Nenhuma informação no momento

6 etapas para maximizar o valor das ferramentas RMIS

04, Ago. 2023

Por Patrick O'Neill | Fonte: Revista Risk Management -RIMS

Os profissionais de risco dependem cada vez mais da tecnologia para gerenciar o risco de negócios, mas muitos também sentem que estão subutilizando seu atual sistema de informações de gerenciamento de risco (RMIS). Na verdade, mais da metade dos mais de 1.000 executivos de risco entrevistados no Relatório 2023 RMIS da Redhand Advisors caracterizam o uso de análises como “apenas moderadamente eficaz ou pior”. Quase o mesmo número ainda não utiliza seu RMIS em sua capacidade total devido ao custo, falta de recursos e falta de treinamento ou conhecimento do sistema.

Para preencher a lacuna, os gerentes de risco precisam se concentrar em melhorar a qualidade e governança de seus dados; contratar analistas de dados qualificados; e explore a adoção de análise de big data, inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Abaixo estão seis estratégias para obter melhores resultados ao aplicar análises avançadas ao seu processo de gerenciamento de riscos, esteja você apenas começando a usar a tecnologia de riscos ou implementando um sistema há vários anos:

1. Defina metas e objetivos para seu projeto de análise de dados. Compreender suas metas e objetivos permitirá que você alinhe seus esforços com resultados que agregam valor. Trabalhe para trás e inicie o processo considerando como a aplicação de análises avançadas ajudará a atingir seus objetivos. Você pode até descrever os casos de uso e, em seguida, aplicar as ferramentas ou funcionalidades específicas que geram os melhores resultados para suas necessidades. Por exemplo, se sua equipe achar os painéis especialmente úteis, algumas ferramentas oferecerão uma visualização mais robusta do que outras.

2. Revise o que está em sua caixa de ferramentas de tecnologia atual. Os sistemas que você possui suportam seus objetivos ou você precisa procurar ferramentas adicionais de terceiros para atingi-los? Não é um processo simples ativar as várias ferramentas que seu fornecedor pode oferecer e fazer com que elas atendam automaticamente às suas necessidades específicas - o software é tão eficaz quanto o planejamento por trás dele.

3. Certifique-se de que os dados sejam precisos e limpos.A qualidade dos dados é um desafio em todo o setor. Superficialmente, seus dados podem parecer atualizados e precisos. No entanto, após um exame mais minucioso, você pode descobrir que suas tabelas de códigos não são adequadas para seus riscos ou que seus códigos de causa de lesões e acidentes estão desatualizados ou muito genéricos para seu nível de atividade. Por exemplo, se você usar as listas padrão de sua operadora de seguros ou administrador terceirizado, 90% de seus sinistros podem ser codificados como tipos de sinistros únicos porque não há uma lista específica para seu setor. Para capturar os dados corretos, é fundamental ter códigos específicos para seu setor ou até mesmo para sua organização individual. Da mesma forma, se você estiver analisando suas localizações em relação a zonas de inundação locais e potencial para furacões, mas não tiver os geocódigos específicos correspondentes a essas localizações,

4. Extrair dados valiosos no comentário de uma reclamação em vez dos códigos. Se um trabalhador ferir várias partes do corpo e as únicas opções em seu RMIS forem “lesão no ombro” ou “lesões múltiplas”, isso não dará à sua equipe de sinistros o que ela precisa. Em vez disso, você pode “extrair” o comentário importante em cada reivindicação. Por exemplo, lesões no ombro e nas costas são as mais caras para as organizações, portanto, o tratamento e a resposta adequados podem ter um impacto positivo nas tendências de sinistros. Outro benefício da análise de dados narrativos é que os detalhes não codificados podem ser essenciais para a resolução de uma reclamação. Por exemplo, comorbidades do trabalhador normalmente não são capturadas como parte da reclamação, mas podem ser encontradas na narrativa ou comentário.

5. Integre a análise de dados em seus processos de negócios. Mesmo quando superam a dificuldade de obter dados RMIS de qualidade, muitas equipes de gerenciamento de risco ainda usam essas informações em silos, em vez de aproveitá-las para tomar decisões nos negócios e em suas operações. Por exemplo, você sinaliza reivindicações com potencial de alto custo ou gravidade? Se o seu RMIS pudesse enviar instantaneamente tal reclamação ao regulador, um membro da equipe poderia entrar em contato rapidamente com o funcionário ferido.

Da mesma forma, se o seu RMIS pudesse sinalizar automaticamente reivindicações potencialmente fraudulentas e entregá-las ao perito certo, sua equipe poderia agir rapidamente, em vez de esperar por um relatório que poderia circular uma semana depois. É possível incorporar análises e resultados do RMIS em seus fluxos de trabalho e processos e tornar esses dados acionáveis ​​dentro de um prazo compactado.

6. Tome medidas para adotar análise de big data, inteligência artificial e aprendizado de máquina em seu RMIS.As ferramentas e funcionalidades de risco baseadas em tecnologia percorreram um longo caminho desde onde estavam há apenas dois anos. A capacidade de incorporar IA, como ChatGPT, em processos de análise de dados só ficou disponível nos últimos oito meses, por exemplo. A integração de análises avançadas em seus processos de risco requer um certo nível de especialização, por isso é fundamental ter colegas de equipe que possam dar suporte a essa atividade. A mudança para um modelo de software como serviço (SaaS) nos últimos anos permitiu que as empresas empurrassem seu departamento de TI para fora do processo de implementação de software, já que os fornecedores de RMIS são normalmente responsáveis ​​por tudo na nuvem. No entanto, muitas empresas agora estão trazendo a TI de volta à mesa para oferecer suporte a aplicativos SaaS nas operações de negócios. Se sua equipe de gerenciamento de riscos não conseguiu fazer isso acontecer,  

À medida que os recursos do RMIS continuam a evoluir, os profissionais de risco têm estado ativamente envolvidos no teste, avaliação e refinamento dos processos analíticos de suas empresas. Isso requer envolvimento com departamentos e operações em toda a organização para quebrar os silos e maximizar as soluções de tecnologia que você possui. Você também precisa colaborar com seus fornecedores para se manter a par das novas ferramentas e recursos que eles podem adicionar às suas plataformas. Ao integrar seus aplicativos de tecnologia em seu processo de melhoria contínua, você poderá obter um retorno forte e sustentável do investimento de suas ferramentas RMIS.

Patrick O'Neill é fundador e presidente da Redhand Advisors.

https://www.rmmagazine.com/articles/article/2023/08/01/6-steps-to-maximize-the-value-of-rmis-tools

------------------------------------------------------------------


XV Seminário de Gestão de Riscos e Seguros - EXPO ABGR 2023

https://abgr.com.br/expoabgr2023/


Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!

Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados


Save the Date - V Encontro Nacional de Seguro de Responsabilidade Civil - Apoio ABGR 

Nos dias 19 e 26 de outubro, em formato híbrido, o V Encontro Nacional de Responsabilidade Civil e Seguro, evento organizado pelo Grupo Nacional de Trabalho de Responsabilidade Civil da AIDA Brasil.
Continue acompanhando as redes sociais para ficar por dentro das novidades desse grande evento!


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br


RIMS e ABGR anunciam nova parceria de colaboração que oferece benefícios para os associados da ABGR

Saiba mais em: https://www.rims.org/community/global-professionals/abgr-offer


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros: 

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2023/07/revista-apolice-289/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-254/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed48_2023.pdf

Revista Seguro Total : https://revistasegurototal.com.br/2023/07/24/investimento-em-tecnologia-e-capacitacao/

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-179/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n925.html

Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n90.html

Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-6/full-view.html

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/135028/Bia481/index.html

Portal CQCS: https://cqcs.com.br/