Sistema de consultas de seguros: Susep esclarece dúvidas

Fonte: CQCS

Disponibilizado pela Susep desde esta segunda-feira (13), o Sistema de Consulta de Seguros tem uma área específica para esclarecer dúvidas dos segurados.   

Há, por exemplo, uma orientação para aqueles que encontrarem um seguro que não contrataram ou foi contratado sem a sua concordância. Neste caso, a Susep recomenda que se faça uma reclamação no portal “Consumidor.gov.br”, indicando o problema “Informações incompletas/inadequadas sobre o serviço”. De acordo com a autarquia, a ouvidoria da empresa reclamada “terá até 10 dias para analisar a reclamação e responder”. 

A Susep esclarece ainda que, mesmo de posse de uma procuração, não é possível consultar os seguros de uma outra pessoa. “O Sistema de Consulta de Seguros é um serviço disponibilizado via conta gov.br, que é de acesso pessoal, permitindo apenas a consulta do próprio segurado”, explica a autarquia. 

Para aqueles que encontraram um seguro contratado, mas com informações incorretas ou diferentes daquelas que constam na sua apólice ou documentos recebidos, a Susep recomenda que o segurado faça contato diretamente com a seguradora para esclarecer as divergências. 

RAMOS. Por enquanto, a consulta inclui os seguintes seguros: automóveis, habitacionais, patrimoniais (por exemplo, seguro residencial), de responsabilidades, rural, riscos financeiros (por exemplo, crédito e fiança locatícia), tanto para os seguros aceitos no Brasil, como no exterior por seguradoras brasileiras. 

O Sistema ainda não disponibiliza os dados referentes a planos de saúde e seguros saúde; previdência privada aberta; títulos de capitalização; seguros fora do período de vigência; e de empresas participantes do sandbox regulatório. 

Além disso, podem não constar dados das apólices contratadas há menos de 4 dias úteis ou seguros de vida, viagem, prestamista e de acidentes pessoais, entre outros seguros de pessoas (em implementação). 

O acesso ao sistema pode ser feito neste link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/sistema-de-consulta-de-seguros

 SUSEP

https://cqcs.com.br/noticia/sistema-de-consultas-de-seguros-susep-esclarece-duvidas/

---------------------------------------------------------------------------------

KPMG Business School - Treinamento: Conformidade em Seguros 

**Associados ABGR têm 30% de desconto nas inscrições ** **Associados ABGR têm 30% de desconto nas inscrições **
Início: 1 de fevereiro   -  26 horas de conteúdo. 
Adquira o conhecimento técnico necessário para implementar áreas e processos que atendam aos aspectos regulatórios do setor de seguros.
Aprenda sobre os temas de Governança Corporativa, Riscos, Compliance, Controles Internos e Auditoria Interna em uma formação completa com foco na Resolução CNSP 416/2021, Circulares da SUSEP: 612/2020, 666/2022, 638/2021, 648/2022 e demais normas aplicáveis e correlatas. Interessados manter contato através do e-mail: abgr@abgr.com.br
Site do curso: https://lnkd.in/guYka-Nc



Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!

Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados