Matriz de Riscos: conheça as boas práticas internacionais para sua construção e uso

26, Jul. 2022

Por Francesco De Cicco, Diretor Executivo do QSP

Uma matriz de riscos pode ser utilizada para diversos fins. A norma NBR IEC 31010:2021 fornece as boas práticas internacionais para a construção e uso da matriz de riscos, bem como seus pontos fortes e suas limitações. Confira a seguir.

A matriz de riscos (ou matriz de probabilidade / consequência ou mapa de calor) é um meio de combinar classificações qualitativas ou semiquantitativas de consequências e probabilidades, a fim de produzir um nível de risco ou uma classificação de risco.

A matriz de riscos é comumente usada como uma ferramenta de triagem quando muitos riscos foram identificados. Por exemplo: para definir quais riscos necessitam de análise adicional ou mais detalhada, quais riscos necessitam primeiro de tratamento, ou quais riscos necessitam ser encaminhados a um nível gerencial mais alto. Também pode ser utilizada para ajudar a determinar se um determinado risco é amplamente aceitável ou não aceitável, de acordo com a zona em que o risco está localizado na matriz.

É muito frequente a matriz de riscos ser usada em situações onde não há dados suficientes para uma análise detalhada (ou a situação não permite tempo e esforço para uma análise mais minuciosa ou quantitativa).

Além disso, uma forma de matriz de riscos também é usada para a análise de criticidade na FMECA - Análise de modos, efeitos e criticidade de falha - e em outras técnicas de análise de riscos como o HAZOP - Estudo de perigos e operabilidade e a SWIFT - Técnica estruturada “E se”.

Veja abaixo o que recomenda a norma internacional e brasileira NBR IEC 31010:2021 sobre a construção da matriz de riscos e sobre o seu uso, seus pontos fortes e suas (várias) limitações.

https://drive.google.com/file/d/1RgGZ6edEmI7m1o7OjP8SuKdooNfDgync/view


XX Encontro do Comitê do Setor Elétrico da ABGR 2022 - Dias 30 e 31 de Agosto - Evento Online e Gratuito

Empresas ParticipantesAES BRASIL  / AMAZONAS ENERGIA  / BOM FUTURO-HYDRIA / CEMIG / CGT ELETROSUL / COPEL  / CPFL /  CTG BRASIL  / ECHOENERGIA  / ELERA RENOVÁVEIS   / ELETRONORTE /  ELETRONUCLEAR/  EMAE /  ENEL / ENERGISA  / ENGIE  BRASIL ENERGIA  / EQUATORIAL ENERGIA  / ENEVA  FURNAS  / GASMIG  / ITAIPU BINACIONAL /  JIRAU ENERGIA  /  LIGHT /  NEOENERGIA / NORTE ENERGIA  PETROBRAS RAÍZEN / RORAIMA ENERGIA / STATE GRID  TAESA.

Inscreva-se em: https://eventos.congresse.me/cse-abgr



A  ABGR apoia o INSURTECH LATAM FORUM 2022, UM DOS MAIORES FÓRUNS LATINO-AMERICANOS DE INOVAÇÃO EM SEGUROS

De 08 a 12 de agosto.

Mais informações sobre o forum e inscrições em:https://www.insurtechlatam.com.br/

Associados ABGR têm desconto na inscrição!




Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br