"Ótima oportunidade para atualizar conceitos e aprimorar técnicas de Gerência de Riscos em nível Internacional."
Economista, foi ministro da Fazenda no período 1988/1990 depois de desempenhar longa carreira no Banco do Brasil e no setor público, da qual destacam-se os seguintes cargos: Consultor Técnico e Chefe da Divisão de Análise de Projetos do Banco do Brasil; Chefe da Coordenadoria de Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e do Comércio; Secretário Geral do Ministério da Fazenda.
Foi Diretor Executivo do European Brazilian Bank-EUROBRAZ, em Londres.
Como ministro, presidiu vários órgãos, entre os quais o Conselho Monetário Nacional e o CONFAZ.
Foi ainda membro do Board de Governadores do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Interamericano de Desenvolvimento; Chefe da Delegação Brasileira na negociação do acordo bilateral Brasil/Japão no âmbito do Clube de Paris; Membro do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre um Código de Conduta para as Empresas Transnacionais.
Realizou viagens de estudo sobre os mecanismos de financiamento à agricultura nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, França e Japão.
Sócio da Tendências Consultoria Integrada, empresa de consultoria econômica e política sediada em São Paulo.
Álvaro Igrejas é Diretor de Riscos Corporativos da Willis Brasil. Com mais de 36 anos de experiência, ele já trabalhou no IRB como Gerente da Divisão de Responsabilidade Civil Geral e na SulAmérica como Superintendente Técnico, nas áreas de RCGeral, Crédito, Cosseguro e Auditoria Interna.
Na Swiss Re atuou como Subscritor Sênior para o Brasil nas áreas de RCGeral, E&O, D&O e Acidentes Pessoas. Teve experiência também na Itaú Seguros, como Superintendente Técnico, nas áreas de Responsabilidade Civil Geral, E&O, D&O e Garantia.
Atualmente, na Willis, Alvaro responde por todas as linhas de Riscos Corporativos na Willis Brasil.
Celso Gomes Soares Junior graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com pós-graduação em Direito Corporativo/Mercado de Capitais pelo Insper/São Paulo, é responsável pela área de Linhas Financeiras, Garantia e RC da Zurich. Possui experiência no desenvolvimento das carteiras de Linhas Financeiras, Responsabilidade Civil Ambiental e Aeronáutico. Atuou previamente na UnibancoAIG e Itaú Seguros, como responsável pelas carteiras acima, com passagens pelos Estados Unidos e Brasil pelas empresas Mastercard International e Exxon Mobil.
EXPERIÊNCIA:Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo em 1996, Márcia possui 22 anos de experiência na área de Seguros e Resseguros. Especializou-se em Direito Securitário e Ressecuritário pela Fundação Getúlio Vargas em 2002 e concluiu o Mestrado em Direito Civil pela Universidade de São Paulo em 2011 com a dissertação "O Interesse Segurável". É responsável por casos de alta complexidade em todos os ramos de Seguro, consultora em contratos, operações, desenvolvimento de produtos e regulação de sinistro, além de advogada atuante em Tribunais e Câmaras de Arbitragem. Dentre seus principais clientes estão AIG, ACE, Allianz, AGCS, Liberty, XL Catlin, J. Malucelli, Omint, QBE e Zurich.
Foi professora assistente de Direito Civil na graduação da PUC e professora convidada da USP para lecionar sobre Seguros e Resseguros. Atualmente, é professora do MBA em Direito Securitário e Ressecuritário e do MBA Executivo em Seguros e Resseguros, ambos da FUNENSEG - Escola Nacional de Seguros e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais. Membro da AIDA - Associação Internacional de Direito do Seguro desde 2003 e Conselheira no período de 2008-2009. É atual Diretora de Cátedras da ANSP - Academia Nacional de Seguros e Previdência, Diretora Jurídica da APTS - Associação Paulista dos Técnicos de Seguro e sócia do IBDS - Instituto Brasileiro do Direito do Seguro.
PRINCIPAIS OPERAÇÕES:2015: Assessorando empresa de grande porte em litígio envolvendo Seguro "BBB" (Fraude Corporativa) no valor de R$ 12 milhões. 2015: Assessorando empresa seguradora no ressarcimento de indenização paga em sinistro coberto por Apólice de Transporte Internacional Importação, caso que envolve discussões sobre dados geológicos e de Engenharia Civil para a determinação de responsabilidade. Valor em discussão: R$ 7 milhões. 2015: Assessorou Cia Multinacional farmacêutica na regulação de sinistro de transporte marítimo internacional, em que houve a contaminação da carga mantida sob controle de temperatura e ambiente esterilizado. Valor em discussão: R$ 7 milhões. HISTÓRICO PROFISSIONAL: 2015 a atual: sócia, Demarest Advogados. 1997 - 2015: sócia, JBO Advocacia.
PREMIAÇÕES:Indicada pela revista Inglesa In Brief Magazine Monthly como destaque na área de seguros e resseguros no Brasil. Recomendada pelo "Legal 500" em 2012,2013,2014 e 2015 e pelo Chambers em 2015
Gerson RAYMUNDO | Head of Engineering
Engenheiro Mecânico especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Administração Industrial pela Escola Politécnica da USP.
Head da carteira de Riscos de Engenharia da AXA Corporate Solutions para a América Latina, possui mais de 10 anos de experiência no mercado Segurador em projetos de Infraestrutura.
Flavia Souza: Engenheira de Riscos Allianz Global Corporate & Specialty South America
Engenharia Civil- Fundação Armando Alvares Penteado
Mestrado em Engenharia de Construção Civil- Escola Polítécnica da Universidade de São Paulo
Doutoranda em Engenharia de Construção Civil- Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
17 anos de experiência como Engenheira Civil, atuando especialmente na Gestão de Programas e Empreendimentos dos segmentos de Infraestrutura, Imobiliário e de Base Imobiliária. Como consultora, atuação no desenvolvimento de metodologias gerenciais e reestruturação de processos em empresas Construtoras, Saneamento, Transportes e também para áreas voltadas ao Desenvolvimento Imobiliário de Bancos e Grandes Varejistas. Como Pesquisadora atuou 8 anos no Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP em projetos de pesquisa desenvolvidos em parceria com a Indústra e Entidades Setoriais. Como Professora, atuação na formação de Engenheiros e Arquitetos, tanto em sala de aula, quanto na orientação de trabalhos acadêmicos na finalização da graduação e especialização.
Como Engenheira de Riscos, atua na AGCS desde 2014, como consultora na Linha de Negócios Engenharia.
Diretor de Infraestrutura
Formado em Comercio Exterior, pôs-graduado em Marketing Empresarial e com MBA em Planejamento Estratégico pela USP. Enzo atua no Mercado de Seguros há mais de 18 anos como Consultor de Riscos e Seguros e em sua trajetória profissional ele trabalhou na Aon, Interbrok e Lockton no qual assumiu diversas funções. Enzo ingressou na JLT em 2014 aonde assumiu a responsabilidade pela condução comercial da unidade de Infraestrutura.
Contando com um excelente conhecimento técnico e com uma habilidade impar na condução das negociações comerciais com o mercado segurador o Enzo vem entregando valor para grandes corporações do mercado brasileiro.
Director Infrastructure - JLT Brazil
Bachelor in International Business and has a MBA from University of São Paulo (USP). Enzo has 18 years of experience as broker. He has worked at Aon and Lockton in several functions. Enzo joined JLT in 2014 where he assumed overall responsibility for the infrastructure & CTM.
He has an excellent understanding of General Insurance from a broker´s perspective and has all the necessary insurance qualifications to operate as an Insurance Broker in the Brazil. Enzo also has a very active role in the marketing and placement of new business.
Javier Mirabal e um profissional com 28 anos de experiência em Administração de Riscos, com sede em Plano( Área metropolitana de Dallas, Texas, USA) . Antes de trabalhar como consultor independente na sua própria consultora: Mirabal Risk Management LLC, da qual e seu Gerente Gral, trabalhou e representou diversas firmas internacionais lideres em serviços de consultoria em administração de riscos. Sua pratica profissional inclui entre outras áreas a de Administração Integral de Riscos (ERM) e o Financiamento Estratégico de Riscos (Strategic Risk Financing), participando como consultor e líder em diferentes projetos de Administração Integral de riscos para diferentes organizações em países de Latin America.
Javier e engenheiro eletricista e tem também diversas certificações internacionais no campo de Administração de Riscos (ARM, AIRM, RF). Adicionalmente tem credenciais para atuar como Inspetor de riscos, Ajustador de perdas e Perito avaliador.
No campo educativo Javier se desempenhou como instrutor em diversas matérias da Administração de Riscos. Atualmente e instrutor no programa de treinamento em Espanhol no RIMS (Risk Management Society) sendo também coordenador do programa de certificação em Administração de Riscos de ALARyS (Associação Latino americana de administradores de riscos e seguros).
Adicionalmente Javier e convidado a palestrar em forma regular em diferentes congressos e seminários internacionais da especialidade.
Antonio Penteado Mendonça, sócio titular do escritório Penteado Mendonça Advocacia, é advogado formado pela USP, com especialização em direito ambiental pelo DSE, na Alemanha, e em seguros pela FGV-Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo
É professor da FGV e da FIA-FEA-USP, palestrante, cronista, escritor, com vários livros, mais de cinco mil crônicas e mais de dois mil artigos sobre seguros e resseguros publicados na grande mídia e na mídia especializada e tem programas diários na Rádio Estadão e na Band News TV.
É ex-presidente e secretário geral da Academia Paulista de Letras, presidente do conselho consultivo da APTS- Associação Paulista dos Técnicos de Seguros; conselheiro da AIDA-Association Internacionale des Droit des Assurances e da ANSP- Academia Nacional de Seguros e Previdência; diretor da ABGR- Associação Brasileira de Gerentes de Riscos; diretor do CCESP- Centro do Comércio do Estado de São Paulo; Árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem da Federação das indústrias do Estado de São Paulo, Federação do Comércio do Estado de São Paulo e do Instituto dos Advogados de São Paulo.
No terceiro setor (Social) é Irmão Mesário da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e ex-vice-presidente do Conselho de administração do CIEE-Centro de Integração Empresa-Escola.
Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-São Paulo (titulado em 2008); Professor convidado do COGEAE-PUC-SP, do GVLaw em São Paulo e Rio de Janeiro, da Escola Superior Nacional de Seguros - ESNS e da FUNENSEG - Fundação Escola Nacional de Seguros, Coordenador Acadêmico dos Cursos de Pós-Graduação da ESNS-São Paulo (MBA Gestão Jurídica em Seguros e Resseguros; Resseguro Avançado; Fundamentos dos Seguros de RC, Riscos Profissionais e Riscos Ambientais); Membro fundador e diretor do IBDS - Instituto Brasileiro de Direito do Seguro; Fundador do Grupo Nacional de Trabalho em Meio Ambiente da AIDA - Associação Internacional de Direito do Seguro - Seção Brasil; Consultor da Polido e Carvalho Consultoria em Seguros e Resseguros Ltda.; Árbitro da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem CIESP/FIESP; Autor de livros de seguros e resseguros; Parecerista.
Subscritor Senior de Garantias Judiciais
Swiss Re Corporate Solutions
João é gerente responsável pela Subscrição de Garantias Judiciais e Administrativas, bem como pela área de formalização de contratos de Contra-Garantia na Swiss Re Corporate Solutions no Brasil. Iniciou na empresa em 2008 – quando ainda era UBF Seguros – como advogado membro da equipe jurídica, participando do desenvolvimento do produto Garantia Judicial na companhia, seu principal foco atualmente. Antes de ingressar no mercado de seguros, atuou como advogado na área cível e empresarial. Formou-se em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é pós-graduado em Direito Empresarial, pela FGV, e cursa MBA em finanças, pela FIA.
DEPARTAMENTO DE TRABALHO: Litígio
POSIÇÃO: Contencioso judicial e arbitragem envolvendo revisão de contratos, seguros / resseguros, conflitos societários e cobrança de créditos. Assistência e aconselhamento sobre seguros / resseguros, o desenvolvimento de produtos de seguros e de matéria garantia.
CARREIRA: Sócio da Pinheiro Neto Advogados desde 2007, onde começou a trabalhar como estagiário em 1992. associado estrangeiro no Villa Manca Graziadei, Milão - Itália - 1997.
IDIOMAS: Português, Inglês, Italiano.
MEMBRO: Admitido para exercer a advocacia no Brasil (1996); Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).
EDUCAÇÃO: Bacharel em Direito - Universidade de São Paulo - 1991/1995; Mestre em Direito Processual Civil - degli Studi di Università Milano - 1996/1997; LL.M. em Direito Processual Civil na Universidade de São Paulo - 1998/2002.
Tatiana Alves de Moura.
Formada em Administração de empresas pela PUC – São Paulo, com MBA em Gerencia de Projetos pela FGV – SP e especialização em Project Finance também pela FGV-SP.
Com 19 anos de experiência nas áreas de Seguro Garantia e Seguro de Crédito, iniciou sua carreira na primeira seguradora de Garantias do Brasil, se especializando na subscrição de contratos e estruturação de clausulas para projetos de infraestrutura.
