Mulheres em posições de poder: como a igualdade de gênero no mercado de trabalho pode impactar a economia
09, Mar. 2023
Fonte: Mundo RH
A presença feminina em cargos de liderança: por que isso é
importante para a diversidade corporativa
A presença feminina em cargos de liderança vem aumentando
progressivamente nos últimos anos. Mesmo assim, as mulheres ainda enfrentam
desafios para alcançar a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.
De acordo com dados do IBGE, em 2020, apenas 37,4% dos
cargos de gerência no Brasil eram ocupados por mulheres. No entanto, estudos
mostram que empresas com uma presença feminina forte em posições de liderança
tendem a ser mais inovadoras e rentáveis.
Para discutir essa questão, diversos eventos e iniciativas
têm sido promovidos, tanto por empresas quanto por organizações da sociedade
civil. Em março, por exemplo, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, que é
uma oportunidade para destacar a importância da igualdade de gênero no mundo do
trabalho.
De acordo com pesquisa realizada pela Grant Thornton,
divulgada em 2022, 38% dos cargos gerenciais nas empresas eram ocupados por
mulheres, uma pequena queda quando comparado a 2021, quando o percentual era de
39%. Indo na contramão dos números e apostando no potencial feminino,
destacamos a seguir algumas empresas que possuem mulheres em cargos de
liderança em importantes empresas do país a fim de levantar os indicadores do
mercado e garantir cada vez mais visibilidade ao tema. Confira:
A Intelligenza IT, consultoria nacional de tecnologia SAP
para RH, segue investindo e ampliando iniciativas em prol do desenvolvimento de
uma cultura interna cada vez mais inclusiva e diversa, valorizando seus
profissionais e promovendo programas internos de capacitação e desenvolvimento
de talentos. Como resultado, a empresa deseja alcançar um modelo de gestão cada
vez mais sustentável e alinhado com o futuro do mercado, como ampliar e
expandir a contratação de profissionais e promover sua evolução dentro da
empresa. Com essa iniciativa, a HRTech conta hoje com um quadro interno de mais
de 280 funcionários, dos quais, 42% são
representados por pessoas que se identificam como gênero feminino, sendo 48%
delas responsáveis por cargos de liderança.
Já na Sorte Online, maior plataforma de inovação digital em loterias e uma das principais do segmento no país, mulheres em cargos de especialistas e liderança representam 47,62% em comparação com homens nas mesmas posições. Entre 2021 e 2022, o time de People da empresa criou vagas afirmativas para incentivar que houvesse um aumento no número de mulheres em um segmento predominantemente masculino, como o de tecnologia.
A Traive™ é uma plataforma que digitaliza toda a jornada do
crédito agrícola desde a demanda do produtor até o mercado financeiro. Cerca de
31% do time é feminino. A iniciativa é da Chief AI Officer e co-fundadora da
empresa, Aline Pezente, que desde o início da empresa, em 2017, abraçou o
desafio de trazer mais mulheres para o setor. A tecnologia da Traive permite
que empresas de defensivos, revendas, cooperativas e tradings façam a análise,
registro, gestão e comercialização de seus créditos em uma única plataforma. Além
disso, a solução gera uma avaliação de risco imediata com seus modelos de
inteligência artificial proprietários que, por meio de mecanismos de
monitoramento em tempo real do risco da carteira de crédito, contribui para que
gestores de crédito, bancos e fintechs tomem decisões mais precisas e ágeis,
reduzindo custos e mitigando riscos financeiros.
O Infojobs também se destaca com uma liderança feminina
focada em apoiar e impulsionar equipes para provocar impacto positivo. A CEO da
plataforma líder no mercado é responsável pela operação no Brasil e tem mais de
21 anos de experiência na área de tecnologia e RH. Ana provou que é possível se
destacar e digitalizar um setor tradicional, além de combater as dificuldades
de gênero.
Atualmente, a empresa possui 56,5% de lideranças femininas e
o time de colaboradores é composto por 63,3% de mulheres, prezando pela
representatividade. Além de ser responsável pelo “Infojobs impulsiona
Mulheres“, iniciativa que busca promover o protagonismo feminino no mercado de trabalho.
Em um dos painéis de 2023, os especialistas abordarão sobre os paradigmas da
ascensão de lideranças em diferentes setores e como as mulheres chegam ao topo.
A Impulso, organização especializada no desenvolvimento de
profissionais e entrega de times de tecnologia sob demanda, acredita fortemente
na diversidade e tem o tema como um dos pilares essenciais da companhia.
Recentemente, a empresa desenvolveu um programa de incentivo que subsidia 80%
do custo do serviço para que companhias contratem pessoas de grupos
minorizados. Com mais de 73% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, a
empresa faz questão de destacar a importância desse movimento em sua página
oficial, a fim de inspirar outras organizações a adotarem práticas mais
inclusivas e igualitárias. Para incentivar ainda mais a contratação de pessoas
de grupos minorizados, a Impulso implementou marcadores identitários em seus
sistemas de gerenciamento de talentos. Esses marcadores auxiliam no processo de
seleção e oferta de vagas afirmativas para mulheres e outras minorias. Com
isso, a empresa reforça seu compromisso com a diversidade e com a promoção de
um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo.
A Juntos Somos Mais, startup de tecnologia fruto de uma
joint venture entre Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre. É criadora do maior
ecossistema de construção civil do país, reúne mais de 40 marcas líderes do
setor, conta com mais de 90 mil lojas cadastradas e dialoga com quase 1 milhão
de pessoas, entre lojistas e profissionais de obra. Desde setembro de 2022,
conta com Juliana Carsoni como CEO da empresa. Com vasto conhecimento em
marketplaces, transformação digital no varejo e trade, a chegada da executiva
na startup incentiva outras mulheres a fazerem parte do segmento matcon, tão
tradicionalmente masculino, além de fomentar a presença feminina em cargos
de liderança.
No Melhor Envio, plataforma de intermediação logística entre
vendedores virtuais e transportadoras, dos 423 colaboradores, 56% são mulheres.
Entre as principais lideranças, está a CGO, Stela Torres, que conduz as frentes
de Customer Success, Comercial, Marketing, Business Development e a construção
e execução de todas as estratégias de revenue e crescimento da empresa.
A Ekko Group, incorporadora líder no segmento de médio e alto
padrão da região Metropolitana de São Paulo, apesar de atuar em um setor
majoritariamente masculino, também é marcada pela forte presença feminina em
cargos de liderança. São cerca de 42% dos cargos comandados por mulheres. Entre
elas a Vice Presidente de Incorporação, Laryssa Burgos; a Ingrid Dias, como
CMO; Ana Paula Cincea, como Diretora de Incorporação, Mariana Soares, como
Diretora do Jurídico; Nadia Nolasco como Diretora de Controladoria e a Juliana
Baldim como Diretora de Transformação.
Na AutoForce, primeira plataforma de Cloud Commerce para venda e compra de veículos na América Latina, o compromisso com a equidade feminina e diversidade se reflete no índice de mulheres em posições de liderança: 60% da alta e média gerência são mulheres, algo raro nos segmentos automotivo e de tecnologia, tradicionalmente liderados por homens. Quando considerados todos os níveis hierárquicos, o índice chega a 41%. Uma das lideranças da AutoForce é Isaiane de Mendonça, Chief Product Officer (CPO) e sócia-fundadora da martech. Isaiane é graduada em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e, atualmente, é uma das responsáveis pelo time de desenvolvimento e programação da companhia. “A diversidade é uma pauta estratégica na AutoForce. Para nós é motivo de orgulho ter um quadro sem disparidade de gênero e diversa”, analisa
----------------------------------------------------
Webinar - Sistemas Seguros e Visão Zero no Brasil
No próximo dia 09 de março, a Fundación MAPFRE e o Instituto Cordial lançarão um estudo sobre os Sistemas Seguros e Visão Zero no Brasil. O evento começará às 10h e será de forma totalmente online através da plataforma YouTube.
Link de acesso para o lançamento do estudo https://bit.ly/3tf7nru
Treinamento on-line IBEF Rio - GRC de Segurança da Informação e Cibernética. 07 de março
A ABGR apoia o XV Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência, uma realização da Associação Internacional de Direito de Seguro (AIDA) seção Brasil.
A ABGR apoia o Brasil Insurance & Insurtech Summit 2023 -30 de março em São Paulo
Mais informações e inscrições: https://insurtechsummitbrasil.com/
CONSEFAR-Congresso de Segurança para Produtos Farmacêuticos
Fórum Cyber da WTW - Edição de março/2023
A edição desse mês será on-line e acontecerá no dia 23 de março às 16h30,
Faça sua inscrição gratuitamente! https://events.wtwco.com/event/02dfc695-e364-4516-98ea-0bf8de9829d6/summary
Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.
Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br
Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros:
Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2023/03/revista-apolice-edicao-284/
Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-250/#1
Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed45_2022.pdf
Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-176/
Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2023/02/13/revista-seguro-total-ed-230/
Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n923.html
Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n84-8A8AA8A385DE9D4A01865BF756D54CC2.html
Revista Insurtalks: https://www.insurtalks.com.br/revista/revista-insurtalks-4
Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/134480/Bia479/index.htm
Tweet to @abgr_brasil Tweet