Nenhuma informação no momento

Combate às fraudes em seguros: uma perspectiva global em tempos de crise

26, Fev. 2024

Fonte: Noticias do Seguro - CNSeg

O mercado segurador enfrenta um desafio crescente contra as fraudes em seguros ao redor do mundo. Em contextos de dificuldades econômicas, como inflação alta e baixo crescimento, o ímpeto para fraudar seguradoras aumenta, exigindo estratégias mais robustas e atenção redobrada.

Espanha: recordes em tentativas de fraude

Na Espanha, a crise econômica tem aguçado a tentação por fraudes em seguros, com quase 9% das denúncias sendo identificadas como tentativas de fraude, segundo o VII Barómetro de Fraude em Seguros Auto e Residência da Línea Directa. A situação econômica adversa e o desemprego entre os jovens são fatores chave nesse aumento, com golpes frequentes incluindo a simulação de lesões e alegações de invalidez permanente.

Colômbia: foco no seguro obrigatório de trânsito

A Colômbia enfrenta desafios significativos com fraudes no seguro obrigatório de automóveis (SOAT). A venda de seguros falsos e a comunicação de sinistros fraudulentos são práticas comuns, refletindo a necessidade de vigilância constante e medidas punitivas eficazes contra os infratores.

Argentina: tolerância zero contra fraudes

Em meio a uma profunda crise econômica, a Argentina vê o aumento das fraudes no setor de seguros. A Libra Seguros, liderada por Gabriel Bussola, adotou uma postura de tolerância zero, levando os fraudadores à justiça. A meta é clara: eliminar as fraudes no mercado de seguros argentino, destacando a importância de ações concretas e colaboração para combater essa prática.

Tecnologia e inteligência artificial: aliadas globais no combate à fraude

A adoção de tecnologias avançadas, como a Inteligência Artificial, é uma tendência global na luta contra as fraudes em seguros. A Allianz, por exemplo, reportou um aumento significativo na detecção de fraudes graças ao uso de ferramentas de IA, evidenciando o papel crucial da tecnologia na identificação e prevenção de golpes.

Futuro requer atenção

A luta contra as fraudes em seguros é uma prioridade global que requer uma abordagem multifacetada, incluindo vigilância tecnológica, colaboração internacional e estratégias adaptadas a cada contexto econômico e cultural. O compromisso com a justiça e a inovação tecnológica são fundamentais para proteger tanto o mercado segurador quanto os consumidores honestos, enfatizando a necessidade de uma ação conjunta e contínua contra esse desafio global.

 https://noticiasdoseguro.org.br/noticias/combate-as-fraudes-em-seguros-uma-perspectiva-global-em-tempos-de-crise

-----------------------------------------------------

RISKWORLD SAN DIEGO 2024 - Associados Mantenedores interessados em fazer parte da Delegação ABGR  enviar e-mail para: abgr@abgr.com.br.

     


Esse ano, o tradicional Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência será realizado nos dias 14 e 15 de março no Rio de Janeiro.

Serão dois dias de produtiva e alegre convivência no hotel Prodigy Santos Dumont, com muito estudo, aprimoramento, atualização e troca de experiências. O hotel está estrategicamente conectado a um dos aeroportos de maior movimentação do país, o Aeroporto Santos Dumont.

Garanta sua reserva: Associados ABGR terão desconto, conforme política e categoria de participação da AIDA.

Interessados no Congresso: Enviar o nome, empresa, e-mail, profissão à abgr@abgr.com.br para posterior contato de representante da AIDA, visando a inscrição.

Vagas limitadas!!


Os associados ABGR agora têm 20% de desconto em todos os cursos da Conhecer Seguros. São diversos treinamentos sobre Seguros, Gestão e Finanças, com professores especialistas. Acesse o site e aproveite mais esse benefício: https://conhecerseguros.com.br/.../SiteCurso/CarregaCursos


Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!

Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros: 

Revista Apólice: https://revistaapolice.com.br/2024/01/apolice-294-2/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-261/#1

Revista Insurance Corp: https://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed51_2023.pdf

Revista Seguro Total https://revistasegurototal.com.br/2023/12/20/edicao-238-a-maior-premiacao-do-setor-de-seguros-caminha-para-as-bodas-de-prata/

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-182/

Revista de Seguros: https://www.cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-927

Conjuntura CNseg:  https://www.cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-c-nseg-n-99

Revista Insurtalks:  https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-8/full-view.html

Revista Brasil Energia:  https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/135592/Bia484/36/index.html

Portal CQCS: https://cqcs.com.br/