Nenhuma informação no momento

Resolução CNSP 407/2021 – Quais os desafios que estão por vir?

16, Mar. 2023

Fonte: Revista Seguro Total 

 

Estar em linha com a Resolução 407/2021, do CNSP – Conselho Nacional de Seguros Privados, que entrou em vigor em 1º abril de 2021, traz a premissa de inovação no formato da elaboração e comercialização de contratos de seguros de grandes riscos. Isso significa poder revisar os contratos de seguros, fazer as mudanças necessárias e buscar a melhoria na experiência do segurado. A colocação de grandes riscos no mercado segurador/ressegurador é um processo de extrema complexidade, no qual os gestores de riscos têm enfrentado cada vez mais dificuldades de atendimento aos seus anseios e especificidades dos diversos riscos mapeados/identificados.

A Resolução CNSP 407/2021 possibilita maior liberdade para que os seguros de grandes riscos sejam negociados e estruturados de acordo com as necessidades de cada cliente/negócio, podendo inclusive prever a cobertura de diferentes ramos de seguro de danos, observada a regulamentação contábil. Sem sombra de dúvida, há uma enorme janela de oportunidades com grandes mudanças de liberdade na estruturação de produtos e clausulados aderentes, livremente negociados.

Contudo, vale ressaltar, que a personalização dos contratos e adaptação a essa realidade demandará maior tempo na negociação e estruturação, até que o mercado segurador/ressegurador esteja amadurecido e tenha construído um modelo direcionador, mas não engessado, pois, nesse caso, voltaríamos à condição anterior.

Apesar da Resolução CNSP 407/2021 ter entrado em vigor em 1º abril de 2021, pouco temos observado de movimentação prática para exploração das novas oportunidades. Aqui estão alguns questionamentos: (i) Podemos considerar essa nova possibilidade como uma quebra de paradigma? (ii) Será que o mercado está preparado para essa mudança radical? (iii) Será que o mercado tem interesse em mudar de fato?

Afinal, o novo modelo e oportunidades propostas pela 407 propõe uma reviravolta nas negociações de seguros de grandes riscos, saindo de um modelo padronizado, com poucas oportunidades de adaptações e morosidade nas flexibilizações, para um modelo livremente negociado e pactuado entre as partes, sem perder todo o suporte regulatório, extremamente importante no mercado.

Para que os gestores de riscos possam aproveitar as oportunidades e negociar condições diferenciadas e aderentes, é fundamental ter um mapeamento estruturado e detalhado dos riscos, o que demanda conhecimento e constante desenvolvimento. Um programa de gerenciamento de riscos robusto passa também a ser um ponto-chave nas perspectivas das companhias aceitarem condições amplas. Afinal, assumir maiores riscos condicionam as seguradoras entenderem o que a organização tem feito relacionado à prevenção e mitigação dos seus riscos.

Fato é, ter maior liberdade, traz maior responsabilidade as partes envolvidas. Os gestores de riscos precisam aprofundar ainda mais o conhecimento nos riscos do negócio, principalmente na seleção de parceiros que tenham know-how.  Os brokers precisarão ter perfil consultivo, estando mais perto do cliente, visando entender seus anseios e mapear oportunidades, inovando os processos. Já as seguradoras, apesar das grandes oportunidades de modernização, precisam se estruturar, pois não é tarefa fácil negociar condições personalizadas e especificas.

Novos questionamentos surgem aqui: (i) Será que a reestruturação necessária está sendo feita pelo mercado? (ii) Será por isso que temos visto pouca evolução até o momento? (iii) Falta preparação para essa nova condição e momento? (iv) Qual o melhor caminho e preparação adequada? Como ficam os dois lados da moeda, fornecedor e comprador?

Não podemos esquecer também que todo esse movimento traz novos protagonistas muito relevantes no processo, os especialistas em direito securitário.  Negociar e estruturar condições contratuais livremente pactuadas demandarão muito desses especialistas. Atualmente eles são envolvidos e acionados, na maioria das vezes, em casos de sinistros complexos, mas agora passam a ser fundamentais de ponta a ponta.

Apesar de ainda não ter conhecimento de casos práticos de negociações livremente pactuadas, em conformidade com a 407, pelo menos no setor elétrico, onde atuo, entendo que é um caminho sem volta. Estamos em uma longa e desafiadora caminhada, o mundo está em constante mudança e o mercado precisa acompanhar essa evolução. No meu entendimento, fica muito claro que todas as partes precisam se preparar, dialogar e unir forças, pois é grande a vontade de experimentar essas novas possibilidades e oportunidades o quanto antes. O tempo urge! Na expectativa!

*Leonardo de Castro Beto é diretor regional Minas Gerais

https://revistasegurototal.com.br/2023/03/14/resolucao-cnsp-407-2021-quais-os-desafios-que-estao-por-vir/

--------------------------------------------------


A ABGR apoia o XV Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência, uma realização da Associação Internacional de Direito de Seguro (AIDA) seção Brasil.

 Dias 30 e 31 de Março em Foz do Iguaçu-PR.

 Mais informações e inscrições: https://congressoaida.com.br/



A ABGR apoia o Brasil Insurance & Insurtech Summit 2023 -30 de março em São Paulo

Mais informações e inscrições: https://insurtechsummitbrasil.com/



CONSEFAR-Congresso de Segurança para Produtos Farmacêuticos

 Dias 24 e 25 de maio no Hotel Estanplaza International

 Programação e Inscrições: http://www.consefar.com.br/



Terças-feiras com Lloyd's – Fique conectado!- Participe do Webinar

https://www.lloyds.com/news-and-insights/events/tuesdays-with-lloyds-210323


Webinar online - 22 Março, às 17h - Inscreva-se gratuitamente em:

https://clickcompliance.com/webinar-cipa/?utm_source=drip&utm_medium=email&utm_campaign=webinar-live


Fórum Cyber da WTW - Edição de março/2023

A edição desse mês será on-line e acontecerá no dia 23 de março às 16h30,

Faça sua inscrição gratuitamente! https://events.wtwco.com/event/02dfc695-e364-4516-98ea-0bf8de9829d6/summary



Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br



Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros: 

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2023/03/revista-apolice-edicao-284/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-250/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed46_2023.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-176/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2023/02/13/revista-seguro-total-ed-230/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n923.html

Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n84-8A8AA8A385DE9D4A01865BF756D54CC2.html

Revista Insurtalks: https://www.insurtalks.com.br/revista/revista-insurtalks-4

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/134480/Bia479/index.htm