sua organização a economizar dinheiro, evitar contratempos e funcionar de forma suave e eficiente. A seguir estão cinco estratégias que podem ajudar sua organização a mitigar os riscos associados à aquisição.

1. Análise de gastos

Simplificando, a análise de gastos revela o que está acontecendo com o dinheiro da sua empresa. Ao analisar seus dados de gastos, você pode obter informações valiosas sobre seus gastos com compras, como pagamentos não identificados, redundâncias, faturas duplicadas, gastos não autorizados ou independentes e fornecedores específicos que podem estar abertos à renegociação.

Observar as despesas anteriores também pode ajudá-lo a evitar riscos, como uma análise interna inadequada das necessidades. Por exemplo, você pode descobrir se suas necessidades estão superestimadas ou subestimadas, se você está trabalhando em um prazo limitado ou se está trabalhando com um orçamento insuficiente.

Se você depende de um único fornecedor para bens e serviços críticos, isso pode ser um grande risco. Se eles não entregarem no prazo, toda a sua cadeia de suprimentos poderá ser interrompida. A análise de gastos pode ajudá-lo a identificar se você está gastando muito com fornecedores específicos ou contando com poucos fornecedores.

2. Habilite a transparência de aquisições

Ao implementar uma política de compras transparente, você pode reduzir a duplicação de produtos adquiridos. Além disso, devido ao aumento da visibilidade, solicitações duplicadas serão monitoradas de perto e, consequentemente, evitadas.

Além disso, se todos os processos forem transparentes, você poderá seguir a trilha digital de qualquer transação, o que pode impedir que as pessoas façam compras obscuras e gastos desonestos. Quanto mais transparência você tiver sobre quem está comprando ou autorizando, mais economia e eficiência você poderá encontrar.

Também será muito mais simples para você identificar quem tende a violar as políticas corporativas, entender por que isso ocorre e, em seguida, criar maneiras de lidar com os problemas identificados.

3. Consolidação de Fornecedores

Ter vários fornecedores para produtos únicos ou relacionados é um desafio, pois fica difícil acompanhar cada fornecedor. Se você tiver menos fornecedores, sua organização pode se concentrar melhor na proteção de riscos, como instabilidade de preços, que podem afetar a saúde financeira da sua empresa. 

Por meio da consolidação eficaz de fornecedores, as equipes de compras podem evitar riscos como gastos excessivos. Sua organização pode obter melhores taxas para um produto atribuindo mais produtos a menos fornecedores. No geral, o custo de frete, manuseio e outras despesas de envio relevantes também serão reduzidos.

Deve-se notar, no entanto, que para os principais produtos e serviços que são cruciais para o seu negócio, você deve ter mais de um fornecedor. Nesse caso, vários fornecedores são melhores porque você não depende de apenas um fornecedor que pode fazer ou quebrar seu negócio.

Ter vários fornecedores para seus principais produtos também garante que nenhum gargalo seja criado quando a demanda atinge o pico. Além disso, oferece mais flexibilidade para lidar com eventos inesperados.

4. Gestão de Relacionamento com Fornecedores

Ter um relacionamento forte com os fornecedores ajuda bastante. Gerenciar seus fornecedores de forma eficaz pode evitar interrupções na cadeia de suprimentos, como entregas atrasadas ou produtos de má qualidade. Além disso, aumentar a visibilidade ajuda a identificar e mitigar possíveis perigos.

O software de gerenciamento de fornecedores e o gerenciamento de estoque on-line podem ajudá-lo a rastrear fornecedores para verificar prontamente as informações do fornecedor, detectar possíveis riscos de fornecimento e medir o desempenho. As informações coletadas do rastreamento de desempenho também ajudarão a evitar a seleção de fornecedores inadequada no futuro, a terceirização antiética e a identificar possíveis problemas.

5. Conformidade

A conformidade do contrato é uma área importante e deve ser revisada regularmente. Isso ajudará você a determinar a eficácia com que os fornecedores aderem aos termos e condições predefinidos, como entrega pontual de mercadorias de qualidade.

Este indicador mostra o percentual de contratos que foram totalmente cumpridos e se todos os requisitos acordados foram atendidos. Cumprir isso ajuda a aumentar a comunicação com o fornecedor, fazer cumprir os regulamentos de não conformidade e acompanhar as preocupações imediatamente.

Além disso, o foco na conformidade também ajuda a manter os processos internos sob controle e regular os gastos na organização, eliminando assim gastos excessivos por parte das partes interessadas internas. Quanto maior sua taxa de conformidade, menos desperdício seu processo de compra gera.

Mohammed Kafil é um consultor de compras certificado que treina empresas para estabelecer modelos operacionais de compras digitais resilientes. Ele também trabalha com o fornecedor de software de compras Kissflow Procurement Cloud para ajudar empresas de médio e grande porte em seus projetos de transformação digital.


Webinário - COAF - Avaliação Nacional de Riscos (ANR) e Avaliação do Gafi
31 ago - 2022 • 10:00 > 11:00
Evento Online via Youtube
Inscreva-se gratuitamente em:
https://www.sympla.com.br/evento-online/webinario-coaf-avaliacao-nacional-de-riscos-anr-e-avaliacao-do-gafi/1629696?share_id=





A  ABGR apoia o INSURTECH LATAM FORUM 2022, UM DOS MAIORES FÓRUNS LATINO-AMERICANOS DE INOVAÇÃO EM SEGUROS

De 08 a 12 de agosto.

Mais informações sobre o forum e inscrições em:https://www.insurtechlatam.com.br/

Associados ABGR têm desconto na inscrição!



Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 




Marcia Ribeiro entrevista Kelly Conde Mitidiero, Superintendente de Comunicação e Relações Externas da MAPFRE, sobre a Inovação do Empoderamento da mulher.

Ouça: https://anchor.fm/sousegura/episodes/Voz-Segura-l-A-inovao-do-empoderamento-da-mulher-e1kbdam


             


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/06/edicao-277/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-243/

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-172/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-920.html

Conjuntura CNseg https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n74.html

Revista Insurtalks https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-2/full-view.html

Revista Brasil Energia:https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/133132/Bia475/index.html