Como as seguradoras podem aproveitar o poder dos dados
04, Ago. 2022
Fonte: Digital Insurance
Ao mesmo tempo, a indústria está navegando em uma onda de
mudanças sérias. A pandemia forçou as seguradoras a reformular seus modelos
operacionais para um mundo digital. O aumento de incêndios florestais
devastadores e eventos climáticos levaram a grandes mudanças nos regulamentos.
Além disso, as seguradoras devem se preparar para alcançar a conformidade com a
IFRS 17, a maior transição que o setor viu na última década.
Com mudanças complexas acontecendo em um ritmo mais rápido
do que nunca, os dados agora são ouro preto para as seguradoras. Mas aproveitar
adequadamente o poder dos dados – em vez de apenas se afogar neles – apresenta
mais um desafio para o setor.
Fora com o velho, com os dados
Com bilhões de dispositivos conectados produzindo zettabytes
de dados, a ascensão da Internet das Coisas levou a uma verdadeira explosão de
dados. Tal como acontece com muitas indústrias, esta abundância de dados
apresenta uma imensa oportunidade para as seguradoras. Os dados em tempo real
podem fornecer informações valiosas sobre serviços mais personalizados, preços
otimizados, comportamentos e experiências do cliente e podem apresentar às
seguradoras novas oportunidades para minimizar os riscos.
À medida que as seguradoras navegam pela complexa mudança
que está acontecendo em seu setor, a capacidade de capitalizar os dados se
tornará rapidamente um diferencial competitivo. Mas tirar o máximo proveito dos
dados disponíveis hoje requer uma verdadeira transformação digital – uma
combinação de ferramentas, sistemas e processos digitais, combinados com os
recursos certos para gerenciar os três. Ou seja, para combater a mudança
externa, as seguradoras devem primeiro se sentir confortáveis com a mudança
interna.
Como é esse processo? Para muitas seguradoras, isso
significa se livrar de sistemas legados e acelerar a adoção de ferramentas que
facilitam o acesso aos dados pelas seguradoras – desde oportunidades na nuvem
até a implementação de novas experiências digitais para os clientes. Embora
manter o status quo possa parecer uma aposta segura, a verdade é que os
sistemas legados geralmente prejudicam a qualidade, a disponibilidade e a
conectividade dos dados. Em vez disso, adotar uma abordagem digital-first pode fornecer
automação de processos, promover colaboração e visibilidade perfeitas e ajudar
as seguradoras a acessar dados em tempo real – de clientes, mercados e
terceiros.
Uma nova experiência do cliente
Além dessa transição interna, aproveitar ao máximo os dados
é o que você faz com os insights disponíveis. Para as seguradoras, aprimorar a
experiência do cliente é outra área em que os dados, se tratados adequadamente,
apresentam a maior oportunidade.
Entre bloqueios e diretrizes de distanciamento social, a pandemia
levou a maioria das seguradoras a reinventar completamente seus modelos
operacionais. Com as atividades presenciais agora limitadas, as seguradoras –
que contam com fortes relacionamentos com os clientes – tiveram que trabalhar
duas vezes mais para manter as conexões com os clientes em um ambiente remoto.
É aí que os dados entram em jogo.
Além de manter os níveis de serviço em um mundo
predominantemente virtual, os dados podem ajudar as seguradoras a identificar
oportunidades para aprimorar a experiência do cliente e, em última análise,
aumentar a fidelidade do cliente. Com dados de clientes de uma variedade de
fontes e canais – de agentes e corretores digitais a pesquisas e portais online
– as seguradoras podem gerenciar compromissos em tempo real e ter uma melhor
noção do sentimento e dos comportamentos atuais do cliente. Como os clientes
estão interagindo com você? Que mudanças eles estão vendo em seus negócios e
como isso está afetando suas necessidades? Em quais incentivos eles estão mais
interessados hoje? Os dados podem ajudar as seguradoras a desvendar as
respostas para essas perguntas e muito mais, facilitando a personalização de
soluções, ferramentas e produtos para atender seu cliente ideal. Esses dados
também podem desbloquear informações sobre produtos a serem segurados,
No final das contas, os clientes procuram um serviço rápido,
confiável, personalizado e sem atritos. Mas sem acesso a insights de clientes,
as seguradoras podem perder oportunidades de lançar novas experiências, abordar
preocupações compartilhadas ou capturar novos relacionamentos. E com a inflação
e os eventos relacionados ao clima certamente impactarão os clientes nos
próximos meses, os dados serão fundamentais para ajudar as seguradoras a
atender às suas mudanças de desejos, necessidades e comportamentos.
Um futuro digital
Não há dúvidas de que os dados se tornaram um diferencial
competitivo no setor de seguros. Seja em distribuição, atuário, contabilidade,
subscrição ou operações, as seguradoras que podem capturar o poder dos dados
serão capazes de identificar e aproveitar novas oportunidades, mesmo diante de
incertezas macroeconômicas e mudanças no setor.
Mas explorar o poder dos dados requer uma mudança de
mentalidade. Se as seguradoras puderem fazer a transição para longe do modo
tradicional de pensar e operar e adotar ferramentas, sistemas e processos que
promovam uma cultura digital-first, elas poderão fazer e responder às perguntas
que definirão o futuro do setor, como: Como o aumento da inflação impactará minhas
finanças no próximo trimestre? O ambiente atual impacta nosso plano de
transição para o IFRS 17? Qual seria o impacto da agitação política contínua em
nossa atividade de contact center? Como o trabalho remoto impactou o custo e a
distribuição de nossas apólices de seguro?
A partir daí, as seguradoras podem aproveitar os dados e seus modelos digitais para executar estratégias orientadas por insights, reduzir os tempos de reação e se tornar parceiros vitalícios de clientes novos e existentes.
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