Nenhuma informação no momento

RISKWORLD: Gestão de risco é muito mais do que comprar seguros, diz presidente

21, Mar. 2024

POR DENISE BUENO - Sonho Seguro 

"Construir relacionamentos de confiança em tempos bons pode ser extremamente benéfico quando ocorre uma crise", afirma David Arick, presidente da RIMS 2024

David Arick tem um grande desafio. Está a frente dos preparativos da RISKWORLD 2024, maior evento de gestores de riscos do mundo promovido pela RIMS (Risk Management Society), que acontece entre 5 e 8 de maio, em San Diego, Califórnia (EUA). São cerca de 10 mil participantes, de mais de 70 países, com 400 expositores, 300 palestrantes que participarão de 201 painéis que abordarão os mais diversos assuntos. 

Trata-se de um tradicional evento anual que está na pauta mundial dos principais executivos do mercado de riscos e seguros. A razão é simples: reúne os risk manager (gestores de riscos), do mundo todo nos Estados Unidos, o maior mercado mundial de seguros, responsável por 44% dos US$ 6,8 trilhões em receitas movimentadas pelo setor de seguros em 2022 (últimos dados disponíveis). A expectativa é de que em 2023 tenha ultrapassado US$ 7 trilhões e que em 2024 registre expansão de dois dígitos.  

“O risco é uma questão global, por isso a RIMS também deve ser global. Nossos 75 anos de sucesso foram impulsionados pelas contribuições intelectuais feitas por profissionais de risco em todos os níveis de suas carreiras, de todos os setores, de todas as origens e de destinos geográficos em todo o mundo”, comenta o presidente da RIMS 2024 e que também é diretor global de risk managment na Sedgwick, uma das principais consultorias do mundo para regulação de sinistros.

O Brasil voltou a ser um destaque para atração de investimentos, abrindo uma janela de oportunidades para seguros de grandes riscos que não era vista há décadas. Tanto que a delegação brasileira que se prepara para ir ao evento já está próxima de 100 executivos entre gestores de riscos, seguradores, resseguradoras, corretores e prestadores de serviços. Gestores de riscos associados à ABGR (Associação Brasileira de Gestores de Riscos) tem um desconto relevante na inscrição do RIMS 2024, graças a uma parceria entre as duas entidades.

Diante deste cenário, o Sonho Seguro vai cobrir o RIMS 2024, patrocinado pela Wiz Corporate, corretora de seguros que avança ano a ano em riscos corporativos e tem o propósito de contribuir para difundir a cultura de seguros no Brasil. A cobertura do evento começa com esta entrevista com David Arick. Leia abaixo os principais trechos da conversa.   

Quais são suas expectativas com o RISKWORLD 2024?

Entrei para o Conselho de Administração da RIMS em 2019 e muita coisa mudou desde então. As organizações devem se adaptar rapidamente ao mundo cada vez mais volátil em que vivemos. Os profissionais de risco precisavam reavaliar as estratégias de mitigação existentes que tinham sido utilizadas durante anos e confirmar a eficácia de todas as estratégias utilizadas para o futuro. Simultaneamente, os profissionais de risco reinventam processos para garantir que conseguem resistir aos riscos atuais e que continuam a apoiar a missão e os objetivos da organização. Os profissionais de risco têm estado ocupados. Mas também têm sido notavelmente bem-sucedidos e muitos podem ser parabenizados por manterem as suas organizações resilientes e seguras para emergir mais fortes após a crise. Cada vez mais líderes empresariais em todo o mundo reconhecem o poder de fortes capacidades de gestão de risco. Minha expectativa para a RIMS é garantir que a sociedade continue a fornecer recursos e oportunidades para que os profissionais de risco mantenham esse impulso incrível. Construir relacionamentos de confiança em tempos bons pode ser extremamente benéfico quando ocorre uma crise.

Quais os desafios que os gestores de risco têm pela frente?

