Seguro DPVAT e as mudanças propostas pelo governo
10, Ago. 2022
Fonte: CQCS
No primeiro semestre de 2022, o Ministério da Economia criou
um grupo de trabalho, com objetivo de estudar e apresentar cenários e propostas
alternativas em relação ao atual modelo operacional do Seguro Obrigatório de
Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, conhecido
como DPVAT. O grupo é temporário e tem um prazo de cinco meses para a conclusão
das atividades e emissão do relatório final, que será encaminhado ao Conselho
Nacional de Seguros Privados (CNSP).
A equipe terá que fazer a análise nos pontos positivos e
negativos do atual modelo do DPVAT, outros que vigoraram no Brasil e de alguns
modelos internacionais do seguro obrigatório do mesmo tipo. Será preciso
indicar as legislações que deveriam ser alteradas, propor as mudanças
legislativas para viabilizar um novo formato, caso sejam necessárias e
apresentar a solução, mesmo que temporária, para que seja dada a continuidade
da operacionalização do seguro, que deixou de ser cobrado a população nos dois
últimos anos, por decisão do Governo Federal.
O grupo será composto por representantes da Secretaria de
Política Econômica da Assessoria Especial de Estudos Econômicos do Ministério
da Economia, que o coordenará; Superintendência de Seguros Privados (Susep);
Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia; Comissão
de Valores Mobiliários (CVM); e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).O
Banco Central do Brasil, o Ministério da Justiça e o Ministério do Trabalho e
Previdência poderão indicar representantes para participarem de reuniões
específicas que tratem da sua área de competência, na condição de convidados,
sem direito a voto.
Propostas da Associação Brasileira de Assessoria às
Vítimas de Trânsito
A Associação Brasileira de Assessoria às Vítimas de
Trânsito, conhecida como ABAVT, se reuniu com os membros do Ministério da
Economia e efetuou as seguintes
propostas:
O valor do prêmio do bilhete, seja acessível a todos os
proprietários de veículos e suficiente para possibilitar um reajuste no valor
das indenizações às vítimas de trânsito, bem como o repasse de percentual ao
SUS e Denatran caso sejam mantidos; o valor da indenização seja reajustado para
o valor de 40 salários mínimos para coberturas de morte, em até 40 salários
mínimos para cobertura de invalidez e até 10.800,00 para DAMS; Ampliação da
concessão de cobertura com a inclusão do auxílio funeral com valor de até R$
4.500,00; Analise da documentação com conclusão de deferimento ou não em até 30
dias corridos; A Caixa Econômica Federal permanecer como gestora do Seguro DPVAT ou outro formato
que venha a ser criado; os locais onde são realizadas as pericias, com a
distância máxima de 120 km da residência das vítimas; o convenio com clinicas
de fisioterapia ou profissionais liberais para cessão de credito pro soluto ou
pro solvendo pelo paciente vítima; a manutenção do Portal do Procurador, hoje
criado e disponibilizado pela Caixa para melhor relação com Procuradores e
consequentemente mais ágil resolução as vítimas de trânsitos; e o reforço no
mecanismo de prevenção as fraudes.
Para Ariel Leão, esse
Grupo de Trabalho criado pelo Ministério da Economia, é muito importante, pois
será ele que irá fazer as mudanças necessárias para a atualização e melhoria do
DPVAT ou outro modelo de Seguro que possa vim a ser implantado, isso dará as
vítimas de transito uma segurança e maior amparo social, é preciso manter o diálogo com o Ministério da
Economia e com os órgãos competentes sobre o Seguro DPVAT, é essencial para que
os aprimoramentos necessários possam ser realizados.
“Estamos fortalecendo cada vez mais a nossa base, porque
temos que apontar o que pode melhorar junto ao Seguro DPVAT. Os procuradores
que atuam com essa modalidade de seguros, já possuem uma representatividade
junto ao trabalho da ABAVT. Temos a certeza que esse diálogo foi uma iniciativa
para que a categoria possa atuar de forma objetiva e perspicaz no atendimento
as vítimas. Mantemos o nosso compromisso na busca pelas reivindicações
necessárias, para que viabilize o processo da forma mais objetiva possível”,
concluiu.
Projeto de Lei que prevê a cobertura dos custos do
funeral das vítimas
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados
aprovou na segunda-feira (20) o Projeto de Lei 2961/21, que determina que o
seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre
(DPVAT) cubra os custos do funeral das vítimas de acidentes de trânsito. De
acordo com a proposta do deputado Luis Miranda (Republicanos-DF), o seguro
deverá pagar até R$ 2,7 mil a herdeiro ou familiar da vítima falecida, como
reembolso mediante as despesas com o funeral comprovadas.
A lei garante o pagamento por vítima de R$ 13,5 mil em caso de morte ou invalidez permanente, e de R$ 2,7 mil como reembolso à vítima por despesas com assistência médica e suplementar.
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