Nenhuma informação no momento

Usando a tecnologia para proteger a infraestrutura pública dos riscos de inundação

26, Set. 2022

Por: Mark D. Miller – RISK MANAGEMENT - RIMS 

A natureza devastadora de uma inundação é dolorosamente aparente, mas ainda é chocante descobrir a contagem final de danos totais a empresas, comunidades e vidas. Estimulado pelas mudanças climáticas, desmatamento, desenvolvimento urbano e movimentos populacionais, o risco de grandes inundações está aumentando. Com tanto poder destrutivo, preparar-se para o pior e mitigar os danos que as inundações podem criar nunca foi tão crítico.

Enquanto os formuladores de políticas continuam discutindo as melhores políticas para combater as mudanças climáticas, o mercado está agindo. Ao longo da última década, novos monitoramentos, modelagem climática e hidrológica, redução de riscos e outras tecnologias tornaram-se disponíveis e estão ajudando empresas e municípios a melhor preparar, prever e detectar eventos de inundação, aumentar o tempo de espera para funcionários de emergência e socorristas e até diminuir o impacto das cheias nas suas comunidades. 

Soluções eficazes de gerenciamento de inundações e clima severo selecionam e combinam dados de uma infinidade de redes de sensores com modelos preditivos e inteligência artificial em insights acionáveis ​​para informar melhor as decisões de risco e criar resiliência para todas as partes interessadas, incluindo agências governamentais estaduais e locais, obras públicas e infraestrutura, socorristas e comunidades e empresas impactadas. 

Protegendo a infraestrutura pública

As comunidades em risco – qualquer desenvolvimento em uma planície de inundação que as águas da enchente impactariam diretamente – são as mais vulneráveis. À medida que eventos de chuva mais extremos continuam a ocorrer, os líderes de emergência precisam de ferramentas para preparar, detectar e prever eventos de inundação para proteger essas comunidades. Barragens e reservatórios são destinados a ajudar a controlar as inundações, mas também trazem seu próprio risco. Eventos extremos, projeto e manutenção deficientes ou defeitos podem tornar as barragens suscetíveis a falhas. Instrumentos de sensores modernos e redes integradas ajudam a antecipar o fluxo antes das observações de chuva. O software de segurança de barragens atualiza imediatamente a atividade sísmica e alerta o pessoal para realizar inspeções para possíveis estresses na infraestrutura. 

Os diques também são incrivelmente vulneráveis ​​durante eventos de tempestades extremas. Grandes eventos de chuva podem colocar os diques em risco de galgamento e, como visto durante o furacão Katrina , as consequências podem ser monumentais. Os sistemas remotos de erosão avisam e alertam automaticamente sobre erosões em segmentos críticos do dique com sensores incorporados antes que a água recue. O aviso antecipado de danos a essas estruturas permite que os municípios tenham o tempo necessário para fazer mudanças estruturais efetivas antes que ocorra um grande evento de inundação, e não após um desastre. Esse tempo de espera efetivamente salva vidas e a integridade de empresas próximas e infraestrutura pública.

Protegendo aeroportos

O clima severo também é uma das maiores ameaças às operações aeroportuárias, mas é altamente previsível. Sensores climáticos inovadores e sistemas de dados protegem as equipes de solo, passageiros e funcionários do aeroporto, ao mesmo tempo em que protegem os ativos de capital por meio de melhores planos de preparação e listas de verificação baseadas em dados meteorológicos avançados. A integração de dados atuais e holísticos junto com a tecnologia de monitoramento pode:

Reduza os ferimentos da tripulação e passageiros causados ​​por raios ou inundações

Garanta a continuidade operacional com alertas automatizados e relógios de contagem regressiva

Minimize alarmes falsos que retardam as operações e causam interrupções desnecessárias

Melhore o desempenho pontual com dados meteorológicos em tempo real

Estimulados por perdas de seguros e grandes interrupções operacionais após graves eventos de inundação em São Francisco, Brisbane e Sydney, Austrália e Cingapura , os aeroportos estão começando a iniciar melhores medidas de adaptação e mitigação para enfrentar o desafio imposto pelo clima extremo. Embora os esforços de infraestrutura, como a construção de paredões mais altos e novas barreiras contra inundações, sejam importantes, melhores redes de sensores e monitoramento para melhorar a previsão e a previsão são medidas cruciais e mais econômicas que podem ajudar a melhorar a segurança e mitigar riscos. 

