Os corretores de seguros e as seguradoras sofrerão algum impacto com a proibição do uso do telemarketing?
20, Jul. 2022
Fonte: Insurtalks
Na última segunda-feira, 18/07, a Senacon (Secretaria
Nacional do Consumidor), ligada ao
Ministério da Justiça, proferiu uma medida cautelar antecedente que
proíbe as empresas de fazerem uso do telemarketing ativo abusivo para oferecer
produtos e serviços. O Ministério da Justiça anunciou também a suspensão, por
tempo indeterminado, das atividades de cerca de 180 empresas do setor de
telemarketing que cometiam esse tipo de infração, principalmente ligadas a
bancos e instituições financeiras.
Multa de até 13 milhões
Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública,
anunciou em seu perfil do Twitter que a multa pode chegar a R$13 milhões, para
essas empresas suspensas. Já para as empresas que descumprirem a regra, a
decisão prevê multa diária de R$1.000 reais.
Precisa existir o prévio consentimento do consumidor
De acordo com o despacho publicado no "Diário Oficial
da União" desta segunda-feira, a medida cautelar não permite que empresas
entrem em contato com o cliente para oferecer produtos ou serviços sem o prévio
consentimento do consumidor, sob pena de suspensão e multa. No entanto, se o
consumidor manifestar expresso interesse em ser contatado dessa forma, não há
nenhum problema. Além disso, a decisão exclui as demais formas de abordagem via
telemarketing, como serviços de telemarketing receptivo/passivo e aqueles que
versem sobre cobranças ou doações.
Preocupação com o cumprimento da Lei Geral de Proteção de
Dados
A proibição ocorreu depois de o telemarketing abusivo já
está há um tempo na mira do Ministério da Justiça, já que, em junho deste ano,
operadoras de call center, bancos ou correspondentes bancários foram chamados
para prestar esclarecimentos sobre como estavam atuando ao oferecer produtos e
serviços por telefone. Uma das principais preocupações da Senacon é saber como
os serviços de call center conseguem os números e os nomes para entrarem em
contato. Isso porque a Lei Geral de Proteção de Dados proíbe a circulação de
informações pessoais dos cidadãos.
E essa proibição afetará as vendas dos corretores?
As vendas no setor de seguros estão caminhando muitíssimo bem, já que a arrecadação total do setor de seguros nos cinco primeiros meses do ano foi de R$ 137,93 bilhões, crescimento de 17,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Por conta dessa nova medida em relação ao telemarketing, o blog Sonho Seguro procurou Boris Ber, presidente do Sindicato dos Corretores do Estado de São Paulo (Sincor-SP), para entender o quanto esta medida pode impactar as vendas dos profissionais. Ele, inicialmente, disse que: “Em primeiro lugar temos que olhar como consumidores, antes de corretores. Infelizmente todos nós somos perturbados por telefonemas de telemarketing, quando achamos que descobrimos um jeito de bloquear, daqui a pouco estamos recebendo de novo, isso é um inferno na vida das pessoas”.
Não haverá impacto para os corretores
Para Boris Ber, os corretores não sofrerão o impacto dessa
proibição porque a maioria já possui uma abordagem de venda digital. Ele
declara: “Eles têm optado muito mais pelos canais digitais, pelas vendas pelo
Instagram, Facebook, eu acho que essa é uma tendência. A mensagem do seguro é
um pouco complicada para ser passada numa linguagem de telemarketing, e as
pessoas têm ficado até com bronca quando você liga como telemarketing, dizendo
‘Tem um minuto? Quero lhe apresentar um seguro’. Então acho que isso não
impacta os corretores. Os grandes já estão nas mídias digitais com mais força,
os médios estão entrando e os pequenos também vão seguir nessa linha”.
Os meios digitais para venda de seguro são menos
invasivos e mais eficazes
Como vender algum produto para um cliente que está
incomodado com a abordagem? É quase impossível. O fato é que, com as diversas
possibilidades de contato e interação social que a tecnologia proporciona, até
nas relações pessoais as ligações não solicitadas podem ser um inconveniente,
numa relação de compra e venda, cujo interesse do cliente ainda não foi
conquistado, é uma invasão extremamente incômoda.
