Nenhuma informação no momento

Como gerenciar o risco e o desempenho do fornecedor em uma economia global incerta

14, Jul. 2022

Por Vishal Patel – Fonte Risk Management Monitor

Essencialmente, todas as empresas que fabricam bens hoje dependem de outras empresas para fornecer as matérias-primas ou matérias-primas de valor agregado que entram em seus produtos acabados. A maioria das empresas reconhece que um bom relacionamento com fornecedores é mais do que simples transações entre partes opostas. Uma maneira melhor de olhar para esses relacionamentos é como parcerias - embora exijam gerenciamento e alinhamento de objetivos em primeiro lugar, mas, em última análise, relacionamentos mutuamente benéficos. O trabalho da aquisição é garantir que o desempenho seja o prometido, o risco seja baixo e os objetivos de negócios sejam atendidos por meio da colaboração. Quando os fornecedores são tratados como parceiros, eles podem ser um grande trunfo em tempos de problemas. Especialmente hoje, com algumas indústrias passando de um mercado de compradores para um mercado de vendedores, muitos fornecedores podem escolher seus clientes,

Bem antes da pandemia, as organizações líderes em todos os setores têm relacionamentos fortes com fornecedores e uma cadeia de suprimentos confiável. É fundamental ter visibilidade total de todos os seus fornecedores e saber tudo sobre eles é importante, porque essa pode ser a diferença entre atender à demanda do cliente e ficar aquém dela. Os fornecedores são uma fonte de crescimento, inovação e eficiência, mas se não forem gerenciados de forma holística, podem ser uma fonte de risco, baixo desempenho e não conformidade.

As tecnologias corporativas estão disponíveis para gerenciar seus fornecedores de forma holística ao longo de seu ciclo de vida e incorporar todos os elementos necessários para coleta de informações de fornecedores, colaboração e gerenciamento de risco e desempenho. Plataformas com esses recursos podem ajudar os profissionais de risco a: melhorar a visibilidade em toda a cadeia de suprimentos (incluindo subcamadas de fornecedores); garantir a conformidade com os requisitos regulatórios (particularmente novos regulamentos ESG sobre emissões de carbono, segurança cibernética ou relatórios de diversidade); avaliar a viabilidade do fornecedor e os perfis de risco; e avaliar o desempenho e as áreas de melhoria alvo. A implementação de tal sistema requer um planejamento avançado considerável e pensamento estratégico. Mas seguir uma série deliberada de etapas pode ajudá-lo a estruturar um programa sólido:

Descubra o que você deseja realizar com seu programa de gerenciamento de fornecedores.

Garanta a adesão dos executivos de compras, cadeia de suprimentos e liderança de TI.

Estruture um plano para reunir informações completas sobre todos os seus fornecedores.

Segmente seus fornecedores em grupos relevantes, identificando os padrões e processos que cada grupo deve atender e, potencialmente, estabelecendo processos para cada segmento.

Comunique metas, objetivos e políticas aos seus fornecedores, seja em torno de um código de ética ou de metas mais específicas por segmento.

Crie um processo para coletar continuamente informações sobre fornecedores usando pesquisas ou um portal de fornecedores, incluindo tópicos como práticas de segurança da informação, certificados, atualizações financeiras e atualizações de informações genéricas.

Estabeleça um processo de integração para novos fornecedores e use fontes de dados de terceiros para avaliá-los em relação aos requisitos e objetivos.

Implemente um programa de monitoramento para acompanhar regularmente os principais aspectos do perfil de risco e desempenho do fornecedor.

Seus critérios podem evoluir com o tempo, portanto, reavaliações regulares desses critérios e medidas de mitigação relacionadas são sempre apropriadas, mas tê-los bem definidos no início será uma grande ajuda para estabelecer expectativas claras. Como em qualquer relacionamento, a clareza é a chave para reduzir o atrito que pode resultar de mal-entendidos.

Ao mesmo tempo, porém, questões que afetam diretamente o fornecedor são apenas parte de um perfil de risco maior. Como vimos durante a pandemia, o transporte de suprimentos do local de um fornecedor no exterior para suas próprias instalações também está repleto de riscos. Por exemplo, há escassez de píeres ativos, forçando os navios a ancorar por dias ou semanas antes que possam descarregar. Além disso, níveis mais altos de roubo e falta de motoristas de caminhão, contêineres, espaço de armazenamento, paletes de carga e funcionários de inspeção podem agravar os atrasos nas entregas. Estar ciente dos problemas na cadeia de suprimentos, ter visibilidade dos fornecedores de seus fornecedores e entender as relações e dependências são essenciais para poder responder adequadamente.


Webinário - COAF - Avaliação Nacional de Riscos (ANR) e Avaliação do Gafi
31 ago - 2022 • 10:00 > 11:00
Evento Online via Youtube
Inscreva-se gratuitamente em:
https://www.sympla.com.br/evento-online/webinario-coaf-avaliacao-nacional-de-riscos-anr-e-avaliacao-do-gafi/1629696?share_id=





A  ABGR apoia o INSURTECH LATAM FORUM 2022, UM DOS MAIORES FÓRUNS LATINO-AMERICANOS DE INOVAÇÃO EM SEGUROS

De 08 a 12 de agosto.

Mais informações sobre o forum e inscrições em:https://www.insurtechlatam.com.br/

Associados ABGR têm desconto na inscrição!




Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 



Marcia Ribeiro entrevista Kelly Conde Mitidiero, Superintendente de Comunicação e Relações Externas da MAPFRE, sobre a Inovação do Empoderamento da mulher.

Ouça: https://anchor.fm/sousegura/episodes/Voz-Segura-l-A-inovao-do-empoderamento-da-mulher-e1kbdam


             


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/06/edicao-277/ 

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-243/ 

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed42_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-173/ 

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/07/05/edicao-226-eventos-comprovam-a-pujanca-do-mercado-segurador/ 

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-920.html 

Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n75.html 

Revista Insurtalks:  https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-2/full-view.html

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/133132/Bia475/index.html