Nenhuma informação no momento

Novo marco legal do Seguro, promete aumentar a Segurança Jurídica, Afirma executivo do IRB

25, Mar. 2024

Fonte: CQCS

Após adiamento, Projeto de Lei do Senado PLC 29 para reforma no setor de seguros ganha destaque na agenda legislativa. Possivelmente prevista para esta semana, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) volta a discutir a proposta que visa estabelecer um novo marco legal para o setor. Durante o intervalo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, realizou reuniões com representantes do mercado e da Superintendência de Seguros Privados (Susep) para ajustes finais na proposta. Além disso, duas novas emendas foram apresentadas por senadores, uma das quais já recebeu o voto favorável do relator, indicando movimentos significativos no processo legislativo.

Segundo informações do portal Valor Econômico, Rodrigo Botti, vice-presidente financeiro do IRB (Re), que participou da reunião, teve a oportunidade de abordar qualquer ponto relacionado à reforma tributária ou ao PLC 29. Botti afirmou, também, que essa mesma oportunidade foi estendida a todos os participantes da reunião, que incluíam a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber) e outros representantes do setor.

Na perspectiva de Botti, a aprovação do PLC 29 trará uma maior segurança jurídica ao mercado e aproximará o arcabouço regulatório brasileiro das economias mais desenvolvidas. Essa melhoria na segurança jurídica pode atrair mais interesse para o setor. Sobre um ponto que gerou polêmica no projeto – a inclusão de um capítulo sobre resseguro em um texto específico sobre o setor de seguros – o executivo do IRB considera isso coerente, argumentando que é necessário regular o relacionamento entre seguro e resseguro. Ele destacou também que a posição da empresa difere da Fenaber nesse ponto. Botti informou que dos quatro pontos discutidos na reunião, três foram resolvidos e apenas um – relacionado à ‘aceitação tácita’ – será discutido posteriormente. Os três pontos resolvidos abordaram a regulação de sinistros, exposição a reclamações após o período de cobertura e registro das condições de cobertura e exclusões.

Para Botti, um novo marco legal pode ajudar a reduzir o chamado “gap de proteção”, que é a diferença entre as perdas econômicas e seguradas em caso de evento. No Brasil, esse gap é consideravelmente maior do que em países como os EUA, o que indica espaço para crescimento no setor de seguros e resseguros no país.

Botti também mencionou outro indicador para ilustrar o potencial de crescimento da indústria de seguros e resseguros no Brasil, apontando que o total de ativos dessas empresas representa uma porcentagem muito menor do PIB em comparação com países desenvolvidos como os EUA. Ele destacou que há um amplo espaço para expandir o mercado de seguros no Brasil e reduzir o gap de proteção existente.

https://cqcs.com.br/noticia/novo-marco-legal-do-seguro-promete-aumentar-a-seguranca-juridica-afirma-executivo-do-irb/

----------------------------------------------

RISKWORLD SAN DIEGO 2024 - Associados Mantenedores interessados em fazer parte da Delegação ABGR  enviar e-mail para: abgr@abgr.com.br.

     


Os associados ABGR agora têm 20% de desconto em todos os cursos da Conhecer Seguros. São diversos treinamentos sobre Seguros, Gestão e Finanças, com professores especialistas. Acesse o site e aproveite mais esse benefício: https://conhecerseguros.com.br/.../SiteCurso/CarregaCursos


Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!

Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros: 

Revista Apólice: https://revistaapolice.com.br/2024/02/apolice-295-crescendo-junto-com-o-brasil/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-261/#1

Revista Insurance Corp: https://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed52_2024.pdf

Revista Seguro Total https://revistasegurototal.com.br/2023/12/20/edicao-238-a-maior-premiacao-do-setor-de-seguros-caminha-para-as-bodas-de-prata/

Revista Segurador Brasil:https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-183/

Revista de Seguros: https://www.cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-927

Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/publicacao

Revista Insurtalks:  https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-8/full-view.html

Revista Brasil Energia:  https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/136007/Bia485/4/index.html

Portal CQCS: https://cqcs.com.br/