Nenhuma informação no momento

Como melhorar a experiência do cliente nas seguradoras?

26, Fev. 2024

* Por Luiz Correia, head comercial da Pontaltech - Fonte: Revista Apólice 

Mais do que ofertar um serviço de qualidade a um preço justo, é preciso se preocupar também em garantir que os consumidores tenham o melhor atendimento possível

Todos nós já ouvimos relatos de más experiências com alguma seguradora que, certamente, trouxeram uma percepção negativa sobre a empresa. Muito mais do que contratar uma apólice de seguros, fazer com que o segurado seja bem atendido em qualquer problema ou necessidade é uma prioridade básica para que essas marcas fidelizem cada vez mais consumidores e se destaquem em um setor tão delicado como este. Nesta missão, aquelas que contarem com o apoio da tecnologia terão uma arma poderosa para seu crescimento.

Não há dúvidas sobre o potencial de crescimento deste mercado no país. Apenas entre janeiro e julho de 2023, como prova disso, dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados) mostra que o setor arrecadou cerca de R$ 181,77 bilhões, com muitas marcas despontando com preços atrativos a fim de se manterem competitivas. Porém, a forma pela qual conquistam espaço frente aos concorrentes, precisa ser destacada.

Hoje, cada vez mais jovens buscam por seguradoras de confiança para seus celulares, primeiro aluguel de imóvel, e muitos outros motivos. Atingir este público extremamente conectado e garantir que permaneça satisfeito com o serviço prestado é uma missão árdua, o que demanda não apenas um valor mais atrativo em comparação com os concorrentes, mas principalmente as facilidades asseguradas nos momentos em que precisarem acionar a empresa.

Nesse sentido, não basta mais focar nos preços ofertados, mas também em proporcionar uma experiência fluída e facilitada ao cliente, de forma que não se deparem com uma burocracia extensa e cansativa que dificulte a resolução de seu problema. Para 53% dos consumidores, inclusive, um bom atendimento é o grande responsável pela fidelização à marca, segundo o que constatou um estudo da Hibou, comprovando essa importância para o alavanque do negócio neste segmento.

Ao inserir essa preocupação nas estratégias da seguradora, é fundamental ter em mente que são os próprios consumidores quem irão decidir por onde desejam se comunicar e de qual forma preferem conduzir este processo. É dever das empresas disponibilizarem multipontos de canais de comunicação para seus clientes, de forma que tenham uma experiência homogênea e fluída em todos. Dessa forma, conseguirão contatar suas seguradoras no momento preciso, e no canal de sua preferência.

Criar estes mecanismos de comunicação é o que ajudará que a experiência de seu público-alvo seja a melhor possível, incorporando os recursos mais promissores do mercado à esta missão para que fidelizem cada vez mais clientes e, com isso, reforcem o nome da marca em seu segmento. E, já que o grande segredo está em, justamente, ofertar este grande leque, nada melhor do que também se preocupar em integrá-los, além de prezar pelo cross over com outras plataformas de serviços que, naturalmente, demandem a contratação de seguros para uma maior proteção ao comprador.

Uma ótima oportunidade para isso está no caso dos smartphones. Afinal, segundo informações do 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou 508,3 mil roubos e 490,8 mil furtos de celulares em 2022, uma quantia que cresce constantemente e que acende o alerta para a importância das seguradoras neste aspecto. Atentos a essa demanda, felizmente, o país já registrou um aumento de 33% na quantidade de consumidores que aderiram a algum seguro de 2021 para 2022, de acordo com dados da Pitzi.

Existem muitas dores a serem sanadas por este setor no território. Porém, mais do que ofertar um serviço de qualidade a um preço justo, é preciso se preocupar também em garantir que seus clientes tenham a melhor experiência possível, de forma que consigam se comunicar com facilidade nos casos de necessidade, sem enfrentar gatilhos que apenas gerem barreiras dificultadoras. Com estes cuidados, sua seguradora terá cada vez mais defensores satisfeitos e fiéis da sua marca.

https://revistaapolice.com.br/2024/02/como-melhorar-a-experiencia-do-cliente-nas-seguradoras/

--------------------------------------------------------------

RISKWORLD SAN DIEGO 2024 - Associados Mantenedores interessados em fazer parte da Delegação ABGR  enviar e-mail para: abgr@abgr.com.br.

     


Esse ano, o tradicional Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência será realizado nos dias 14 e 15 de março no Rio de Janeiro.

Serão dois dias de produtiva e alegre convivência no hotel Prodigy Santos Dumont, com muito estudo, aprimoramento, atualização e troca de experiências. O hotel está estrategicamente conectado a um dos aeroportos de maior movimentação do país, o Aeroporto Santos Dumont.

Garanta sua reserva: Associados ABGR terão desconto, conforme política e categoria de participação da AIDA.

Interessados no Congresso: Enviar o nome, empresa, e-mail, profissão à abgr@abgr.com.br para posterior contato de representante da AIDA, visando a inscrição.

Vagas limitadas!!


Os associados ABGR agora têm 20% de desconto em todos os cursos da Conhecer Seguros. São diversos treinamentos sobre Seguros, Gestão e Finanças, com professores especialistas. Acesse o site e aproveite mais esse benefício: https://conhecerseguros.com.br/.../SiteCurso/CarregaCursos


Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!

Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros: 

Revista Apólice: https://revistaapolice.com.br/2024/01/apolice-294-2/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-261/#1

Revista Insurance Corp: https://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed51_2023.pdf

Revista Seguro Total https://revistasegurototal.com.br/2023/12/20/edicao-238-a-maior-premiacao-do-setor-de-seguros-caminha-para-as-bodas-de-prata/

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-182/

Revista de Seguros: https://www.cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-927

Conjuntura CNseg:  https://www.cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-c-nseg-n-99

Revista Insurtalks:  https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-8/full-view.html

Revista Brasil Energia:  https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/135592/Bia484/36/index.html

Portal CQCS: https://cqcs.com.br/