Por causa disso, os meios digitais se mostram uma abordagem
mais eficaz para as vendas, justamente por ser menos invasiva.
As possibilidades de vender são variadas
Além de deixar o cliente mais confortável com a abordagem,
há muitas ferramentas digitais que ajudam os corretores a alavancarem suas
vendas, há seguradoras que criam plataformas digitais para impulsionar a força
de vendas dos corretores de seguros, há até seguradora que lança produto para
aumentar a possibilidade de prospecção dos corretores.
Além disso, para os profissionais que dominam o conhecimento
das ferramentas digitais, há empresas que oferecem pacotes completos de
Marketing Digital para corretores, como a Segbox, que é uma agência 100% online
que atua exclusivamente no mercado de seguros e, por isso, é especialista em
reconhecer as necessidades do corretor e o comportamento do cliente. Os
serviços oferecidos variam de acordo com o plano contratado, que pode incluir,
por exemplo:
Criação de Site
Gestão de Redes Sociais
Landing Pages
Vídeo Marketing
Cartão Digital
Email Marketing
Identidade Visual
Criação de Conteúdo
Anúncios
Contar com uma equipe especializada pode ser o melhor
caminho
A verdade é que os algoritmos das redes sociais se atualizam o tempo todo. Uma informação que valia ontem, hoje já pode ter mudado. Assim, para o corretor que é muito ocupado, que se preocupa com suas vendas, mas vive sem tempo para se atualizar, nada melhor que contar com uma equipe focada no ramo segurador para conseguir alavancar suas vendas.
XX Encontro do Comitê do Setor Elétrico da ABGR 2022 - Dias 30 e 31 de Agosto - Evento Online e Gratuito
Empresas Participantes: AES BRASIL / AMAZONAS ENERGIA / BOM FUTURO-HYDRIA / CEMIG / CGT ELETROSUL / COPEL / CPFL / CTG BRASIL / ECHOENERGIA / ELERA RENOVÁVEIS / ELETRONORTE / ELETRONUCLEAR EMAE / ENERGISA / ENGIE BRASIL ENERGIA / EQUATORIAL ENERGIA / ENEVA / FURNAS / GASMIG / ITAIPU BINACIONAL / JIRAU ENERGIA / LIGHT / NEOENERGIA / NORTE ENERGIA / PETROBRAS / RAÍZEN / RORAIMA ENERGIA / STATE GRID / TAESA.
Inscreva-se em: https://eventos.congresse.me/cse-abgr
Webinário - COAF - Avaliação Nacional de Riscos (ANR) e Avaliação do Gafi
31 ago - 2022 • 10:00 > 11:00
Evento Online via Youtube
Inscreva-se gratuitamente em:https://www.sympla.com.br/evento-online/webinario-coaf-avaliacao-nacional-de-riscos-anr-e-avaliacao-do-gafi/1629696?share_id=
A ABGR apoia o INSURTECH LATAM FORUM 2022, UM DOS MAIORES FÓRUNS LATINO-AMERICANOS DE INOVAÇÃO EM SEGUROS
De 08 a 12 de agosto.
Mais informações sobre o forum e inscrições em:https://www.insurtechlatam.com.br/
Associados ABGR têm desconto na inscrição!
Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.
Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do
e-mail: abgr@abgr.com.br
Marcia Ribeiro entrevista Kelly Conde Mitidiero, Superintendente de Comunicação e Relações Externas da MAPFRE, sobre a Inovação do Empoderamento da mulher.
Ouça: https://anchor.fm/sousegura/episodes/Voz-Segura-l-A-inovao-do-empoderamento-da-mulher-e1kbdam
Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros
Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/06/edicao-277/
Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-243/
Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed42_2022.pdf
Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-173/
Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/07/05/edicao-226-eventos-comprovam-a-pujanca-do-mercado-segurador/
Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-920.html
Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n75.html
Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-2/full-view.html
Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/133132/Bia475/index.html