Nenhuma informação no momento

Como os certificados inteligentes podem revolucionar os seguros

08, Jul. 2022

Fonte: Insurance Thought Leadership

Embora o seguro comercial ainda seja um setor muito baseado em papel, a emissão e o rastreamento de certificados de seguro (COI) estão prontos para a inovação. Um COI é um documento que comprova a cobertura de seguro de uma empresa e pode ser compartilhado com clientes e fornecedores.

Os COIs geralmente são compartilhados como documentos em papel ou anexos de e-mail, o que significa que podem ficar rapidamente desatualizados. Eles devem ser verificados, verificados novamente e verificados constantemente para garantir que as informações ainda sejam válidas. Este é um processo demorado e ineficiente.

É aí que os COIs inteligentes entram em ação. Um COI inteligente é um documento vivo que contém políticas disponíveis para monitoramento em tempo real. Ele usa dados dinâmicos para garantir que as empresas sempre tenham cobertura de seguro contínua e compatível. Os Smart COIs são criados por agentes e permanecem atualizados como resultado de conexões diretas, via interface de programação de aplicativos (API), com sistemas de gerenciamento de agências. Essa conexão permite o compartilhamento de dados contínuo e em tempo real.

Assim, os COIs deixam de ser documentos estáticos, em papel, proporcionando uma série de benefícios tanto para empresas quanto para agentes de seguros.

As empresas conhecem a cobertura atual de seus fornecedores o tempo todo por meio de feeds contínuos dos sistemas de seus agentes, reduzindo assim o risco. Isso fornece vários novos benefícios cruciais. Por exemplo, as empresas podem acionar uma ação quando os fornecedores não estão em conformidade, negando acesso a sistemas ou edifícios, interrompendo um pagamento ou cancelando um pedido. As empresas podem receber notificações quando a cobertura de seguro dos fornecedores expira, é cancelada ou é reduzida abaixo dos limites exigidos.

As empresas que usam COIs inteligentes para compartilhar a cobertura com os clientes os tornam mais atraentes para fazer negócios. Seus clientes sabem que a organização está atualizada em sua cobertura e podem verificar quaisquer particularidades da apólice a qualquer momento. Há também menos trabalho manual e baseado em papel para os funcionários internos, o que leva a uma maior eficiência operacional.

Para um agente ou corretor de seguros, os COIs inteligentes tornam suas vidas muito mais fáceis e permitem que eles trabalhem com mais eficiência. Os agentes sabem que, caso surja alguma situação, eles têm os dados mais precisos disponíveis no COI. Eles não precisam gastar tempo vasculhando a papelada ou verificando e verificando novamente as informações da política. Eles podem responder rapidamente às solicitações e fazê-lo digitalmente, sem burocracia. Os COIs inteligentes também fornecem aos agentes alertas em tempo real que os informam quando seus clientes podem precisar de mais cobertura de seguro e quanto.

Do ponto de vista do gerenciamento de risco, o atual processo de COI sem um COI inteligente é falho na base. Tempo e dinheiro são gastos na revisão de COIs estáticos, e eles são precisos apenas por 24 horas no máximo. Um dia de compliance vale a pena toda a dor de cabeça? O processo precisa ser transformado e os COIs inteligentes provaram ser a resposta.

Frequentemente, comparamos COIs inteligentes a sistemas de segurança doméstica inteligentes. O COI tradicional simplesmente renderiza informações pontuais, como tirar uma foto da sua varanda. Diz-lhe se naquele exato momento havia alguém à sua porta. Em segundos, essa foto está desatualizada. Os COIs inteligentes, como os sistemas de segurança doméstica inteligentes, podem usar o monitoramento para mostrar quem estava na porta e quando eles estavam lá e podem rastrear seu histórico e alertar você ou terceiros.

‍McKinsey diz, "Durante muito tempo, o modelo tradicional de negócios de seguros provou ser notavelmente resiliente. Mas também está começando a sentir o efeito digital. Está mudando a forma como os produtos e serviços são entregues e, cada vez mais, mudará a natureza desses produtos e serviços e até mesmo o próprio modelo de negócios. Acreditamos firmemente que as oportunidades são abundantes para as companhias de seguros estabelecidas neste novo mundo."

O seguro nem sempre é visto como uma indústria excessivamente inovadora. Todos os aspectos do processo de seguro não podem ser transformados da noite para o dia, mas há áreas em que a inovação digital pode começar a fornecer valor imediatamente. Os COIs inteligentes são uma dessas áreas. Eles eliminam riscos, garantem a conformidade e reduzem os custos para todas as partes interessadas no processo de COI.



Tuesdays with Lloyd's - Geopolitical Risks in a World of Extremes, July 12, 2022 | 11:00 am to 11:45 am Eastern Time | Zoom webinar

Participe: https://lloyds.zoom.us/j/85342547730?pwd=MFM5QnRreWhDQUNTNThzcDl4Tm80Zz09#success




Webinário - COAF - Avaliação Nacional de Riscos (ANR) e Avaliação do Gafi
31 ago - 2022 • 10:00 > 11:00
Evento Online via Youtube
Inscreva-se gratuitamente em:
https://www.sympla.com.br/evento-online/webinario-coaf-avaliacao-nacional-de-riscos-anr-e-avaliacao-do-gafi/1629696?share_id=





A  ABGR apoia o INSURTECH LATAM FORUM 2022, UM DOS MAIORES FÓRUNS LATINO-AMERICANOS DE INOVAÇÃO EM SEGUROS

De 08 a 12 de agosto.

Mais informações sobre o forum e inscrições em:https://www.insurtechlatam.com.br/

Associados ABGR têm desconto na inscrição!




Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 



Marcia Ribeiro entrevista Kelly Conde Mitidiero, Superintendente de Comunicação e Relações Externas da MAPFRE, sobre a Inovação do Empoderamento da mulher.

Ouça: https://anchor.fm/sousegura/episodes/Voz-Segura-l-A-inovao-do-empoderamento-da-mulher-e1kbdam


             


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/06/edicao-277/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-243/

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-172/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-920.html

Conjuntura CNseg https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n74.html

Revista Insurtalks https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-2/full-view.html

Revista Brasil Energia:https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/133132/Bia475/index.html