Como as seguradoras estão dominando a arte de gerar insights a partir de dados
15, Jul. 2022
Fonte: Property Casualty 360, via Insurtalks
Os dados são universalmente um ativo e um problema para
todas as organizações de seguros de P&C – seja operadora, corretora, MGA ou
insurtech. Ter muitos dados é bom, mas usar seus próprios dados para tomar
melhores decisões de negócios em sua organização com velocidade, consistência e
precisão é o melhor.
As principais seguradoras descobriram como fazer isso,
essencialmente dominando a arte de aproveitar totalmente os insights de seus
próprios dados, porque eles são organizados e podem ser facilmente acessados
e compartilhados em toda a empresa — tudo a partir de um único repositório de
dados. Sem redundâncias, sem discrepâncias e sem vasculhar o pote de doces para
encontrar os M&M’s azuis.
Para muitos de nós, os dados têm aquele efeito de dar água
na boca – você fica animado para devorar os dados e energizado por todo o
potencial que eles possuem.
Mas então, a realidade bate: não é tão simples. Os dados
devem ser acessíveis de qualquer lugar, para qualquer usuário, e sempre
resultar na mesma visualização. Mas muitas vezes esse não é o caso. Por
exemplo, uma pergunta tão simples como “qual é a minha sinistralidade?” pode
resultar em três respostas diferentes, dependendo de quais dados estão sendo
usados e como estão sendo filtrados.
Onde está sua organização no espectro de proficiência de
dados?
Todo mundo está fazendo dados. Mas onde está sua organização
no espectro de dados? Você é capaz de capturar dados e eles estão apenas
parados? Você é capaz de ir de armazená-lo para usá-lo? Ou o melhor de tudo, você
tem uma estratégia de dados abrangente que permite acessar praticamente
qualquer dado de qualquer lugar, compartilhá-lo em sua organização e
alimentá-lo em análises para tomada de decisões em tempo real?
Há uma série de razões pelas quais as seguradoras desejam
dominar seus próprios dados – desde tomar decisões rápidas e precisas de
subscrição e preços até gerenciar proativamente acumulações de risco, bem como
usar insights para expandir para novos mercados, inovar e atender às crescentes
expectativas dos clientes.
Outro fator é a perda de profissionais qualificados em
funções analíticas importantes que conhecem os meandros de onde encontrar os
dados de que precisam – como aquele colega de quem todos dependem. O que
acontece quando seu conhecimento institucional desaparece? No final, se você
não puder acessar seus dados e usá-los prontamente em toda a sua organização, o
crescimento, a lucratividade e a inovação serão prejudicados.
3 critérios para levar sua proficiência em dados para o
próximo nível
Gerar valor a partir de dados agora requer uma plataforma de
dados moderna e uma estratégia que permita o acesso a praticamente qualquer
dado de qualquer lugar. Aqui estão alguns componentes críticos para mover sua
organização no espectro de proficiência de dados:
1. Quaisquer dados:
Inovadores líderes em seguros estão tornando seus dados
acessíveis em todas as suas organizações. Como tal, todos em sua organização
devem ter acesso aos mesmos dados (por exemplo, atuariais e sinistros não devem
estar trabalhando em seus próprios silos). Isso vai além de prêmios e dados de
perda para incluir subscrição, sinistros, agência e a capacidade de ingerir e
acessar fontes de dados de terceiros - incluindo estruturados, não estruturados
e qualquer coisa entre eles. Fazer isso bem significa não copiar ou mover dados
– todos devem ser capazes de obter insights e trabalhar a partir de um recurso
de dados compartilhado que atua como uma única fonte de verdade.
Você já ouviu a frase “democratização de dados”, que
geralmente se refere a tornar os dados facilmente acionáveis para qualquer
usuário, independentemente de seu conhecimento técnico. Mas que tal
democratizar sua plataforma de dados? Os usuários devem ter a capacidade de
consumir quaisquer dados de qualquer fonte sem limitações, e esses dados devem
ficar facilmente ao lado dos dados existentes de maneira organizada, segura e
centralizada. Uma plataforma de dados moderna democratiza mais do que sua experiência
de dados, ela democratiza o consumo de dados independentemente de sua fonte ou
formato.
2. Em qualquer lugar:
Dados não são apenas para relatórios, atuários ou cientistas
de dados. Os insights orientados por dados devem ser derivados e aproveitados em
todos os cantos da sua organização e em todas as funções. Uma limitação comum
que as operadoras enfrentam, no entanto, é a localização física e a segurança
de seus dados. Muitas vezes, as equipes não estão sentadas na mesma sala, estão
distribuídas nacional e globalmente.
Isso requer acesso a dados de laptops, tablets e telefones
enquanto estiver no escritório, trabalhando em casa ou viajando. Atrasos ou
limitações podem retardar a inovação, forçar as pessoas a tomar decisões sem
todas as informações e interromper tudo quando sua “pessoa de dados” estiver
fora do escritório.
3. A qualquer hora:
O acesso a qualquer
dado de qualquer lugar para qualquer usuário são pré-requisitos de uma
plataforma de dados moderna. Mas e a
qualquer hora ? O acesso aos dados certos no momento certo acelera a
tomada de decisões precisas. À medida que mais dados são criados em tempo real,
a busca por incorporar as informações mais recentes está gerando vantagem
competitiva. Os funcionários estão tomando decisões críticas e urgentes 24
horas por dia, seja para cotar novos negócios ou atender clientes em campo.
Obter a informação certa para eles no momento exato é importante.
Hoje, há um foco no volume de dados e na aquisição de cada
vez mais dados, como várias formas de dados externos ou de terceiros. E
enquanto mais é sempre bom, também tem pouco valor se você não puder usá-lo
efetivamente. Uma plataforma e estratégia de dados fortes são a base de toda
uma organização. Isso fará ou quebrará o desempenho de todos os outros aspectos
de um negócio, desde a subscrição e atuário até o gerenciamento de carteira e
sinistros.
Resolva o problema de dominar seus próprios dados e sua
empresa terá a base e a estrutura para crescer, inovar e competir em um nível
totalmente novo. E o melhor de tudo, os profissionais de risco podem parar de
cavar e começar a usar os dados de maneira acionável.
Kirstin Marr é a chefe da Insurity Analytics, liderando o
desenvolvimento e as operações do portfólio de soluções de dados e análises da
Insurity. Ela é uma líder de pensamento reconhecida, especializada em dados e
análise preditiva no mercado de seguros. Antes dessa função, Kirstin atuou como
presidente da Valen Analytics, que foi adquirida pela Insurity em 2017, e atuou
anteriormente como chefe de marketing da empresa, líder em estratégia de
mercado, reconhecimento de marca e liderança inovadora.
As opiniões aqui expressas são do próprio autor.
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