Protegendo Escolas

Os distritos escolares devem fazer todo o possível para manter os alunos, professores e visitantes a salvo de tempestades, tornados e outras condições climáticas perigosas. Um conjunto integrado de soluções de inteligência contra inundações e clima severo permite que as escolas aumentem a segurança e a preparação. A detecção e alerta automatizados de clima severo rastreiam clima perigoso em tempo real e fornecem dados holísticos para informar melhor e acelerar a tomada de decisões. Ele pode alertar quando um raio se aproxima de um raio predefinido ao redor das instalações ou monitorar e alertar os riscos de inundação crescentes. Dados históricos e em tempo real podem ajudar os funcionários da escola a tomar melhores decisões de segurança relacionadas ao clima com seus próprios dados localizados.

 Impacto do Desenvolvimento e Projeto Estrutural Urbano

As inundações urbanas estão se tornando um perigo significativo devido ao impacto do novo desenvolvimento no desenvolvimento do legado. Por exemplo, Ellicott City, Maryland, sofreu duas tempestades de “1.000 anos” em menos de dois anos, e eventos históricos de inundação em áreas urbanas estão se tornando “mais chamativos” e mais comuns. Décadas de padrões de desenvolvimento suburbano substituíram o solo e as árvores por estradas, edifícios e outras infraestruturas impermeáveis. A estimativa precisa da distribuição espacial das chuvas é vital para modelar com sucesso os processos hidráulicos, pois os danos causados ​​pelas enchentes podem devastar propriedades da comunidade e infraestrutura vital – especialmente sem preparação. 

Com captura de dados e extensas redes de sensores, os líderes comunitários têm as ferramentas para avaliar todos os eventos e condições de tempestades possíveis para ajudar a construir os projetos mais vantajosos para escoamento, fluxo e drenagem de águas pluviais. Isso diminui o impacto das inundações e fornece aos líderes comunitários informações que podem orientar as operações de controle de inundações e ações de emergência, como evacuações e fechamento de estradas.

Prevenido é Prevenido

Um sistema eficaz de gestão de risco de inundação deve fazer mais do que apenas coletar informações. Ele deve fornecer dados acionáveis ​​que ajudem os gerentes de emergência e líderes de negócios a tomar decisões melhores rapidamente. Uma solução abrangente de gestão de inundações aborda seis missões críticas para manter as pessoas e comunidades seguras e funcionando, incluindo:

Planejamento : Projeto e manutenção da rede de Sistemas de Alerta Antecipado de Inundação (FEWS), serviços de modelagem de inundação e Desenvolvimento do Plano de Ação de Emergência (EAP)

Previsão : Previsões e modelagem de inundações em tempo real, suporte de meteorologista especializado 24 horas por dia, 7 dias por semana

Detecção : FEWS, Sistemas de Monitoramento Remoto de Erosão (REMS), estimativas de precipitação por radar

Gerenciamento de resposta: sistemas de conscientização e alerta do público, sistemas de alerta ao motorista e alarme EAP

Mitigação : precipitação histórica de radar, pluviômetro e dados de fluxo, análise de tempestade

Avaliação de risco: Sistemas de monitoramento e dados históricos e em tempo real fornecem aos gerentes uma imagem mais clara para avaliar melhor o risco.

A implementação de soluções de ponta a ponta – planejamento, detecção, previsão, gerenciamento de resposta e mitigação – pode melhorar substancialmente os esforços de gerenciamento de inundações dos líderes de emergência e a resiliência da comunidade, protegendo a infraestrutura pública. Reduzir o risco de inundação requer uma abordagem holística em que redes, sensores, modelagem e IA funcionem perfeitamente para ajudar os líderes de emergência a aumentar o tempo de espera antes de uma inundação, fornecer mais tempo para tomar decisões informadas, preparar-se adequadamente, limitar os danos e salvar vidas.

Mark D. Miller é diretor comercial da AEM, fornecedora de ferramentas de gerenciamento de risco ambiental.  


EXPO ABGR 2022 - XIV SEMINÁRIO DE GESTÃO DE RISCOS E SEGUROS

O maior evento de gerenciamento de riscos da América Latina, a EXPO ABGR & XIV Seminário de Gestão de Riscos e Seguros, vem repaginado em 2022. Será realizado no mesmo dia e espaço do maior evento de Inovação Financeira da América Latina, o Financial Innovation - Expo & Conference. Juntos, vamos duplicar as lideranças do segmento financeiro e seguros que participarão do evento para cerca de mais de 4000 participantes em dois dias: 16 e 17 de novembro, no Pró-Magno Centro de Eventos.

Inscrições: https://www.expoabgr.com.br/




IV Encontro Nacional de Seguro de Responsabilidade Civil     AIDA Brasil – Parceria com a  ABGR

Nos próximos dias 20 e 27 de outubro, das 9h às 12h, será realizada a quarta edição do tradicional Encontro Nacional de Seguro de Responsabilidade Civil. O evento, que será híbrido, acontecerá na Escola de Negócios e Seguros, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo pelo canal da AIDA Brasil no Youtube. Essa edição conta com a coordenação de Inaldo Bezerra Silva Júnior; Sergio Ruy Barroso de Mello; Daniela Benes Hirschfeld; Pery Saraiva Neto e Marcia Ribeiro.

Saiba mais:

https://aida.org.br/iv-encontro-nacional-de-seguro-de-responsabilidade-civil

         

    


XX ENCONTRO DO COMITÊ DO SETOR ELÉTRICO DA ABGR 

Assista a gravação do Evento clicando em: https://eventos.congresse.me/cse-abgr




Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 




4º Estudo Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil

Em comemoração ao Dia da Diversidade e Inclusão do Setor de Seguros, vem aí o maior estudo relacionado às mulheres no mercado de Seguros brasileiro.

Serão apresentados os principais dados do último estudo, e haverá em seguida um painel de discussão com lideranças do mercado de seguros sobre ações concretas para a equidade de gênero.

Abertura e Apresentação dos Resultados do Estudo: Maria Helena Monteiro e Francisco Galiza

 Data: 27/09/2022  Horário: 17 as 19h   Local: Auditório da ENS em SP e transmissão pelo Canal da ENS no YouTube

Link do Evento: http://ens.vc/online4estudo


O Cibercrimes da Vida Real acontece no dia 28 de setembro, 100% online e gratuito.

Inscreva-se:https://cibercrimesdavidareal.com.br/?utm_campaign=20220923_cibercrimes_da_vida_real_1_ed_-_eventos_akamai__eventos_td_tech_-_hunting_-_countdown_5_dias&utm_medium=email&utm_source=RD+Station



VOZ SEGURA - PODCAST - VIOLÊNCIA COM PERSPECTIVA DE GÊNERO

Nesse episódio, Marcia Ribeiro entrevista Mário Assumpção, Juiz de Direito titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de São Bernardo do Campo.

Ouça o novo episódio do podcast: anchor fm/sousegura


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/08/edicao-279/

Revista Cobertura:  https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-246/

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed42_2022.pdf

Revista Segurador Brasil:  https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-174/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/08/15/acoes-sustentaveis-estao-na-pauta-do-mercado/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n921.html

Conjuntura CNseg :https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n77.html

Revista Insurtalks:  https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-3/full-view.html

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/133338/Bia476/index.html