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ChatGPT e o combate à fraude em seguros

24, Nov. 2023

Fonte: CQCS

 É difícil escapar do entusiasmo em torno do ChatGPT e de outras inteligências artificiais . A importância de aprender os riscos e vantagens da tecnologia artificial não pode ser subestimada. Isto é especialmente verdadeiro para o setor de seguros, onde as companhias de seguros estão integrando a IA no processo de sinistros. Na verdade, a IA pode ser tanto uma fonte de fraude em seguros como uma forma de a detectar e prevenir.

ChatGPT explicado…

O ChatGPT – talvez o programa de IA mais conhecido – é um chatbot de IA que usa processamento de linguagem natural para responder a perguntas e redigir vários conteúdos escritos de forma conversacional. Ao receber uma solicitação, o ChatGPT gera respostas de texto com base em seu conhecimento, derivado de uma coleção diversificada de textos da Internet, gerados por milhões de usuários em todo o mundo. A versão mais recente do ChatGPT e outras formas de IA generativa também têm a capacidade de criar e manipular imagens.

Amigo e inimigo

Os fraudadores de seguros conhecem bem a IA. Na verdade, a utilização da IA ​​para facilitar reclamações de fraude aumentou constantemente ao longo da última década, consistente com os avanços da tecnologia. Agora que o ChatGPT e outras formas de IA generativa estão prontamente disponíveis para o público em geral, as seguradoras devem estar cientes de como esta tecnologia pode ser usada para apoiar e proteger contra sinistros de seguros fraudulentos.

ChatGPT é um contador de histórias especialista. Ele tem a capacidade de pegar uma sugestão simples e transformá-la em uma história convincente. Pode, portanto, servir como uma ferramenta útil para quem deseja exagerar, ou mesmo fabricar, um sinistro. Os fraudadores de seguros também podem utilizar ChatGPT e outras IAs generativas para gerar documentos falsos e evidências fotográficas para apoiar uma reclamação fraudulenta. ChatGPT e outras formas de IA também são excelentes agregadores de dados, porque podem produzir resultados sucintos e aparentemente confiáveis ​​a partir de fontes de dados quase ilimitadas – um conjunto de dados que continua a crescer a cada dia por meio de entradas de usuários e aprendizado de máquina. As seguradoras devem, portanto, estar em alerta máximo para sinistros fraudulentos assistidos por IA.

Ao mesmo tempo, as seguradoras também devem considerar como o ChatGPT e outras ferramentas de IA podem ajudar na detecção e sinalização de sinistros fraudulentos. Algumas ferramentas generativas de IA têm a capacidade de detectar conteúdo gerado por IA, especialmente grandes volumes de conteúdo, e, portanto, têm o potencial de detectar as reivindicações fraudulentas assistidas por IA discutidas acima.

Além disso, como o ChatGPT utiliza processamento de linguagem natural para detectar padrões em conversas, ele tem o potencial de analisar conversas entre clientes e agentes e detectar comportamentos suspeitos e potencialmente fraudulentos. Desta forma, o ChatGPT e a IA generativa podem ser ferramentas úteis para detectar fraudes antes que elas ocorram. Além disso, as ferramentas de IA são económicas porque podem rever uma quantidade significativa de dados num tempo significativamente mais curto do que os revisores humanos.

À medida que a IA generativa continua a avançar, também aumentará a sua capacidade de detectar e sinalizar reclamações fraudulentas – mesmo aquelas que são criadas pela IA. Ao utilizar a tecnologia de IA e ficar um passo à frente dos fraudadores, as companhias de seguros podem reduzir substancialmente as suas perdas associadas a sinistros fraudulentos.


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