Nenhuma informação no momento

Como criar uma estratégia eficaz de mitigação de riscos de energia

08, Ago. 2023

Fonte: Revista Risk Management -RIMS

Por Joe Haugen | 8 de agosto de 2023

Em um mercado de energia volátil, ter uma estratégia projetada para atender às necessidades exclusivas de sua organização é essencial para o gerenciamento de riscos. Na verdade, para as empresas que buscam uma maneira eficaz de gerenciar os custos operacionais, uma estratégia de energia sob medida é uma ferramenta eficaz para atingir seus objetivos. 

Embora os mercados de energia sejam naturalmente cíclicos, já se passaram vários anos desde que experimentamos volatilidade e flutuações de preços como nos últimos meses. Essa volatilidade se deve a alguns fatores principais:

O mercado de energia dos EUA é cada vez mais impulsionado pelas demandas globais de energia. 

A rede de energia dos EUA está no meio de uma transição massiva, do carvão ao gás natural para fontes de energia renováveis. À medida que as usinas de energia mais antigas se aposentam e novas usinas de energia mais eficientes entram em operação, estamos mudando para um estado em que a rede não tem mais suprimento de energia em excesso. 

Continuamos a aumentar a demanda por eletricidade por meio da eletrificação de tecnologias que historicamente funcionavam com combustíveis fósseis, como veículos elétricos e bombas de calor. 

Para os tomadores de decisão que desejam gerenciar melhor os custos em meio a essa volatilidade, há algumas considerações importantes. Quando o mercado está mais volátil, o momento da execução do contrato com seu fornecedor de energia torna-se ainda mais crítico, pois os preços podem subir e descer ao longo do dia. Também é importante observar que o quanto essa volatilidade do mercado afetará seus negócios depende de quanto risco sua empresa está disposta a assumir ao assinar um contrato de fornecimento de commodities. Para ajudar você e sua empresa a começar a desenvolver uma estratégia de energia que atenda às suas necessidades e reduza os riscos, considere o seguinte: 

Avalie seu apetite ao risco ao escolher um contrato de energia. Como gerente de risco do seu negócio, você precisará considerar a estratégia e a solução de energia que se adaptam ao apetite de risco da sua organização e examinar a sensibilidade do seu negócio às flutuações de preço. 

Existem duas estratégias comuns que as empresas usam para comprar sua energia: uma estratégia pontual de preço fixo e uma estratégia de compra flexível. Ao analisar estratégias para o seu negócio, é importante considerar se você deseja bloquear os vários componentes de custo ou aproveitar o mercado. Em outras palavras, você precisa decidir se deseja fixar, flutuar ou escolher uma combinação dos dois.

Um contrato de preço fixo de energia ajuda a compensar a variabilidade horária nos preços de energia. Em última análise, você está escolhendo a certeza de custo ao garantir vários anos de energia ao preço atual para a duração do seu contrato. Se você fizer sua compra quando as taxas estiverem baixas, você se beneficiará dessa taxa mais baixa durante todo o período. Sua fatura mensal ainda varia de acordo com o seu consumo, mas a taxa que você paga permanece constante, independentemente do que aconteça no mercado. Se o seu negócio é mais avesso ao risco, você pode ajudar a gerenciar esse risco com esse tipo de contrato. No entanto, é importante observar que o tempo é tudo: você deseja travar quando as taxas estiverem baixas e estáveis ​​ou caindo no período que está considerando. A certeza de preço a longo prazo pode vir com um prêmio de preço.

Um contrato por tempo de uso repassa diretamente os preços de atacado aos consumidores. Na hora de escolher esse tipo de produto, é importante entender como se desenvolveu o mercado de energia, bem como os fundamentos que afetam essas tarifas. Por exemplo, em mercados de energia desregulados, ocorre um leilão de energia por hora, durante o qual os geradores fazem lances para participar. As tarifas são influenciadas pela demanda de geração, normalmente impulsionada pelo clima, eficiência dos geradores e custo do combustível. Os mercados de energia podem ser voláteis, por isso é importante monitorar continuamente as condições do mercado, assim como você faria com os mercados financeiros e fazer os ajustes necessários para ficar à frente das mudanças.

Crie uma linha de base para o uso de energia da sua empresa. É importante monitorar e entender o uso de energia da sua organização e como esses dados afetam seus custos.

Isso é fundamental, pois a eficiência é algo que você pode controlar mesmo quando os mercados estão voláteis. A implementação de práticas de eficiência energética pode afetar positivamente o uso e o gasto geral de energia. Ele também pode reduzir efetivamente seu impacto de carbono e ajudá-lo a relatar com precisão seus esforços de redução de carbono para atender aos padrões ESG de sua organização. Depois de rastrear seu uso, um fornecedor experiente pode ajudar sua empresa a entender melhor quando seu uso de energia está custando mais caro. Há horários de pico do dia em que a energia é mais cara devido à maior demanda. 

Para organizações que consideram esforços de sustentabilidade, mas não sabem por onde começar, atualizações de eficiência energética, como iluminação LED, são um ótimo primeiro passo. Se sua empresa está mais avançada em sua jornada de eficiência, aproveitar a energia limpa também pode ajudá-lo a controlar seus custos de energia, especialmente à medida que os custos de combustível fóssil aumentam. Na última década, os custos de energia solar e eólica caíram constantemente, com os custos fotovoltaicos (PV) de telhados comerciais caindo quase 70%, de acordo com o Laboratório Nacional de Energia Renovável . Certifique-se de discutir suas dúvidas com seu fornecedor, pois existem várias opções sustentáveis ​​que carregam um impacto de custo menor do que o esperado. 

Joe Haugen é o Diretor de Fornecimento de Energia da IGS Energy, um varejista de energia que atende clientes nos EUA. Haugen é responsável pela precificação de energia, comercialização e cobertura de energia e operações de mercado atacadista por trás de mais de vinte concessionárias em ERCOT, ISO NE, MISO, e PJM.

https://www.rmmagazine.com/articles/article/2023/08/08/headline-3-ways-to-create-an-effective-energy-risk-mitigation-strategy

--------------------------------------------------------------------------------------------------


XV Seminário de Gestão de Riscos e Seguros - EXPO ABGR 2023

https://abgr.com.br/expoabgr2023/


Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!

Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados