Nenhuma informação no momento

Wild exige clareza nas políticas de subscrição ESG

09, Fev. 2024

Por Rodrigo Amaral- Fonte: Commercial Risk online

Oliver Wild falando na abertura do 31º Rencontres de l'AMRAE, a conferência anual da associação em Deauville, 2024Oliver Wild, presidente da AMRAE

O chefe da associação francesa de gestão de risco instou as seguradoras a serem mais coerentes com as suas políticas de subscrição porque ainda não estão a recompensar os esforços de gestão de risco e ESG feitos pelos clientes.

Oliver Wild, presidente da AMRAE, também exigiu que as seguradoras dialogassem mais com os compradores e fornecessem coberturas para sectores, como as energias renováveis, que actualmente lutam para encontrar protecção.

“As apólices de seguro estão entre a bigorna e o martelo”, disse Wild na abertura do 31º Rencontres de l'AMRAE, a conferência anual da associação em Deauville. “Mas há pouca coerência geral entre as políticas de subscrição (implementadas pelos) participantes do mercado.”

“Entre a redução das exposições e a retomada do apetite em determinados ramos de seguros, essa (abordagem) quente e fria não reflete nossas políticas de prevenção”, acrescentou.

Wild disse que a cautela na subscrição é compreensível atualmente, mas é necessária uma visão mais ampla do mercado de seguros para atender às necessidades das empresas francesas.

“As taxas e coberturas premium devem ser apenas o resultado de um diálogo entre segurados, corretores e seguradoras”, afirmou. “Às vezes é desconcertante. Como um exemplo rápido, tomemos o ESG, que se tornou uma obsessão, mas o setor das energias renováveis ​​luta para obter seguros.”

“O objetivo de (alcançar) a resiliência deve ser partilhado”, destacou Wild. “Caso contrário, faltará perspectiva.”

O presidente da AMRAE alertou ainda que surgiram novos riscos que podem ser difíceis de transferir para o mercado segurador, como as alterações climáticas e os ataques cibernéticos. Mas os compradores não deveriam ter que se preocupar com riscos que, à primeira vista, parecem seguráveis.

“Iremos resistir às consequências económicas e sociais do risco de não segurabilidade?” perguntou ele, acrescentando que a proliferação de empresas cativas, que se acelerou em França nos últimos tempos, é uma primeira resposta a essa questão.

O tema da conferência anual da AMRAE deste ano é “Pelo Amor ao Risco”. O objetivo é refletir a paixão que os gestores de risco têm pelo seu trabalho e a atitude que necessitam para enfrentar os novos desafios que não param de surgir no seu caminho.

Wild disse que apoia gestores de risco que estão se envolvendo cada vez mais em áreas como a implementação de inteligência artificial em suas empresas.

“Nosso papel não é nos tornarmos especialistas em IA, mas fornecer uma metodologia rigorosa para avaliar os riscos e oportunidades que ela apresenta”, disse Wild.

Ele também enfatizou que a relação entre os gestores de risco e as estratégias ESG corporativas deve se fortalecer.

A necessidade de cumprir a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (CSRD) da UE deverá acelerar este processo, acrescentou.

“Isso implicará não apenas um conhecimento profundo das nossas próprias empresas, mas também uma compreensão da dinâmica externa que influencia as nossas cadeias de abastecimento”, observou Wild.

https://www.commercialriskonline.com/wild-demands-clarity-on-esg-underwriting-policies/?utm_source=feedotter&utm_medium=email&utm_campaign=FO-02-08-2024&utm_content=httpswwwcommercialriskonlinecomwilddemandsclarityonesgunderwritingpolicies&mkt_tok=NDMyLUZYRS01NDcAAAGRKHGePYmgEjMdT0aC32hUfLwSnK4gYRPMIynFe0lPiuylllRcVuoS9kSuARiOTQMu-uate8x2twe-J-z5EC4ZSW0JjJLb_yxKEGkK3yVO-MU

------------------------------------------------------------

Esse ano, o tradicional Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência será realizado nos dias 14 e 15 de março no Rio de Janeiro.

Serão dois dias de produtiva e alegre convivência no hotel Prodigy Santos Dumont, com muito estudo, aprimoramento, atualização e troca de experiências. O hotel está estrategicamente conectado a um dos aeroportos de maior movimentação do país, o Aeroporto Santos Dumont.

Garanta sua reserva: Associados ABGR terão desconto, conforme política e categoria de participação da AIDA.

Interessados no Congresso: Enviar o nome, empresa, e-mail, profissão à abgr@abgr.com.br para posterior contato de representante da AIDA, visando a inscrição.

Vagas limitadas!!



Os associados ABGR agora têm 20% de desconto em todos os cursos da Conhecer Seguros. São diversos treinamentos sobre Seguros, Gestão e Finanças, com professores especialistas. Acesse o site e aproveite mais esse benefício: https://conhecerseguros.com.br/.../SiteCurso/CarregaCursos