STJ julga se Fazenda pode recusar fiança ou seguro-garantia na execução fiscal
Fonte: Conjur
Por Danilo Vital
12 de novembro de 2025, 19h54
Tributário
A ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça, propôs que a Fazenda Nacional seja proibida de recusar o oferecimento de fiança bancária ou seguro-garantia na execução fiscal, em prol da penhora em dinheiro.
Gustavo Lima/STJMaria Thereza de Assis Moura 2024
Maria Thereza propôs tese que unifica tratamento dado à fiança bancária e ao seguro-garantia em execuções
A proposta foi feita no julgamento pela 1ª Seção do STJ de dois processos sob o rito dos recursos repetitivos. A análise, iniciada nesta quarta-feira (12/11), foi interrompida por pedido de vista do ministro Benedito Gonçalves.
A ideia é unificar a forma como a garantia é tratada nos casos tributários e nos não tributários — para estes, a própria 1ª Seção já decidiu que não é possível recusar a fiança bancária ou o seguro-garantia apenas com base na ordem de preferência trazida na lei.
Fiança bancária e seguro-garantia
Como mostrou a revista eletrônica Consultor Jurídico, a controvérsia opõe o desejo da Fazenda Nacional e todo um arcabouço legal que trata a substituição da penhora em dinheiro como um direito do devedor.
O Fisco sustenta que tem a prerrogativa de optar pela penhora porque o artigo 11 da Lei de Execução Fiscal (Lei 6.830/1980) deve prevalecer sobre a possível oferta de garantia do devedor.
O contribuinte alega que pode escolher a fiança ou o seguro-garantia se lhe for mais conveniente — e quase sempre será, já que a garantia por terceiro permite a manutenção do capital de giro, enquanto a dívida é discutida.
A própria LEF traz essa indicação. O artigo 9º autoriza a fiança bancária ou o seguro como garantia da execução, o que produz os mesmos efeitos da penhora. E essa substituição é tratada como um direito do devedor pelo artigo 15, inciso I, da norma.
A relatora propôs a seguinte tese:
Na execução fiscal, a fiança bancária ou o seguro-garantia oferecido em garantia de execução de crédito tributário não é recusável por inobservância da ordem legal da penhora.
REsp 2.193.673
REsp 2.203.951
Danilo Vital é correspondente da revista Consultor Jurídico em Brasília.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os associados ABGR têm 20% de desconto em todos os cursos da Conhecer Seguros.
São diversos treinamentos sobre Seguros, Gestão e Finanças, com professores especialistas. Acesse o site e aproveite mais esse benefício: https://conhecerseguros.com.br/.../SiteCurso/CarregaCursos
Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!
Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados
Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos
Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br
Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros:
Revista Apólice: https://revistaapolice.com.br/2025/10/apolice-313-o-mundo-que-queremos/
Revista Cobertura: https://revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-280/
Revista Insurance Corp: https://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed61_2025.pdf
Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2025/08/29/revista-seguro-total-edicao-251-os-efeitos-do-tarifaco-no-mercado-segurador-brasileiro/
Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-198/
Revista Insurtalks: https://www.insurtalks.com.br/revista/revista-insurtalks-15
Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-934
Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-c-nseg-n-125
Revista Brasil Energia: https://brasilenergia.com.br/flip/1088
Risco Seguro Brasil: https://riscosegurobrasil.beehiiv.com/
Portal CQCS: https://cqcs.com.br/categoria/noticia/