Atualmente exerce o cargo de Diretora para linhas financeira da JLT Brasil, sendo responsável pela condução e estruturação de programas de Seguro Garantia, focados em projetos de infra estrutura.
Atuou também em grandes seguradoras do mercado brasileira tais como Swiss Re, Zurich Seguros e Fator Seguradora, sempre com ênfase em seguros de linhas financeiras e projetos.
Graduado em Engenharia Industrial no México, Carlos tem mais de 17 anos de experiência em gestão de riscos. Trabalhou 9 anos em empresas multinacionais participando em todas as etapas do ciclo, desde a identificação e avaliação ate o tratamento do risco, incluindo a transferência de riscos e sinistros. Seu foco especial na prevenção de perdas e proteção contra incêndio de instalações HPR, além da sua experiência na Indústria da Celulose e Papel contribuem para oferecer aos clientes da Zurich uma visão 360° dos riscos inerentes e alternativas de controle eficientes.
Nos últimos 8 anos Carlos tem desempenhado diferentes cargos na área de Risk Engineering da Zurich sendo atualmente responsável pelo time no Brasil. Ele faz parte do Centro Técnico de Riscos da Natureza da Zurich.
Originator Energy para a América Latina
Swiss Re Corporate Solutions
Rodrigo Violaro é responsável pela comercialização dos produtos de Clima & Energia na América Latina com mais de 15 anos de experiência no mercado de eletricidade. Começou sua carreira na Bolsa de Valores de São Paulo e, em seguida, migrou para atividades de gerenciamento de risco em uma de start-up de comercialização de energia. Depois de algum tempo, atuou nos departamentos de tesouraria, planejamento financeiro, desenvolvimento de negócios e M&A de grandes empresas de energia elétrica.
DIRETOR SP Victor cursou engenharia civil e mecânica na USP e Universidade Mackenzie. Pós-graduado em Administração de Empresas. Há mais de 10 anos presente no mercado de seguros, atuando em seguradoras e resseguradoras multinacionais, com ampla experiência na área de gerenciamento de risco, resseguro e subscrição de P&C, Marine e Financial Lines. Desde 2010 ocupa o cargo de Diretor na MDS Seguros, conduzindo além dos segmentos de seguros empresariais e pessoais, os seguros relacionados à benefícios, gestão de saúde e vida.
Marcia Santos Ribeiro
Atuação: Gestão de Riscos e Seguros
Função: Especialista em Seguros
Escolaridade: Graduação em Serviço Social / Cursos de especialização em diversas modalidades de Seguros / MBA de Seguros e Resseguros da Funenseg.
Experiência Profissonal na Light: Especialista em Seguros responsável pela Equipe de Riscos e Seguros da Light. Atuação na área há 15 anos em negociação, contratação, administração e gestão de riscos do Programa de Seguros das empresas do Grupo. Coordenadora do Comitê do Setor Elétrico associado à ABGR. membro do Comitê de Seguros. Resseguros e previdência da AmchAm RJ/ES.
Experiências anteriores como profissional de RH nas áreas de benefícios, folha de pagamento e facilitadora do Programa de Qualidade e produtividade.
Lygia Muriel Garcia Rodrigues
Formada em Administração de Empresas pela Universidade Paulista, Pós graduada em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV e Pós graduada em Fusões e Aquisições (M&A) pela FGV.
Dez anos de experiência no mercado financeiro passando por diversas áreas, Mesas de operações, área comercial estruturação de operações corporativas, estruturação e colocação de IPOs e operações de M&A.
Atualmente exerce o cargo de Diretora de ENERGIA e Fusões e Aquisições na JTL do Brasil. Responsável pela implantação e gestão de programas de gestão de Riscos junto a empresas do setor Elétrico, assessorando em todo processo desde a consultoria para analise e implantação de uma matriz de risco ate a colocação de riscos no mercado securitário.
Dennys Zimmermann
é graduado em Direito e mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com dissertação sobre Seguro Garantia. É Procurador do Tribunal de Contas do Estado. Foi Professor de Direito de Seguros da Escola de Direito da FGV e do IBMEC, atualmente leciona para a Escola Nacional de Seguros. Foi associado de Clyde & Co, sócio de Tauil & Chequer associado a Mayer Brown, e atualmente é sócio de TMLaw associado a Kennedys..
Flavio Sá
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie atua em Financial Lines desde 2007 com passagem pela Unibanco Aig e Ace Seguradora. Atualmente é gerente de Financial Lines pela Aig Seguros SA, especialista nos produtos de Seguro de Proteção de Dados - Cyber e Fusões & Aquisições – M&A, além da gestão de outros 10 produtos: D&O 360º, Responsabilidade Civil Profissional (RCP), Fraude Corporativa (Crime), Fraude Instituições Financeiras (BBB), Práticas Trabalhistas Indevidas (EPL), RC Oferta Pública de Valores Mobiliários – POSI, RC Profissional Instituições Financeiras – FIPI, Private Equity Protector – PEP, Investment Management Protector – IMP e Seguro de Gestão de Crises – K&R.
Angelo Colombo: CEO Allianz Global Corporate & Specialty South America
Angelo Colombo iniciou no grupo Allianz em Abril de 2008 e mudou para a AGCS em Janeiro de 2010, como Diretor do escritório virtual da AGCS dentro da Allianz Seguros. Antes de se juntar ao Grupo Allianz, Angelo assumiu diversas posições incluindo: Engenheiro de campo para Alcoa Captive Broker; Subscritor de riscos de Engenharia da Munich Re Brasil; e Diretor de P&C da RSA Brasil.
Angelo é atualmente o CEO para a região da America do Sul da Allianz Global Corporate & Specialty Resseguros Brasil.
Angelo Colombo é Engenheiro Civil, graduado pela universidade “Escola Politécnica de São Paulo”, pós graduado em Gestão de Negócios pela “Fundação Getúlio Vargas”, com especialização em Thunderbird – Arizona
.
Tanguy Touffut is Head of Parametric Insurance at AXA Corporate Solutions and is based in Paris. He focuses on the development of various parametric solutions, including weather insurance to protect large companies against weather anomalies, innovative weather insurance through satellite imagery in emerging markets, and Public Private Partnerships with international institutions. He also works on the development of new insurance approaches through the use of Big Data.
Tanguy began his career at Oliver Wyman Financial Services as a Project Manager specializing in banking and insurance, working in a dozen countries across Europe, North America and Africa. In 2010, Tanguy joined AXA as Head of AXA Global Property and Casualty Strategy where he was involved in defining the AXA Group strategy in Personal and Commercial Lines. He also managed several projects related to topics such as digitization, bancassurance or operational efficiency. He moved to AXA Corporate Solutions in 2013.
Tanguy holds a Master’s Degree in Science in Management from HEC Paris and is a father of two daughters. In his spare time he is a keen rugby enthusiast. A French native speaker, Tanguy is also fluent in English.
Fabricio Bonadio
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná e com MBA em Finanças Corporativas pela FGV, iniciou sua carreira no planejamento e gerenciamento de obras de construção civil. Há 12 anos atua no Mercado de Seguro Garantia, no qual ingressou como subscritor de riscos e se especializou em estruturação e viabilização de grandes projetos de infraestrutura. Construiu sua sólida experiência tendo trabalhado em grandes seguradoras do mercado brasileiro, tais como J Malucelli, Berkley e Swiss Re Corporate Solutions.
Atualmente integra a equipe da Fator Seguradora, onde exerce o cargo de Gerente Executivo, sendo responsável pelo Monitoramento de Grandes Riscos em Seguro Garantia.
Jonathas Alberto Ribeiro Abdou,
Graduado em Engenharia Metalúrgica pela USP, MBA em Gestão Empresarial na FGV, atual no mercado de seguros há 10 anos na área de controle de riscos. Antes de ingressar ao Grupo Segurador da JMalucelli em 2012, trabalhou em congêneres multinacionais, tendo uma imersão de 3 meses nos EUA realizando treinamento e visitas de analise de riscos em diversos locais, inclusive clientes HPR. Hoje é gerente do departamento de controle de riscos na Travelers Seguros Brasil.
Rodrigo Loureiro é Diretor de Garantia na Willis Brasil. Com 20 anos experiência, ele é graduado em Direito e Administração de Empresas e possui pós-graduação em Comércio Exterior e especialização em Gerência de Seguros.
O executivo tem conhecimentos específicos em tributos, seguros de garantia, fianças de aluguel, gerenciamento de vendas, organização, controle e treinamento de equipes de vendas.
Em sua carreira, Rodrigo já ocupou os cargos de: Analista Sr. Contábil e Tributário - Conglomerado Itaú S/A; Coordenador de Vendas- Dairy Partners America/Nestle; Coordenador de Vendas - Schincariol; Subscritor de Garantias - Itaú Seguros S/A; Gerente Garantia Multifianças Corretora de Seguros; Gerente de Garantias - Martinelli Seguradora; Gerente de Garantias - Santos Seguros.
DANTE RAGAZZI PAULI
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie(1984), com Especialização em Engenharia em Saúde Pública pela USP(1989) e Mestrado em Saneamento Ambiental pela Universidade Mackenzie(1988). Trabalhando na Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP desde 1985 atuando em diversas áreas, hoje como Superintendente de Planejamento Integrado.
Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie (desde 1985). Atualmente é Presidente da ABES-DN (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental).
PROF. JOSÉ GOLDEMBERG
O Professor José Goldemberg é Doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo.
Foi Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência 1979 a 1981, Presidente da Companhia Energética de São Paulo (CESP), 1982 a 1985, Reitor da Universidade de São Paulo de 1986 a 1990, Secretário de Ciência e Tecnologia, Secretário do Meio Ambiente da Presidência da República e Ministro de Estado da Educação do Governo Federal 1991 a 1993, Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo 2002 a 2006. Foi pesquisador no High Energy Physics Laboratory da Universidade de Stanford e professor da Universidade de Paris (França) e Princeton (Estados Unidos) .
É autor de inúmeros trabalhos técnicos e vários livros sobre Física Nuclear, Energia e Meio Ambiente. Recebeu os Prêmios VOLVO Meio Ambiente 2000, “KPCB Prize for Greentech Policy Innovators” in 2007, “Blue Planet Prize” da Asahi Glass Foundation (Japão) 2007.
Selecionado pela "Time Magazine" como um dos treze "Heroes of the Environment in the category of Leaders and Visionaries 2007" “Trieste Science Prize” da Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS) em 2010 e Prêmio “Zayed Future Energy Prize” na categoria Life achievement em 2013. Em 2014 foi condecorado com o Premio “Guerreiro da Educação” – Ruy Mesquita pelo Jornal CIEE – Centro de Integração Empresa Escola e o Jornal “O Estado de São Paulo”. Em 2015 recebeu o Premio da Fundação Conrado Wessel 2014 e foi nomeado Presidente da FAPESP – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo.
Graduação em Ciências Econômicas pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas; Mestrado em Economia pela PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-graduação, Lato-Sensu, em Especialização em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior.
Superintendente de Gestão de Riscos e Qualidade da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, com atribuições para as atividades de Gestão de Riscos Corporativos, Compliance e Gestão da Qualidade Corporativa (Certificações ISO 9001, 14001 E OHSAS 18001).
Ex-Professor universitário nas disciplinas de economia dos cursos de graduação da FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas
Ex-Superintendente de Auditoria, com atuação na área por mais de 20 anos, com experiência nos segmentos operacional, financeiro, engenharia e tecnologia da informação.
Ex-Superintendente de Licitações e Contratações de obras, serviços de engenharia, serviços gerais e materiais na própria Sabesp.
Coordenador Geral do Grupo de Estudos Especiais de Serviços Terceirizados do Governo do Estado de São Paulo, com atribuições de revisão geral dos processos de contratação e preços dos serviços terceirizados.
Ex-Diretor de Treinamento do Audibra - Instituto dos Auditores Internos do Brasil, com a incumbência de formação e desenvolvimento de profissionais de auditoria interna.
Instrutor de cursos na área de auditoria e gestão de riscos corporativos para os diversos níveis da carreira de auditoria. Palestrante em congressos de auditoria com diversos temas técnicos.
Membro permanente da Comissão de Gerenciamento de Riscos do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, com atribuições de revisão dos manuais e outros informativos.
Jorge Luzzi, a well know professional in Risk and Insurance management, is President of Herco Global. Jorge is a board member of High Dome, he is also Executive Vice President of IFRIMA (International Federation of Risk and Insurance Management) and President of Alarys (Latin America Risk Management Associations). Luzzi is Chairman of the Advisory Board of the Brazilian Association of Risk Management. Jorge Luzzi was Vice President and President of Ferma (European Federation of Risk and insurance Management associations) from 2009 until 2013 and was Director Risk Management of the Pirelli group in Italy and CEO of PIRCO and Pirelli Reinsurance Company in Dublin, Ireland and Lugano Switzerland for many years. He graduated in Business Administration at the University of Belgrano and is Academic at the Academia de Seguros e Previdencia in Brazil.
Javier Mirabal e um profissional com 28 anos de experiência em Administração de Riscos, com sede em Plano( Área metropolitana de Dallas, Texas, USA) . Antes de trabalhar como consultor independente na sua própria consultora: Mirabal Risk Management LLC, da qual e seu Gerente Gral, trabalhou e representou diversas firmas internacionais lideres em serviços de consultoria em administração de riscos. Sua pratica profissional inclui entre outras áreas a de Administração Integral de Riscos (ERM) e o Financiamento Estratégico de Riscos (Strategic Risk Financing), participando como consultor e líder em diferentes projetos de Administração Integral de riscos para diferentes organizações em países de Latin America.
Javier e engenheiro eletricista e tem também diversas certificações internacionais no campo de Administração de Riscos (ARM, AIRM, RF). Adicionalmente tem credenciais para atuar como Inspetor de riscos, Ajustador de perdas e Perito avaliador.
No campo educativo Javier se desempenhou como instrutor em diversas matérias da Administração de Riscos. Atualmente e instrutor no programa de treinamento em Espanhol no RIMS (Risk Management Society) sendo também coordenador do programa de certificação em Administração de Riscos de ALARyS (Associação Latino americana de administradores de riscos e seguros).
Adicionalmente Javier e convidado a palestrar em forma regular em diferentes congressos e seminários internacionais da especialidade.
Corey Gooch is Director of Business Development at Brokerslink. Corey joined from Towers Watson where he held positions as an Account Director, US Risk Consulting sales leader and Corporate Enterprise Risk Management consulting practice leader. Prior to Towers Watson, Corey worked at Aon for 11 years in their brokerage and risk consulting divisions and led their London-based EMEA team of ERM consultants. Corey has been quoted in numerous periodicals and has been a frequent speaker at a variety of international industry conferences. Corey holds a B.B.A. with double majors in Finance and Risk Management from Temple University, and attended the United States Naval Academy.
Daniel é administrador e pós-graduado em Direito Securitário. Possui 20 anos de experiência no mercado secutirário, com vasta atuação no setor de mineração, estando à frente de diversos processos de regulação de sinistros para este setor. Atuou em empresas do mercado segurador, passando por seguradoras, reguladoras de sinistro e conta ainda com uma passagem pela indústria siderúrgica.
Atualmente Daniel atua como líder nacional para sinistros de Ramos Elementares, Responsabilidade Civil, D&O, E&O e Transportes.
Daniel estará à frente da equipe de sinistros, juntamente com Cláudio Zerbini, a fim de atender as demandas de sinistros das apólices do programa local da GERDAU.
Advogado sócio de Penteado Mendonça e Char Advocacia.
Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo sob nº 172.682 e com inscrições complementares nas seguintes seções: BA nº 39.652, MG nº 153.663, MS nº 18.411-A, MT nº 16.243/A, PE nº 1.465-A, PR nº 59.484, RJ nº 176.463, RS nº 95.839ª e SC nº 40531-A
• Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie – SP – 1999;
• Especialização em Seguros – FIA/FEA/USP – SP – 2002;
Experiência Profissional:
• Sócio de Penteado Mendonça e Char Advocacia – escritório especializado em Seguros, Resseguros, Planos de Saúde e de Previdência Privada, tendo atuado como estagiário de Direito, de junho 1996 a janeiro de 2000 e como advogado e consultor jurídico desde janeiro de 2000;
Principais Atividades:
• Consultoria, Arbitragem, Mediação e Contencioso em Direito Civil, Processual Civil e Empresarial, voltados principalmente para o campo contratual, em especial os contratos de Seguro, Resseguro e os Planos de Previdência Privada;
• Associado da AIDA – Association Internationale de Droit des Assurances – Seção Brasileira;
• Membro do Conselho Deliberativo da AIDA – Brasil para o biênio 2010/2012;
• Membro da IBA – International Bar Association;
• Consultor jurídico e advogado dos principais seguradores e resseguradores brasileiros e internacionais;Consultor jurídico e advogado dos principais seguradores e resseguradores brasileiros e internacionais;
• Professor da matéria “Seguros e Proteção de Riscos não Financeiros” no Curso MBA Gestão Empresarial da FIA/FEA;
• Professor das matérias “Riscos de Responsabilidade” e “Aspectos Jurídicos da Atividade Seguradora” dos Cursos de Extensão e Aperfeiçoamento em Seguros e Previdência e Especialização em Seguros – FIA/FEA;
• Ex-Professor da matéria “Seguros” no Curso de Banking do Programa de Educação Continuada da FGV – PEC/GV;
• Coordenador Técnico do Curso in company “Desenvolvimento de Líderes – Gerentes” – FIA/Seguros Unimed – Turma 1;
• Co-autor do livro “Planejamento Financeiro Pessoal e Gestão do Patrimônio: Fundamentos e Prática” – coordenação: Caio Fragata Torralvo, Almir Ferreira de Souza e Ricardo Humberto Rocha, Ed. Atlas.
Ana Paula Boni, responsável pela área de Responsabilidade Civil da XL Catlin no Brasil, graduada em Direito pela Universidade Bandeirantes de São Paulo. Cursos de especialização em Direito Administrativo e Direito do Consumidor pela Escola Superior de Advocacia. Acumula mais de 20 anos de experiência no setor de Seguros, em especial na linha de Responsabilidade Civil.
INALDO BEZERRA SILVA JÚNIOR, advogado e professor universitário. Pós graduado em Direito Processual Civil e MESTRE em Direito das Relações Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica/SP (PUC/SP).
Membro do corpo docente da Escola Nacional de Seguros, nos cursos de Habilitação de Corretores, Graduação em Administração e MBA Executivo em gestão de Seguros e Resseguro, onde é titular das cadeiras de: Fundamentos do Direito Público e Privado, Direito Aplicado ao Seguro, Direito e Legislação de Seguros, Responsabilidade Civil e Seguro de Responsabilidade Civil, Direito do Consumidor, Ética Profissional e Ambiente Regulatório em Seguros.
Professor de SAINT PAUL INSTITUTE OF FINANCE.
Professor da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Vice Presidente da Associação Internacional de Direito do Seguro - AIDA.
Membro da “Comissão de Estudos sobre Planos de Saúde e Assistência Médica” da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo.
Sócio do escritório Pellon & Associados Advocacia empresarial.
Maurício Vinhão é Diretor de Desenvolvimento de Negócios da área de Capital Humano e Benefícios da Willis Brasil. Com vasta experiência na área de seguros e atuação em empresas como Admix e Brasil Insurance, o executivo já liderou equipes comerciais, técnicas e de pós-vendas em benefícios. É formado em Análise de Sistemas pela Universidade São Marcos, possui MBA em Gestão de Empresa e Inovações Tecnológicas na ESPM e Gestão Empresarial no Mundo Globalizado - INSEAD França.
