Resiliência urbana é prioridade para reduzir impactos climáticos

Fonte: CQCS

https://cqcs.com.br/noticia/resiliencia-urbana-e-prioridade-para-reduzir-impactos-climaticos/

Sem resiliência nas cidades, o impacto das mudanças climáticas será cada vez maior e mais caro. Para o setor de seguros, isso representa uma crescente exposição a eventos extremos, como inundações, deslizamentos e secas prolongadas, que podem gerar perdas significativas tanto para empresas quanto para cidadãos.

A frequência dos eventos extremos no Brasil escalonou nos últimos anos, com episódios de ondas de frio e de calor, chuvas intensas, deslizamentos de terra, inundações, secas e temperaturas elevadas. Como forma de preparar as cidades frente às mudanças, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) com apoio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e Cidades, promove a iniciativa AdaptaCidades.

“Essa iniciativa tem o desafio de apoiar os municípios na capacitação e na adaptação, para que aumentem sua resiliência frente aos impactos que vêm sendo observados ao longo das últimas décadas e que vêm impactando de forma significativa as pessoas que vivem nessas cidades”, aponta Lincoln Muniz, coordenador geral do Ministério do Meio Ambiente, que participa do webcast da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) “Seguros na COP30”. O objetivo é aprofundar o debate sobre os impactos das mudanças climáticas, destacar o papel do setor de seguros e apresentar a Casa do Seguro. 

Em abril de 2025, a seca se intensificou nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, em comparação com março, conforme apontou a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O fenômeno afetou 12 estados, com destaque para o Nordeste, onde 29% do território apresentava seca grave. Entre os estados mais impactados estão Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Em agosto de 2025, fortes chuvas atingiram o Rio Grande do Sul, deixando mais de 700 pessoas desalojadas ou desabrigadas, segundo a Defesa Civil do Estado. Em apenas dois dias, choveu mais de 194 milímetros, ultrapassando a média prevista para todo o mês, que era de 121 milímetros, segundo a Climatempo Meteorologia.

O coordenador-geral do Ministério do Meio Ambiente explica que há apoio técnico para que os municípios desenvolvam seus planos de adaptação com base na série histórica, dados atuais e projeções, considerando também a particularidade de cada área e do tipo de impacto, em alguns casos na saúde e em outros na agricultura. Ao total, 581 municípios já fazem parte do AdaptaCidades, abrangendo todos os biomas brasileiros, com destaque para a Mata Atlântica (229 municípios, quase 40% do total), seguida da Caatinga (141), Amazônia (77), Pampa (69), Cerrado (60) e Pantanal (5).

Para Muniz, a riqueza de dados que o setor de seguros possui deve auxiliar nessa resiliência: “O setor de seguros tem um papel fundamental nisso, alinhado ao gestor público, ao trazer esse arcabouço de informações que o setor possui para o planejamento das cidades”, destaca Muniz, que parabeniza o compromisso do setor com a temática da mudança do clima, evidenciado pela atuação da CNseg na COP30 com a Casa do Seguro.

https://cqcs.com.br/noticia/resiliencia-urbana-e-prioridade-para-reduzir-impactos-climaticos/

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os associados ABGR têm 20% de desconto em todos os cursos da Conhecer Seguros.

São diversos treinamentos sobre Seguros, Gestão e Finanças, com professores especialistas. Acesse o site e aproveite mais esse benefício: https://conhecerseguros.com.br/.../SiteCurso/CarregaCursos

 

 


Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!

Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados



Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros: 

Revista Apólice: https://revistaapolice.com.br/2025/09/apolice-30-anos-a-historia-continua/

Revista Cobertura: https://revistacobertura.com.br/revistas/edicao-278-revista-cobertura/#1

Revista Insurance Corp: https://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed60_2025.pdf

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2025/08/29/revista-seguro-total-edicao-251-os-efeitos-do-tarifaco-no-mercado-segurador-brasileiro/

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-196/

Revista Insurtalks: https://www.insurtalks.com.br/revista/revista-insurtalks-14

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-933

Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-c-nseg-n-122

Revista Brasil Energia: https://brasilenergia.com.br/flip/1086

Risco Seguro Brasil: https://riscosegurobrasil.beehiiv.com/

Portal CQCS: https://cqcs.com.br/categoria/noticia/

Fonte: