Inovação e Tecnologia redefinem o Mercado de Seguros e têm o Corretor como importante vetor
Fonte: CQCS
Nesta terça-feira (12), teve início o CQCS Insurtech & Inovação 2024. Realizado no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), o maior evento de Inovação em Seguros da América Latina contou com a participação de importantes lideranças do Mercado de Seguros, que presentes em diversas plenárias discutiram as principais tendências para o setor. No primeiro dia do evento, a sala Marcelo Blay, debateu o tema “Como a tecnologia e a inovação vão transformar o seguro nos próximos anos”. Estiveram presentes no painel Ivan Gontijo, Presidente do Grupo Bradesco Seguros, Paulo Kakinoff, CEO do Grupo Porto, Eduardo Dal Ri, CEO do Grupo HDI e Felipe Montenegro, CEO da Caixa Seguridade.
O CEO do Grupo Porto, Paulo Kakinoff, destacou que o CQCS Insurtech & Inovação 2024 é uma oportunidade para compartilhar como a companhia encara a desafiadora jornada de digitalização e inovação. Segundo Kakinoff, a companhia busca transformar a jornada dos clientes, parceiros e Corretores, tornando-a mais eficiente e trabalhando para a preservação das informações. “Um dos principais desafios dessa agenda é a expectativa. Em uma companhia já estabelecida no mercado se espera uma jornada eficaz, rápida e integrada. Falo com a experiência de quem observou essa dinâmica também de fora do setor. Empresas mais jovens têm trazido estímulos adicionais, ao mesmo tempo em que exigem de empresas já estabelecidas ativos importantes para se manterem competitivas. A tecnologia tem desempenhado um papel importante nessa transformação”, disse.
O executivo pontuou ainda que a Inteligência Artificial, vista como uma grande inovação na atualidade, pode trazer inúmeras contribuições. “A Inteligência Artificial pode nos ajudar a enfrentar os desafios de organizar e disponibilizar de forma eficaz a vasta gama de produtos e serviços que oferecemos. Inclusive, ela tem o potencial de facilitar a compreensão dos clientes e corretores sobre estas ofertas, ao transformar dados em informações acessíveis e úteis. A Inteligência Artificial, ao meu ver, não substituirá corretores ou seguradoras. Pelo contrário, ela se tornará uma ferramenta para potencializar o trabalho, oferecendo uma consultoria técnica indispensável de maneira clara e compreensível”, pontuou.
Felipe Montenegro, CEO da Caixa Seguridade, citou a centralidade do cliente. “É um conceito que nunca sai de moda. Quando falamos em informática, TI, Inteligência Artificial, a questão central é como proporcionar uma experiência mais tranquila para o cliente. Ninguém acorda pensando em adquirir um seguro, então, o nosso papel social é garantir que o cliente tenha um produto adequado às suas necessidades. Mas como desenvolver produtos mais adequados aos usuários? Acredito que a primeira fase dessa detecção envolve estudos sobre o comportamento da sociedade, para que possamos nos adaptar de forma eficaz. Nossa responsabilidade é trazer segurança para o cliente. Após essa fase inicial, o próximo passo é tornar o processo de utilização do seguro o mais simples possível, especialmente no momento do sinistro. Precisamos tornar esse momento o mais humanizado possível, porque, quando o cliente liga, ele não queria precisar ligar. A tecnologia, portanto, serve para disseminar o seguro, espalhar a mensagem de que ele protege e que é acessível para todos. Ela também facilita a autorização de processos e a gestão eficiente das apólices”, afirmou.
O CEO do Grupo HDI, Eduardo Dal Ri, frisou que inovação e tecnologia são fatores essenciais para a trajetória da companhia, tendo em vista que a mesma está sempre interessada em melhorar a comunicação. “Ao olharmos para trás, veremos grandes ganhos. A inovação e a tecnologia apoiam nosso desejo contínuo de sermos cada vez melhores. Atualmente, estamos unificando nossas bases estatísticas para aprimorar nosso entendimento sobre o mercado e as necessidades dos clientes. Redobramos nosso compromisso tanto com nossos clientes quanto com os corretores de seguros, que são parceiros fundamentais em nossa jornada. Observamos atentamente os últimos acontecimentos do mercado e pedimos que todos acompanhem esses movimentos”, disse.
O Presidente do Grupo Bradesco Seguros, Ivan Gontijo, declarou que o Mercado de Seguros vive um momento diferenciado, tendo a tecnologia como instrumento facilitador para os Corretores de Seguros no que diz respeito ao maior número de negócios em melhores condições. O executivo lembrou que parte da sociedade, porém, ainda não está acostumada com a contratação digital, e essas pessoas também precisam de proteção. “Encorajamos os Corretores a buscar esses clientes, levando-lhes a segurando do Seguro em diferentes fases de suas vidas. É fundamental entender as novas expectativas dos clientes, e os corretores são essenciais para conhecer as necessidades deles. Precisamos nos tornar cada vez mais eficazes nesse atendimento.
O corretor é o elemento-chave de ligação com o cliente, e o compromisso do Grupo Bradesco com os corretores sempre existiu e continuará existindo. O caminho para que o corretor se aproxime dos clientes é a inovação. Por isso, nossa missão é aprimorar continuamente as ferramentas, oferecendo aos corretores o que precisam para disponibilizar os melhores produtos aos clientes”, concluiu.
A discussão do painel “Como a tecnologia e a inovação vão transformar o seguro nos próximos anos” evidenciou o compromisso das liderança sem tornar o seguro cada vez mais acessível, eficiente e personalizado, destacando a união da Inteligência Artificial, análise de dados e plataformas digitais para fortalecer uma indústria conectada é centrada no cliente, onde as experiências digitais facilitam a o dia a dia de todos os envolvidos e ajudam a impulsionar um futuro promissor e inovador.
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