Além de identificar e explorar oportunidades de negócios para a área de Capital Humano e Benefícios da Willis, Maurício é responsável pela implementação de estratégias para expansão e desenvolvimento da área, com inovação em serviços e produtos.
Cláudia Machado
Administradora de empresas formada e pós-graduada pela Fundação Getúlio Vargas e corretora de seguros habilitada pela SUSEP. Sócia fundadora da Providence Corretora de Seguros e Consultoria, empresa especializada no desenho e gestão de benefícios corporativos, onde atuou por 14 anos. Após a incorporação da Providence pela Lazam-mds (atual MDS), atuou durante dois anos como Diretora Executiva de Benefícios. Sócia da MBS Seguros, responsável pela área de relacionamento e gerenciamento de riscos.
Insurance & Risk Global Manager
Atuário MIBA 980 | Vice Presidente ABGR | Membro PRMIA
Graduado em Administração pela Universidade Makenzie e Ciências Atuariais pela PUC-SP
Iniciou sua carreira em 1987 no mercado de seguros, resseguros e gerenciamento de riscos.
Trabalhou nos principais players do mercado segurador e ressegurador (Zurich, Sul América, Marsh, Cigna, Assurant e Munich Re) neste momento ocupa a posição de Insurance and Risk Global Manager na WEG Group.
Membro da Professional Risk Managers International Association (PRMIA), membro do Risk Management Society (RIMS) e é Vice-Presidente da Associação Brasileira de Gerenciamento de Riscos (ABGR)
Managing Director
SUAS RESPONSABILIDADES: Alejandro Solorzano é o Líder para Vendas na América Latina e Caribe. Ele também é responsável por liderar a divisão de Vendas Analíticas da Marsh na região. Em adição a estas responsabilidades, Alejando ainda atua como Senior Relatioship Officer para um grupo seleto de multilatinas, fazendo a gestão do capital intelectual aportado pela Marsh aos clientes, as soluções customizadas por indústria que entregamos a experiência global e colaboração dos escritórios através do mundo da companhia para entrega local de nosso expertise.
EXPERIÊNCIA: Alejandro já ocupou diversas posições na Marsh e atuou junto a clientes multinacionais e resseguros, inclusive.
Antes de sua nomeação à posição de Vendas na América Latina, Alejandro era o Responsável pelo Segmento de Risk Management na região e, também trabalhou como Líder para a Prática de Multilatinas.
Alejandro tem em seu currículo instituições como The Insurope Network, onde ocupava a posição de Diretor Regional, provendo serviços na área de benefícios através de um grupo de seguradores a clientes multinacionais em todo o mundo.
FORMAÇÃO:
• Formado em Engenharia
• Química pela Universidade Iberoamericana
• Com mestrado em Administração de Empresas pelo RMIT
Caio Petroucic é Diretor de Relacionamento e Network na Willis Brasil. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela PUC - SP e pela FGV, respectivamente, possui 15 anos de experiência no mercado brasileiro de riscos Patrimoniais, Responsabilidade Civil, administração de Programas Mundiais e atendimento a clientes internacionais.
O executivo começou sua carreira na Chubb Seguros, como subscritor de riscos, deixando a companhia em 2005 como subscritor sênior. Na Willis trabalhou como Executivo de Contas e a partir de 2007 começou a se envolver no relacionamento entre os escritórios da empresa e o fluxo de programas mundiais, atuando como deputy Network Country Manager.
Flavio Sá
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie atua em Financial Lines desde 2007 com passagem pela Unibanco Aig e Ace Seguradora. Atualmente é gerente de Financial Lines pela Aig Seguros SA, especialista nos produtos de Seguro de Proteção de Dados - Cyber e Fusões & Aquisições – M&A, além da gestão de outros 10 produtos: D&O 360º, Responsabilidade Civil Profissional (RCP), Fraude Corporativa (Crime), Fraude Instituições Financeiras (BBB), Práticas Trabalhistas Indevidas (EPL), RC Oferta Pública de Valores Mobiliários – POSI, RC Profissional Instituições Financeiras – FIPI, Private Equity Protector – PEP, Investment Management Protector – IMP e Seguro de Gestão de Crises – K&R.
Ana Carolina Canovas, advogada, formada em Direito pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e especialista em propriedade intelectual pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Possui experiência profissional no mercado de seguros em grandes empresas do ramo, atuando como subscritora responsável por responsabilidade civil profissional na XL Seguros Brasil.
Formado em Processamento de Dados pela Fatec (1980) com pós em computação Forense. Possui cursos especifcos sobre o assunto dentro das seguintes areas/competencias: Administração de redes, Segurança nas plataforma Windows e Linux, Rede de computadores, analise de crimes virtuais.
Atualmente se dedica a investigações digitais e assuntos pertinentes a segurança da informação. Vasta experiencia a mais de 30 anos no setor financeiro e de jornalismo, com ênfase em fraudes e ataques cyberneticios, atuando principalmente nos seguintes temas: analise de invasão de sistemas, redes e desvios comportamentais.
Trajetoria profissional
* 36 anos de experiência no mercado segurador, sempre en empresas de matriz espanhola.
* Na atualidade: Diretor Geral das Regiões e Mercados – Ibéria (Portugal e Espanha) e América Latina, e membro do conselho da MAPFRE GLOBAL RISKS.
* Membro do Comitê da GLOBAL AEROSPACE, Resseguradora líder no Mercado de Aviação.
* Presidente da INDUSTRIAL RE, empresa cautiva de resseguro do Grupo MAPFRE em Luxemburgo.
Kevin Strong, Global Programs and Network Services Director, prior to joining XL Group in May of 2013, Kevin was Senior Vice President - International Casualty Brokerage at Aon Risk Services in New York where he served as a global resource for the design and implementation of global casualty programs. Kevin was recognized as a Powerbroker by Risk & Insurance Magazine in 2012 for his work with global specialty chemicals and materials clients. In January of 2015, Kevin was named to Insurance Business America’s HOT 100 list.
Kevin has worked in international/global program business since 2006, with extensive experience with global property, global management liability, global professional liability and global casualty (primary and excess) programs.
Kevin began his career as a State Farm agent in St Paul, Minnesota in 2002.
Angel L. Torres Zequeira
AIG Head of Multinational - LAC
Business Administration at the University of Puerto Rico. Completed his Juris Doctor from the Inter-American University of Puerto Rico School of Law and was sworn by the Puerto Rico Supreme Court as a Lawyer in 2003.
In August 2005 started with AIG as a Management Associate for Financial Lines in Puerto Rico and became Commercial Accounts Manager for that unit in 2008. On 2009, was named Vice President for Financial Lines for PR & Caribbean until June 2012 when he was promoted to Vice President for Commercial Insurance for PR & Caribbean. On June 2014 was assigned Territory Leader for Puerto Rico & Caribbean, where he led the Distribution Broker Engagement Practice for PR and the Caribbean Zone. Most recently, effective July 2015, has been appointed Head of Multinational for Latin America and Caribbean.
• Técnico Especialista com 15 anos de experiência profissional em Aceitação, Subscrição e Sinistros inerentes à atividade de Seguros de Transportes Nacional e Internacional.
• Sólida experiência no processo de aceitação de riscos da Carteira de Transportes, abrangendo todo o procedimento de colocação facultativa junto ao mercado ressegurador local e internacional, incluindo negociação com “Brokers” de Resseguro.
• Amplo conhecimento de todas as rotinas envolvendo técnicas de vistoria, regulação, liquidação de sinistros, bem como todo suporte junto ao Departamento Jurídico, no que tange aos processos de ressarcimento.
• Conhecimento de ferramentas de TI, plataformas e estruturas para Underwriting, Sinistros e soluções tecnológicas de desenvolvimento.
• Extensa experiência no desenvolvimento de produtos, cumprimento de regras locais obrigatórias, aspectos legais, incluindo relacionamento com SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).
• Acompanhamento e análise junto a fornecedores com o objetivando constantes melhorias na relação entre produto e serviço, interagindo no custo, desempenho, compatibilidade e tecnologia.
• Coordenação de equipes multidisciplinares para desenvolvimento de novos projetos, acompanhamento de cronogramas e suporte às áreas envolvidas.
• Gestão direta com equipe de 07 pessoas e indireta com aproximadamente 30 pessoas.
Formação Acadêmica e Idiomas:
• Pós-Graduado em Seguros e Previdência pela FIA – Fundação Instituto de Administração (2011).
• Graduado em Ciências Atuariais pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (2009).
• Graduado em Matemática pelo Centro Universitário Nove de Julho (1999).
• Inglês e Alemão Intermediários.
Formação:
1) Graduação em Administração de Empresa e Comercio Exterior pela Anhembi Morumbi
2) MBA em Gestão empresarial pela Universidade Andrés Bello no Chile
3) LeaderShip pela Nova South University na Florida
4) Presidente da Comissão Tecnica de Transportes pela FENSEG
5) Presidente do Conselho Consultivo do CIST - Clube Internacional de Seguro de Transportes
Backgound:
1) Experiência de 23 anos dedicados em Subscrição, Gerenciamento de Riscos e desenvolvimento de planos estrategico para seguro de Transportes Nacional e Internacional atuando nas empresas AIG, Chubb, RSA e Zurich.
2) Atualmente Head de "Commercial Lines" da Zurich Seguros.
Marconi Peixoto é Gerente de Riscos de Transportes na Willis Brasil. O executivo possui mais de 30 anos de experiência profissional, desenvolvidos em Seguradoras, Corretoras e Gerenciadoras de Risco.
Graduado em Direito, pós–graduado em Administração, com ênfase em Seguros pela PUC, Marconi é docente convidado em Cursos de Graduação, Pós Graduação e MBA nas instituições UniFMU, Unip e Senac.
Atualmente Coordena as atividades de Logística e Gerenciamento de Riscos na Willis Corretora de Seguros.
Alfredo Chaia Oficial de Marinha, com formação em Engenharia Mecânica, MBA em Gestão Empresarial pela USP/FEA/FIA e COLUMBIA UNIVERSITY (NY - USA) e INTERNATIONAL RISK MANAGER pela ALARYS - RIMS.
Experiência de 32 anos nos segmentos naval, industrial e logístico; tendo trabalho no desenvolvimento de projetos operações especiais e heavy lift, além de construção, manutenção e operação de indústrias química, petróleo, naval e offshore. Incluindo aí 16 anos em Gestão e Prevenção de Perdas para Marine Cargo, Energia, Patrimonial, Ambiental, Responsabilidade Civil e Aeronáutico.
Atual superintendente da área de Engenharia de Riscos na AIG Seguros Brasil S.A. e Responsável pela AIG Consultoria e Serviços Ltda.
Adriana Thom Zimmermann
Possui mais de 10 anos de experiência em Gerenciamento de Riscos. Graduada em Engenharia Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 2005, Pós-Graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela SOCIESC/FGV, Mestre em Engenharia Química na área Desenvolvimento de Processos Químicos e Biotecnológicos, pela Universidade Federal de Santa Catarina – USFC. Já trabalhou em empresas de diversos segmentos, sólida experiência nas áreas de Gestão de Riscos e de Seguros, desenvolvida e adquirida em empresas nacionais e multinacionais. Trabalha na empresa Herco Consultoria de Riscos desde 2005, onde ocupa a posição de Coordenadora de Inspeção de Riscos; sendo responsável pela Área Técnica, Área de Vendas e Desenvolvimento de novos produtos.
Graduado em Administração pela Universidade Makenzie e Ciências Atuariais pela PUC-SP
Iniciou sua carreira em 1987 no mercado de seguros, resseguros e gerenciamento de riscos.
Trabalhou nos principais players do mercado segurador e ressegurador (Zurich, Sul América, Marsh, Cigna, Assurant e Munich Re) neste momento ocupa a posição de Insurance and Risk Global Manager na WEG Group.
Membro da Professional Risk Managers International Association (PRMIA), membro do Risk Management Society (RIMS) e é Vice-Presidente da Associação Brasileira de Gerenciamento de Riscos (ABGR).
Director of Market Management, Commercial & Distribution (MMCD)
Possui mais de 10 anos de experiência em seguro de crédito. Já trabalhou em empresas do segmento de informações, grupo Veritas, e aprofundou-se em seguro de crédito em passagem pela Coface. Em 2010 foi convidado a integrar o time da EULER HERMES, onde ocupa a posição de Diretor Comercial, sendo responsável pelas áreas de vendas e parcerias/distribuição, preficificação, gerenciamento de portfólio e marketing.
Senior Vice President
Líder para a Prática de Crédito, Garantia e
Riscos Políticos da Marsh Brasil
SUAS RESPONSABILIDADES: Kiyoshi Watari é o Líder para as Práticas de Crédito, Garantia e Riscos Polítcos na Marsh. Sua posição envolve desenvolver estes mercados no Brasil sob o ponto de vista da gestão de riscos e seguros.
Baseado em São Paulo, Kiyoshi está especializado em prover soluções e expertise técnico para as indústrias acima a grandes instituições financeiras e corporações.
EXPERIÊNCIA:
Kiyoshi se junto à Marsh em 2012, após passar cinco anos como Líder de Vendas e Relacionamento com o Cliente na Coface. Kiyoshi também trabalhou por sete anos na divisão Corporativa do Banco do Brasil.