A imprevisibilidade é um grande desafio. Durante anos, os profissionais de gestão de risco e de seguros confiaram em padrões passados para determinar como lidar com os riscos no futuro. No entanto, esta estratégia está a ser testada porque a história não se repete exatamente. Por exemplo, temos experimentado inundações e eventos climáticos extremos em todo o mundo, em áreas inesperadas. E, claro, todos nós vivemos uma pandemia global que esperamos que seja um acontecimento único nas nossas vidas. Na RIMS, acreditamos fortemente que a gestão de riscos é muito mais do que comprar seguros. O seguro é uma peça importante num programa de gestão de risco, mas os profissionais de risco devem ser mais estratégicos. Devemos primeiro nos perguntar: “que medidas podemos tomar para que o seguro não seja necessário?” Isto é especialmente verdadeiro à medida que o mercado de produtos de seguros se torna cada vez mais difícil em determinadas áreas. Para se tornarem mais estratégicos, os profissionais de risco têm de desenvolver competências mais fortes e aprender a contar uma história melhor sobre a entrega de valor. Muitas vezes, os gestores de risco são vistos apenas como compradores de seguros. No entanto, não é só disso que somos capazes. Profissionais de risco agregam valor. E grandes profissionais de risco oferecem soluções que apoiam novas iniciativas, geram receitas e ajudam as suas organizações a atingir os seus objetivos.

Quais são os principais riscos que assolam o gestor de riscos?

A velocidade e o impacto dos riscos aumentaram significativamente nos últimos anos e, como resultado, os gestores de risco devem ser muito ágeis e capazes de realizar múltiplas tarefas. Uma das maiores mudanças nos negócios nos últimos anos foi a proliferação do local de trabalho remoto. Para aqueles que gerem indivíduos – e para as suas organizações – tornou-se cada vez mais difícil estabelecer e manter uma cultura corporativa. Esse desafio também torna difícil atrair e reter grandes talentos. Gerenciar o risco de talentos é uma prioridade máxima para a maioria das organizações. Os novos acordos de trabalho – e a pandemia global – levaram a uma maior dependência da tecnologia. A tecnologia, de muitas maneiras, melhorou a produtividade. Permitiu que as reuniões ocorressem sem a necessidade de viajar tanto como muitos de nós fazíamos antes da pandemia. Embora muitas organizações se beneficiem dos avanços tecnológicos emergentes, a dependência da tecnologia abre a porta ao aumento da exposição cibernética. Desde funcionários que armazenam e gerenciam dados externamente até novas plataformas digitais usadas por sua organização e seus parceiros, a tecnologia cria mais oportunidades para o sucesso dos criminosos cibernéticos. Por exemplo, perguntar se as pessoas com quem você se encontra virtualmente são impostores ou não é algo que só víamos em filmes de espionagem, até recentemente.

Sim, risco cibernético é risco número “1”. E quais outros tiram o sono dos profissionais?

A agitação social e política, bem como a imprevisibilidade das condições meteorológicas extremas e dos desastres naturais realçaram a necessidade de os profissionais de risco reavaliarem as cadeias de abastecimento. Num piscar de olhos, uma interrupção na cadeia de abastecimento pode paralisar uma organização. 

Num cenário de seguros difícil para temas como riscos cibernéticos e alterações climáticas, qual é o principal papel do gestor de risco?

Os profissionais de risco devem ser proativos e se antecipar a esses riscos. Devem se tornar mais estratégicos e criativos, especialmente num mercado de seguros difícil. Os profissionais de risco devem reavaliar vários aspectos da sua estratégia, desde a gestão das principais relações e expectativas internas e externas, até à revisão das opções de mitigação relacionadas com valores de propriedade, tecnologia, medidas de segurança, cadeias de abastecimento, e a lista continua. O que descobrirão é que, em alguns cenários, certas estratégias de mitigação continuarão a ser eficazes, mas noutros necessitarão de uma revisão completa. 

Quais seriam as prioridades? 

Adaptar estratégias é o primeiro passo importante. O segundo passo crítico é que os profissionais de risco articulem os seus objetivos de gestão de riscos e os principais riscos das suas organizações aos seus corretores e seguradoras. É fundamental que os líderes de risco incutam confiança internamente e nos parceiros de negócios de que a equipa de risco não só está consciente dos principais riscos de negócio, mas também de que avaliou esses riscos e tomou medidas para os gerir antes de considerar o seguro. Da mesma forma, os profissionais de risco devem reavaliar os seus programas de financiamento de risco. A organização está devidamente segurada para os principais cenários de perda? Ainda é necessária uma linha específica de cobertura? Existem outras maneiras de financiar certas causas de perda? O mundo volátil, juntamente com o desafiante mercado de seguros, faz com que muitos profissionais de risco explorem as cativas como uma solução alternativa de financiamento de risco, e os proprietários de cativas existentes estão se expandindo agressivamente como uma solução estratégica.

