Valor Econômico – companhias de seguro precisam se transformar e ir além de oferecer produtos
22, Set. 2022
Executivos do setor acreditam que grandes companhias de
seguros vão precisar mudar a estratégia e focar em entender o consumidor e
atender suas necessidade
Por Denise Bueno – via Sonho Seguro
Fonte: Valor
As grandes companhias de seguros vão precisar mudar a
estratégia de ser uma organização voltada ao produto para uma que entenda o
consumidor e busque atender suas necessidades, afirmou o CEO da seguradora
Farmers, Jeffrey Dailey, em apresentação durante o InsureTech Connect (ITC), em
Las Vegas. O executivo explicou que no processo de transformação da cultura de
inovação da companhia a visão orientada ao produto precisou ser questionada.
“Na perspectiva da companhia, somos muito orientados ao
produto. Mas na visão da equipe [de inovação] na verdade não importa tanto o
produto que vendemos. A abordagem do time é entender a demografia dos
consumidores e que os clientes têm coisas que eles querem que sejam feitas”.
Para o presidente e executivo-chefe de operações (COO) da
Verisk, Mark V. Anquilare, as mudanças têm acelerado na indústria de seguros em
meio a um cenário de combinação de fatores, como pandemia, guerra, catástrofes
climáticas e comportamento de consumidores. “O momento é de aceleração da
inovação, acho que as empresas precisam ser capazes de tomar risco e ser
criativas, além de alimentar uma cultura de inovação”, avaliou.
Um dos pontos chaves para essa mudança está ligada ao
relacionamento com os clientes. “O setor de seguros tem de conseguir ser mais
rápido e mais ativo com os consumidores”, disse. Conforme Anquilare, a
tecnologia ajuda as seguradoras a entender melhor os riscos, a precificação
desses riscos e também as possibilidades de fraudes.
“Todo mundo [no setor] se tornou uma versão digital melhor
de si mesmo após a pandemia. Mas é preciso acelerar e evoluir a maneira como
usamos inteligência artificial, aprendizado de máquina e promover um
engajamento digital [as organizações].”
Um dos desafios de uma grande seguradora em relação à
inovação é justamente decidir deixar a zona de conforto negócio. “É realmente
difícil para uma companhia grande investir em algo que será pequeno por algum
tempo”, explicou Dailey. “Mas nós realmente precisamos ter uma missão e ser
devotados a ela. No nosso caso, tem sido entender o consumidor e suas
necessidades e acho que temos feito um bom trabalho em todos os tipos de
trabalho.”
O CEO da Farmers citou iniciativas como a criação de uma
equipe que faz resgates em eventos catastróficos. “Tenho orgulho de nosso trabalho
em catástrofes, por exemplo, fomos pioneiros em manter uma frota para
evacuações em casos de desastres. Nós literalmente enviamos um exército de
pessoas da companhia para lidar com furacões ou incêndios florestais.”
EXPO ABGR 2022 - XIV SEMINÁRIO DE GESTÃO DE RISCOS E SEGUROS
O maior evento de gerenciamento de riscos da América Latina, a EXPO ABGR & XIV Seminário de Gestão de Riscos e Seguros, vem repaginado em 2022. Será realizado no mesmo dia e espaço do maior evento de Inovação Financeira da América Latina, o Financial Innovation - Expo & Conference. Juntos, vamos duplicar as lideranças do segmento financeiro e seguros que participarão do evento para cerca de mais de 4000 participantes em dois dias: 16 e 17 de novembro, no Pró-Magno Centro de Eventos.
Inscrições: https://www.expoabgr.com.br/
XX ENCONTRO DO COMITÊ DO SETOR ELÉTRICO DA ABGR
Assista a gravação do Evento clicando em: https://eventos.congresse.me/cse-abgr
Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.
Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do
e-mail: abgr@abgr.com.br
4º Estudo Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil
Em comemoração ao Dia da Diversidade e Inclusão do Setor de Seguros, vem aí o maior estudo relacionado às mulheres no mercado de Seguros brasileiro.
Serão apresentados os principais dados do último estudo, e haverá em seguida um painel de discussão com lideranças do mercado de seguros sobre ações concretas para a equidade de gênero.
Abertura e Apresentação dos Resultados do Estudo: Maria Helena Monteiro e Francisco Galiza
Link do Evento: http://ens.vc/online4estudo
Mercado de Energias Renováveis no Brasil - o futuro da geração. Início em 14 de setembro. Participe!
https://agenda.ibefrio.org.br/curso/o-mercado-brasileiro-de-energia-eletrica-e-energias-renovaveis/?utm_campaign=energia+renovavel&utm_content=O+Mercado+Brasileiro+de+Energia+El%C3%A9trica+e+Energias+Renov%C3%A1veis+%E2%80%93+Educa%C3%A7%C3%A3o+Empresarial+IBEF-Rio+%281%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=energia+renovavel
VOZ SEGURA - PODCAST - VIOLÊNCIA COM PERSPECTIVA DE GÊNERO
Nesse episódio, Marcia Ribeiro entrevista Mário Assumpção, Juiz de Direito titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de São Bernardo do Campo.
Ouça o novo episódio do podcast: anchor fm/sousegura
WEBINAR FIA - Como Implantar a Gestão de Projetos em Energia Solar
Evento gratuito | Vagas limitadas COORDENAÇÃO: GPRO DATA: 13-09-2022 HORÁRIO: 19 h LOCAL: Ao vivo PALESTRANTE(S): Igor Cordeiro
Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros
Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/08/edicao-279/
Revista Cobertura:
Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed42_2022.pdf
Revista Segurador Brasil:
Revista Seguro Total:
Revista de Seguros:
Conjuntura CNseg :
Revista Insurtalks:
Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/133338/Bia476/index.html