CQCS Insurtech & Inovação realiza painel sobre ‘Seguradoras e Sistemas Eficientes como Fonte de Novos Negócios’
Fonte: CQCS
No terceiro painel do evento CQCS Insurtech & Inovação, profissionais de destaque discutiram o impacto dos sistemas eficientes e inovadores na criação de novas oportunidades de negócios no setor de seguros. Entre os participantes estavam Homero Santos, Head de Sucesso do Cliente na Inforcar; Vanessa Bustamante, CIO da HDI; e Luciano Lima, Diretor Comercial da Justos. As conversas abordaram os desafios da transformação digital, a importância da eficiência e como esses fatores influenciam tanto o atendimento ao cliente quanto o surgimento de novos nichos de mercado.
Homero Santos destacou a presença da Inforcar em mais de 30 segmentos, com o setor de seguros representando mais de 30% de seu portfólio. Em sua visão, os desafios da transformação digital são impulsionados por clientes “cada vez mais exigentes”, além da concorrência acirrada com novos players e insurtechs que utilizam tecnologias inovadoras e segmentação de dados.
Ele ressaltou a necessidade constante de inovação: “O mercado é inovador, mas esses novos players têm sempre essa sede de querer inovar e trazer novas ideias, tornando o setor dinâmico”. Santos explicou que a Inforcar atua em toda a cadeia do ecossistema automotivo, mantendo uma grande carteira de corretores e parcerias com seguradoras e insurtechs para desenvolver novos produtos e explorar nichos ainda não atendidos.
Homero também abordou o papel da tecnologia como diferencial competitivo, questionando: “Sistemas eficientes são um diferencial ou uma necessidade?”. Ele concluiu destacando a importância de “ter tecnologia para promover inovação e sustentabilidade” no setor de seguros, o que é essencial para se manter à frente em um mercado altamente competitivo.
Vanessa Bustamante abordou os desafios do Grupo HDI em tornar-se mais eficiente para o mercado, tanto para segurados quanto para corretores. Ela reforçou a necessidade de garantir escalabilidade, segurança e disponibilidade dos sistemas, além de integrar as empresas do grupo de forma a unificar as marcas e aproveitar o melhor de cada uma.
Uma das iniciativas mencionadas por Vanessa foi a modernização e simplificação do ecossistema da HDI, que inclui a unificação do Salesforce para melhorar a experiência do cliente e a revisão das principais jornadas dos consumidores. Ela também enfatizou o uso de uma base de dados e modelos de precificação integrados, o que facilita o processo e melhora a tomada de decisão.
A jornada de sinistros 100% digital e as ferramentas de detecção de fraude também foram destaques na apresentação de Vanessa, mostrando o compromisso da HDI em oferecer uma experiência ágil e segura para os clientes. “A tecnologia e a inovação precisam ser aplicadas de forma adequada para que possamos escalar nossos serviços e garantir uma experiência positiva e unificada para todos os nossos clientes e parceiros”, afirmou.
Luciano Lima compartilhou sua trajetória no mercado de seguros, ressaltando como a visão da sociedade sobre o setor vem mudando com o tempo. Ele explicou que o seguro está deixando de ser visto apenas como uma necessidade e passando a ser encarado como um produto relevante e com valor agregado para a proteção e segurança dos consumidores.
Luciano observou que as novas gerações estão mais abertas ao conceito de seguros, especialmente com o apoio da tecnologia, que facilita o acesso e a compreensão dos produtos disponíveis. “A relação das pessoas com o seguro mudou muito e, com isso, temos a oportunidade de oferecer um serviço mais próximo, transparente e alinhado às expectativas do público atual”, disse.
O painel deixou claro que a transformação digital e a eficiência dos sistemas são mais do que tendências – são necessidades que impulsionam o mercado de seguros. A partir da unificação de dados, automação de processos e inovação tecnológica, empresas como Inforcar, HDI e Justos estão transformando a experiência do cliente e explorando novos caminhos para o setor. As discussões destacaram a importância de sistemas eficientes não apenas como uma ferramenta de suporte, mas como uma fonte de competitividade e sustentabilidade para o futuro dos seguros.
-------------------------------------------------------------
Reserve sua agenda!
Os associados ABGR têm 20% de desconto em todos os cursos da Conhecer Seguros. São diversos treinamentos sobre Seguros, Gestão e Finanças, com professores especialistas. Acesse o site e aproveite mais esse benefício: https://conhecerseguros.com.br/.../SiteCurso/CarregaCursos
Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!
Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados
https://www.abgr.com.br/arquivo/comunicados/COMUNICADO-PARCERIA-ABGR-E-ENS-PROGRAMACAO-DE-CURSOS-DESCONTOS-PARA-ASSOCIADOS-V6.pdf
Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.
Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br
Acesse as edições mais recentes das publicações do
Mercado de Seguros:
Revista Apólice: https://revistaapolice.com.br/2024/11/apolice-302-corretores-tem-apoio-politico/
Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-269/#1
Revista Insurance Corp: https://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed56_2024.pdf
Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2024/10/03/revista-seguro-total-edicao-245-leilao-rogerio-menezes-35-anos-de-credibilidade-inovacao-e-sustentabilidade/
Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-188/
Revista de Seguros: https://www.cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-930
Conjuntura CNseg: https://www.cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-c-nseg-n-111
Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-11/full-view.html
Revista Brasil Energia: https://brasilenergia.com.br/flip/1077
Portal CQCS: https://cqcs.com.br/