Como podem as seguradoras contribuir para ajudar os gestores a reduzirem a lacuna de proteção?

Quando os tempos estão difíceis, acredito que todos precisamos ser criativos. Existem grandes oportunidades para as seguradoras criarem produtos que compensem o mercado desafiador e ainda assim atendam às necessidades dos profissionais de risco. Um grande exemplo desta criatividade é o recente sucesso dos produtos de seguros paramétricos, que serviram como uma solução necessária para os gestores de risco, bem como uma oportunidade lucrativa de crescimento para as seguradoras. A comunicação honesta e transparente também é crítica. O mundo dos riscos e seguros é um negócio de relacionamento. Internamente, os profissionais de risco devem ter relacionamentos sólidos com os líderes empresariais para garantir que os riscos sejam compreendidos e contabilizados. Externamente, os profissionais de risco devem estabelecer excelentes relacionamentos com os seus corretores, seguradoras e outros parceiros de negócios. Para todas as partes, construir relacionamentos de confiança em tempos bons pode ser extremamente benéfico quando ocorre uma crise.

E como a RIMS tem contribuído para a atualização dos risk manager? 

Todos os anos, a RIMS produz centenas de relatórios, artigos, podcasts e muito mais, que abordam uma ampla variedade de questões de risco e estratégias relacionadas. Mas a maior vantagem da RIMS é a sua rede. Uma forma fundamental de navegar com sucesso pelo risco é aprender com os outros. Compreender como outras organizações foram impactadas por um risco, quais estratégias elas tinham em vigor antes do risco, a eficácia dessas estratégias e onde melhorias podem ser feitas são aspectos fundamentais de uma gestão de riscos bem-sucedida. A RIMS fornece uma plataforma para a comunidade global de risco trocar ideias e compartilhar experiências. O RIMS acelera instantaneamente a rede profissional de um indivíduo e oferece oportunidades inestimáveis para aprender, crescer e avançar. 

A RIMS criou um certificado, não?

Sim. Outra forma crucial de a RIMS ajudar os seus membros, bem como a comunidade global de riscos e seguros, é através da construção de um padrão profissional global. A RIMS estabeleceu a certificação RIMS-CRMP como uma estrutura global de gestão de risco baseada em competências que todos os profissionais de risco poderiam usar, independentemente da localização geográfica ou do setor. A certificação RIMS-CRMP é a única certificação de gerenciamento de risco credenciada pela ANSI no mundo. E, na próxima conferência RISKWORLD, entre muitas iniciativas, a liderança da RIMS se reunirá com uma delegação de profissionais de risco do Brasil para discutir oportunidades para tornar a certificação RIMS-CRMP mais acessível a profissionais de risco, corretores e seguradoras na América do Sul.

https://www.sonhoseguro.com.br/2024/03/rims-2024-gestao-de-risco-e-muito-mais-do-que-comprar-seguros-diz-presidente/


-----------------------------------------------------------

RISKWORLD SAN DIEGO 2024 - Associados Mantenedores interessados em fazer parte da Delegação ABGR  enviar e-mail para: abgr@abgr.com.br.

     


Os associados ABGR agora têm 20% de desconto em todos os cursos da Conhecer Seguros. São diversos treinamentos sobre Seguros, Gestão e Finanças, com professores especialistas. Acesse o site e aproveite mais esse benefício: https://conhecerseguros.com.br/.../SiteCurso/CarregaCursos


Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!

Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br



Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros: 

Revista Apólice: https://revistaapolice.com.br/2024/02/apolice-295-crescendo-junto-com-o-brasil/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-261/#1

Revista Insurance Corp: https://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed52_2024.pdf

Revista Seguro Total https://revistasegurototal.com.br/2023/12/20/edicao-238-a-maior-premiacao-do-setor-de-seguros-caminha-para-as-bodas-de-prata/

Revista Segurador Brasil:https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-183/

Revista de Seguros: https://www.cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-927

Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/publicacao

Revista Insurtalks:  https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-8/full-view.html

Revista Brasil Energia:  https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/136007/Bia485/4/index.html

Portal CQCS: https://cqcs.com.br/