Seus mais de 14 anos em finanças corporativas e vendas, além de seguros em trade credit e profundo conhecimento comercial e técnico para programas complexos de riscos e seguros trazem o diferencial da Marsh à sua carteira de clientes.
FORMAÇÃO:
• MBA Executivo pelo Insper Business School, 2013, Brasil
• Formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado, 2001, Brazil
Stuart Barrowcliff joined XL Catlin in September 2011 as VP/Senior Underwriter in the Political Risk & Trade Credit team, and is based in New York.
Prior to joining XL Catlin, Stuart was a senior political risk and trade credit underwriter QBE and Exporters Insurance. He joined the insurance industry after over 20 years in global trade finance having held senior origination and lending positions with several leading international banking groups, including TD Securities, Rabobank and WestLB. His expertise encompasses structured trade, ECA/multilateral lending and traditional trade finance. Stuart started his career with Security Pacific National Bank in Los Angeles.
He is a graduate of Pomona College (Claremont, CA), holds a Master Degree in International Relations and Economics from The Johns Hopkins University School of Advanced International Studies (SAIS) in Washington D.C. and is fluent in Portuguese and Spanish.
Gerente de Risco e Seguros - marcelo.dalessandro@ibest.com.br
Atualmente – Diretor Regional da ABGR
. Sólida experiência nas áreas de gestão de riscos e de seguros, desenvolvida e adquirida em empresas nacionais e multinacionais como Rio 2016, Sadia, Kraft Foods, Brasil Telecom (Oi), Asea Bronw Boveri (ABB).
. Responsável pela implantação do gerenciamento de risco nessas empresas definindo políticas, procedimentos e diretrizes de riscos corporativos (ERM), levando a cultura de gerenciamento de risco para outros países como Argentina, Peru, Jamaica, México, Ucrânia, Arábia Saudita, Rússia.
. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Anhembi-Morumbi/SP, Pós Graduado em Administração ênfase Bancos e Finanças pela FECAP/SP, MBA em Direção Estratégica com ênfase em Seguros pela UNICEMP - PR e Mestre na área de Energia pela Universidade Federal do Paraná / Lactec.
Javier Mirabal e um profissional com 28 anos de experiência em Administração de Riscos, com sede em Plano( Área metropolitana de Dallas, Texas, USA) . Antes de trabalhar como consultor independente na sua própria consultora: Mirabal Risk Management LLC, da qual e seu Gerente Gral, trabalhou e representou diversas firmas internacionais lideres em serviços de consultoria em administração de riscos. Sua pratica profissional inclui entre outras áreas a de Administração Integral de Riscos (ERM) e o Financiamento Estratégico de Riscos (Strategic Risk Financing), participando como consultor e líder em diferentes projetos de Administração Integral de riscos para diferentes organizações em países de Latin America.
Javier e engenheiro eletricista e tem também diversas certificações internacionais no campo de Administração de Riscos (ARM, AIRM, RF). Adicionalmente tem credenciais para atuar como Inspetor de riscos, Ajustador de perdas e Perito avaliador.
No campo educativo Javier se desempenhou como instrutor em diversas matérias da Administração de Riscos. Atualmente e instrutor no programa de treinamento em Espanhol no RIMS (Risk Management Society) sendo também coordenador do programa de certificação em Administração de Riscos de ALARyS (Associação Latino americana de administradores de riscos e seguros).
Adicionalmente Javier e convidado a palestrar em forma regular em diferentes congressos e seminários internacionais da especialidade.
Sócio da área de compliance de TozziniFreire Advogados e Coordenador da Comissão Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – IBRADEMP.
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica– PUC/SP; mestre em Direito Privado Europeu pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza” e participou ativamente das discussões envolvendo a tramitação e regulamentação da Lei Anticorrupção brasileira.
Giovanni também é coordenador do Curso Preparatório de Compliance da LEC - Legal, Ethics and Compliance, bem como professor convidado da FIA - Fundação Instituto de Administração, FGV/RJ e do Insper.
Jorge Luzzi
A well know professional in Risk and INSURANCE management, is President of Herco Global. Jorge is a board member of High Dome, he is also Executive Vice President of IFRIMA (International Federation of Risk and Insurance Management) and President of Alarys (Latin America Risk Management Associations). Luzzi is Chairman of the Advisory Board of the Brazilian Association of Risk Management. Jorge Luzzi was Vice President and President of Ferma (European Federation of Risk and insurance Management associations) from 2009 until 2013 and was Director Risk Management of the Pirelli group in Italy and CEO of PIRCO and Pirelli Reinsurance Company in Dublin, Ireland and Lugano Switzerland for many years. He graduated in Business Administration at the University of Belgrano and is Academic at the Academia de Seguros e Previdencia in Brazil.
Fabio G. Barreto: gestor ambiental; subscritor sênior de Riscos Ambientais da ACE Seguradora; membro da subcomissão de Riscos Ambientais da FenSeg; membro do grupo nacional de trabalho sobre Seguro Ambiental e Sustentabilidade da AIDA.
Nathalia Gallinari é formada em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Senac com Pós Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas.
Iniciou no grupo AIG em 2010 e ao longo de sua carreira participou de congressos nacionais e internacionais, além de desenvolver artigos relacionados com o desenvolvimento do Seguro Ambiental no Brasil. Possui grande experiência em análise de riscos industriais e ambientais, trabalhando com ferramentas como Análise Preliminar de Perigos (PHA), Hazard and Operability (HAZOP) e Análise Quantitativa de Risco. Anteriormente passou por consultorias ambientais, trabalhando com o mapeamento dos stakeholders, projetos de engajamento e relatórios de sustentabilidade baseados no padrão do Instituto Global Reporting Initiative (GRI).
Marco Antônio P. Ferreira
Sócio e Diretor Técnico da Sustenseg Ltda, é Engenheiro de Meio Ambiente e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Estado de São Paulo. Atuou 8 anos no mercado financeiro brasileiro realizando trabalhos de implementação de critérios socioambientais e de governança corporativa em processos, operações e modelos de concessão de crédito e investimentos para empresas e projetos em instituições financeiras.
Participou da idealização e da implementação de políticas de riscos socioambientais para operações de crédito e de seguros em grandes instituições e foi underwriter de seguros ambientais e de responsabilidade civil para grandes empresas no mercado de seguros, com passagem pelo mercado Lloyd's of London. Atuou na estratégia de implantação dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros em Processos, Produtos e Serviços na indústria de seguros. É Auditor Ambiental e foi Coordenador da Subcomissão do Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental da Federação Nacional de Seguros Gerais (FENSEG).